Blogues de moda: a influência nos consumidores e a importância para as marcas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7089 |
Resumo: | A revolução digital é um factor importante, senão mesmo determinante, no que toca ao comportamento dos consumidores. Sem dúvida, que o social media tem vindo a ganhar especial importância na vida das marcas e dos consumidores. Ao invés das marcas “empurrarem” a informação “para cima” os consumidores, estes passam a procurar informação e a interagir com as mesmas. Os blogues de moda, enquanto do social media, revolucionaram a forma como as marcas se relacionam com os consumidores e a maneira como divulgam os produtos. De facto, os bloguers são como verdadeiros “embaixadores” das marcas, divulgando novos produtos/marcas e dando um feedback da experimentação. Por outro lado, os leitores de blogues de moda identificam-se com os bloguers e estes, enquanto consumidores e na qualidade de críticos influenciam os leitores. Assim, o objectivo do presente trabalho será identificar de que forma os blogues de moda influenciam os consumidores e qual a sua importância para as marcas. Para esse fim, efectuou-se um estudo aos blogues de moda nacionais com maior notoriedade. Da análise realizada aos resultados da investigação efectuada, foi recolhida uma amostra de 383 indivíduos leitores de blogues de moda e identificámos e analisados quatro perfis-tipo: os Crentes; os Retraídos; os Desconfiados e os Espectadores. Foram também identificadas e analisadas as implicações das principais conclusões deste estudo face ao Marketing e Gestão e sugeridas algumas estratégias de Relações Públicas a serem atendidas pelas marcas que utilizam os blogues como meio de comunicação e publicidade dos produtos. |
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Blogues de moda: a influência nos consumidores e a importância para as marcasMedia sociais -- Social mediaInfluênciaComportamento de compraProcesso de tomada de decisãoPassa-palavra electrónicoBlogues de moda em PortugalInfluencePurchase behaviorDecision making proccessElectronic word-of-mouthFashion blogs in PortugalA revolução digital é um factor importante, senão mesmo determinante, no que toca ao comportamento dos consumidores. Sem dúvida, que o social media tem vindo a ganhar especial importância na vida das marcas e dos consumidores. Ao invés das marcas “empurrarem” a informação “para cima” os consumidores, estes passam a procurar informação e a interagir com as mesmas. Os blogues de moda, enquanto do social media, revolucionaram a forma como as marcas se relacionam com os consumidores e a maneira como divulgam os produtos. De facto, os bloguers são como verdadeiros “embaixadores” das marcas, divulgando novos produtos/marcas e dando um feedback da experimentação. Por outro lado, os leitores de blogues de moda identificam-se com os bloguers e estes, enquanto consumidores e na qualidade de críticos influenciam os leitores. Assim, o objectivo do presente trabalho será identificar de que forma os blogues de moda influenciam os consumidores e qual a sua importância para as marcas. Para esse fim, efectuou-se um estudo aos blogues de moda nacionais com maior notoriedade. Da análise realizada aos resultados da investigação efectuada, foi recolhida uma amostra de 383 indivíduos leitores de blogues de moda e identificámos e analisados quatro perfis-tipo: os Crentes; os Retraídos; os Desconfiados e os Espectadores. Foram também identificadas e analisadas as implicações das principais conclusões deste estudo face ao Marketing e Gestão e sugeridas algumas estratégias de Relações Públicas a serem atendidas pelas marcas que utilizam os blogues como meio de comunicação e publicidade dos produtos.The digital revolution is a really important factor, if not crucial, in which concerns the consumers behavior. Surely, Social Media has been gaining special importance in the life of the brands and the consumers. Instead of being the brands pushing the information towards the consumers, the consumers start looking for information themselves about the brands and interacting with them. Fashion blogs, as an integral part of social media, came to revolutionize the way that brands relate themselves with the consumers and the way that they advertise their products. The bloggers act as brand “ambassadors”, advertising new products /brands and giving their feedback about their experience. The fashion blogs readers identify themselves with the bloguers and the bloguers, as consumer and critics, influence their readers. Therefore, the goal of the present work is to identify the way that fashion blogs influence the consumers and the importance that they have to the brands. For this purpose, a study was carried about the most notably national fashion blogs. From the preformed analyses of the results of the enquiry it was taken a sample of 383 individuals readers of fashion blogs, where were identified and analyzed 4 types of profiles: the Believers; the Shies; the Suspicious and the Viewers. It were also referred and analyzed the implications of the main conclusions that were taken from this study to Marketing & Management and it were suggested some Public Relations strategies to be taken in account by the brands that use blogs as a communication and advertising means to their products.2014-05-06T11:03:42Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/7089porGarcia, Mariana de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:53.732004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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