Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Filipa Azevedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14744
Resumo: O presente estudo visava cruzar as áreas curriculares disciplinares de Estudo do Meio e Português. Pretendia-se promover o conhecimento relacionado com a iminente extinção de espécies animais e as cadeias alimentares em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, relacionando-os com o texto narrativo (fábula) e o texto dramático. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura: a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados e da estrutura característica destes tipos géneros textuais, e envolvemo-las em atividades de produção escrita. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e produção escrita e às aprendizagens na área de Estudo do Meio, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e produção escrita de textos narrativos e dramáticos e adquirido novo vocabulário e conhecimento relacionados com os dois temas de Estudo do Meio abordado nas sessões da nossa intervenção didática.
id RCAP_981841e0b582c0c68b30b52e0c26443a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básicoLíngua portuguesaEstratégias da aprendizagemCompreensão da leituraTextos literáriosExtinção de animaisEspecies ameaçadasCadeia alimentarEnsino das ciências biológicasO presente estudo visava cruzar as áreas curriculares disciplinares de Estudo do Meio e Português. Pretendia-se promover o conhecimento relacionado com a iminente extinção de espécies animais e as cadeias alimentares em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, relacionando-os com o texto narrativo (fábula) e o texto dramático. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura: a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados e da estrutura característica destes tipos géneros textuais, e envolvemo-las em atividades de produção escrita. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e produção escrita e às aprendizagens na área de Estudo do Meio, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e produção escrita de textos narrativos e dramáticos e adquirido novo vocabulário e conhecimento relacionados com os dois temas de Estudo do Meio abordado nas sessões da nossa intervenção didática.This study aimed to promote the knowledge in Science Education in 8-9 year-old children attending primary school in association with the study of narrative and dramatic texts. They should also develop competencies in reading comprehension (namely identification of main ideas and knowledge on the structure of narrative and dramatic texts) and use them in writing this kind of texts. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and written production of narrative and dramatic texts and acquired knowledge and new vocabulary on two important topics: the extinction of animal species and food chains.Universidade de Aveiro2015-10-15T14:05:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14744TID:201571633porFerreira, Daniela Filipa Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:01Zoai:ria.ua.pt:10773/14744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:15.715725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
title Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
Ferreira, Daniela Filipa Azevedo
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Compreensão da leitura
Textos literários
Extinção de animais
Especies ameaçadas
Cadeia alimentar
Ensino das ciências biológicas
title_short Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
title_full Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Texto narrativo e texto dramático no 1º ciclo do ensino básico
author Ferreira, Daniela Filipa Azevedo
author_facet Ferreira, Daniela Filipa Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniela Filipa Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Compreensão da leitura
Textos literários
Extinção de animais
Especies ameaçadas
Cadeia alimentar
Ensino das ciências biológicas
topic Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Compreensão da leitura
Textos literários
Extinção de animais
Especies ameaçadas
Cadeia alimentar
Ensino das ciências biológicas
description O presente estudo visava cruzar as áreas curriculares disciplinares de Estudo do Meio e Português. Pretendia-se promover o conhecimento relacionado com a iminente extinção de espécies animais e as cadeias alimentares em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, relacionando-os com o texto narrativo (fábula) e o texto dramático. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura: a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados e da estrutura característica destes tipos géneros textuais, e envolvemo-las em atividades de produção escrita. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e produção escrita e às aprendizagens na área de Estudo do Meio, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e produção escrita de textos narrativos e dramáticos e adquirido novo vocabulário e conhecimento relacionados com os dois temas de Estudo do Meio abordado nas sessões da nossa intervenção didática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-10-15T14:05:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14744
TID:201571633
url http://hdl.handle.net/10773/14744
identifier_str_mv TID:201571633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137553046044672