Educação para o desenvolvimento sustentável em espaços de educação não formal: a aprendizagem baseada na resolução de problemas na formação contínua de professores de ciências
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8743 |
Resumo: | Nos últimos dez anos, o ensino das ciências tem apresentando novas exigências devido ao desenvolvimento acelerado da tecnologia e das questões socioambientais. Nesse contexto recente de mudanças, o professor necessita de formação e aperfeiçoamento que permita construir saberes na área da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e se renovar em termos de metodologias e estratégias de ensino. No presente trabalho, discute-se o uso da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) a partir de um programa de intervenção, que inclui uma visita de estudo realizada a um centro de ciências no Brasil denominado Escola de Ciências, Biologia e História. Os participantes foram 15 alunos de um mestrado profissional em ensino de ciências, maioritariamente professores de educação básica. O cenário problemático referente à temática do “Uso de Museus e Centros de Ciências para a promoção de uma EDS” foi construído segundo as indicações de uma ABRP e perspetivando o desenvolvimento de saberes nos professores participantes, futuros multiplicadores de atitudes para um desenvolvimento ambiental sustentável. Considerando que os museus de ciência e os centros interativos de ciência são maioritariamente visitados pelo público escolar, os professores foram desafiados a elaborar um guião de visita numa perspetiva interdisciplinar promotora da EDS. Foi realizado uma análise de conteúdo aos guiões produzidos com o objetivo de encontrar evidências dos três pilares da EDS: económico, social e ambiental. Os resultados apontam para uma integração dos três pilares. Nas considerações finais identificam-se implicações do estudo para a formação contínua de professores de ciências. |
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