O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rui Miguel Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10377
Resumo: A realização deste relatório de estágio tem como propósito alertar a população para a importância da literatura para a infância como meta (o estudo per se) e subsídio para outras áreas curriculares no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, permitindo às crianças uma melhor compreensão da sociedade, da sua cultura e do mundo em geral. Num primeiro momento realiza-se uma reflexão sobre alguns conceitos inerentes ao texto literário direcionado para a infância e a juventude, de modo a esclarecer o papel fundamental que tem vindo a desempenhar ao longo da história, para a aprendizagem educativa e para o desenvolvimento social e cultural da criança. Seguidamente, após a seleção de alguns textos de potencial receção para a infância e juventude faz-se uma abordagem científica, através de análises semióticas e temático-simbólicas, demonstrando-se, assim, as suas múltiplas possibilidades de abordagem em contexto educativo. Por fim, aplicam-se os textos selecionados em contexto educativo, concluindo-se com os resultados da prática de ensino supervisionada.
id RCAP_672fe496c3ee5541ef8fc1124fda2742
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básicoliteratura para crianças e jovenstexto literárioA realização deste relatório de estágio tem como propósito alertar a população para a importância da literatura para a infância como meta (o estudo per se) e subsídio para outras áreas curriculares no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, permitindo às crianças uma melhor compreensão da sociedade, da sua cultura e do mundo em geral. Num primeiro momento realiza-se uma reflexão sobre alguns conceitos inerentes ao texto literário direcionado para a infância e a juventude, de modo a esclarecer o papel fundamental que tem vindo a desempenhar ao longo da história, para a aprendizagem educativa e para o desenvolvimento social e cultural da criança. Seguidamente, após a seleção de alguns textos de potencial receção para a infância e juventude faz-se uma abordagem científica, através de análises semióticas e temático-simbólicas, demonstrando-se, assim, as suas múltiplas possibilidades de abordagem em contexto educativo. Por fim, aplicam-se os textos selecionados em contexto educativo, concluindo-se com os resultados da prática de ensino supervisionada.The purpose of this internship report is to alert the population to the importance of literature for childhood as a goal (the study per se) and subsidy for other curricular areas in the 1st and 2nd cycle of basic education, allowing children a better understanding of society, its culture and the world at large. At first, a reflection is given on some concepts inherent in the literary text directed to childhood and youth, in order to clarify its fundamental role that has been playing throughout history, for educational learning and for social and cultural development. Then, after selecting some texts of potential reception for childhood and youth, a scientific approach is made through semiotic and thematic-symbolic analyzes, thus demonstrating their multiple possibilities of approach in the educational context. Finally, apply the selected texts in educational context, concluding with the results of supervised teaching practice.2021-05-18T11:47:23Z2020-06-09T00:00:00Z2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10377porFernandes, Rui Miguel Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:10.175612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Fernandes, Rui Miguel Cardoso
literatura para crianças e jovens
texto literário
title_short O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Fernandes, Rui Miguel Cardoso
author_facet Fernandes, Rui Miguel Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rui Miguel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv literatura para crianças e jovens
texto literário
topic literatura para crianças e jovens
texto literário
description A realização deste relatório de estágio tem como propósito alertar a população para a importância da literatura para a infância como meta (o estudo per se) e subsídio para outras áreas curriculares no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, permitindo às crianças uma melhor compreensão da sociedade, da sua cultura e do mundo em geral. Num primeiro momento realiza-se uma reflexão sobre alguns conceitos inerentes ao texto literário direcionado para a infância e a juventude, de modo a esclarecer o papel fundamental que tem vindo a desempenhar ao longo da história, para a aprendizagem educativa e para o desenvolvimento social e cultural da criança. Seguidamente, após a seleção de alguns textos de potencial receção para a infância e juventude faz-se uma abordagem científica, através de análises semióticas e temático-simbólicas, demonstrando-se, assim, as suas múltiplas possibilidades de abordagem em contexto educativo. Por fim, aplicam-se os textos selecionados em contexto educativo, concluindo-se com os resultados da prática de ensino supervisionada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09T00:00:00Z
2020-06-09
2021-05-18T11:47:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10377
url http://hdl.handle.net/10348/10377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137116843671552