Blogues de moda: a influência nos consumidores e a importância para as marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Mariana de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7089
Resumo: A revolução digital é um factor importante, senão mesmo determinante, no que toca ao comportamento dos consumidores. Sem dúvida, que o social media tem vindo a ganhar especial importância na vida das marcas e dos consumidores. Ao invés das marcas “empurrarem” a informação “para cima” os consumidores, estes passam a procurar informação e a interagir com as mesmas. Os blogues de moda, enquanto do social media, revolucionaram a forma como as marcas se relacionam com os consumidores e a maneira como divulgam os produtos. De facto, os bloguers são como verdadeiros “embaixadores” das marcas, divulgando novos produtos/marcas e dando um feedback da experimentação. Por outro lado, os leitores de blogues de moda identificam-se com os bloguers e estes, enquanto consumidores e na qualidade de críticos influenciam os leitores. Assim, o objectivo do presente trabalho será identificar de que forma os blogues de moda influenciam os consumidores e qual a sua importância para as marcas. Para esse fim, efectuou-se um estudo aos blogues de moda nacionais com maior notoriedade. Da análise realizada aos resultados da investigação efectuada, foi recolhida uma amostra de 383 indivíduos leitores de blogues de moda e identificámos e analisados quatro perfis-tipo: os Crentes; os Retraídos; os Desconfiados e os Espectadores. Foram também identificadas e analisadas as implicações das principais conclusões deste estudo face ao Marketing e Gestão e sugeridas algumas estratégias de Relações Públicas a serem atendidas pelas marcas que utilizam os blogues como meio de comunicação e publicidade dos produtos.
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