Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Rosário
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moreira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8951
Resumo: O contexto inovador do programa “Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico”, as múltiplas vicissi-tudes pelas quais passou e o facto de contar já com quatro anos de trabalho efecti-vo nas escolas, parecem constituir condições interessantes para levar a cabo um estudo que nos permita perceber se existem alterações no modo como os professo-res daquele nível de ensino integram as TIC na suas práticas lectivas. Para atingir estes objectivos procurou-se, numa primeira fase, analisar a documen-tação produzida por todos os intervenientes na perspectiva de perceber como o programa foi organizado e que sucesso obteve. Numa segunda fase o estudo cen-tra-se num Agrupamento de Escolas e tem como objectivo perceber as percepções dos intervenientes sobre o impacte do programa junto daquela comunidade.
id RCAP_67bdf0b012e057f108be1ff0b02f6b2d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de SetúbalO contexto inovador do programa “Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico”, as múltiplas vicissi-tudes pelas quais passou e o facto de contar já com quatro anos de trabalho efecti-vo nas escolas, parecem constituir condições interessantes para levar a cabo um estudo que nos permita perceber se existem alterações no modo como os professo-res daquele nível de ensino integram as TIC na suas práticas lectivas. Para atingir estes objectivos procurou-se, numa primeira fase, analisar a documen-tação produzida por todos os intervenientes na perspectiva de perceber como o programa foi organizado e que sucesso obteve. Numa segunda fase o estudo cen-tra-se num Agrupamento de Escolas e tem como objectivo perceber as percepções dos intervenientes sobre o impacte do programa junto daquela comunidade.The innovative context of the program "Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico", the multiple vicis-situdes it went through and the fact of already counting four years of effective work in schools seem to constitute interesting conditions to develop a study that allows to perceive if there are changes in the way primary school teachers inte-grate ICT in their practice. To reach these goals we tried, at first, to analyse the documentation produced by all the intervening parties, in the perspective of understanding how the program was organised and the success it obtained. Then, the study focus on an Agru-pamento de Escolas and its goal is to understand the perceptions of the interveners about the impact of the program in that community.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumRodrigues, Maria RosárioMoreira, António2015-06-16T13:30:19Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8951por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:35.062255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
title Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
spellingShingle Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
Rodrigues, Maria Rosário
title_short Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
title_full Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
title_fullStr Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
title_full_unstemmed Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
title_sort Alterações provocadas pelo Internet@Eb1: estudo de caso num agrupamento de Setúbal
author Rodrigues, Maria Rosário
author_facet Rodrigues, Maria Rosário
Moreira, António
author_role author
author2 Moreira, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Rosário
Moreira, António
description O contexto inovador do programa “Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico”, as múltiplas vicissi-tudes pelas quais passou e o facto de contar já com quatro anos de trabalho efecti-vo nas escolas, parecem constituir condições interessantes para levar a cabo um estudo que nos permita perceber se existem alterações no modo como os professo-res daquele nível de ensino integram as TIC na suas práticas lectivas. Para atingir estes objectivos procurou-se, numa primeira fase, analisar a documen-tação produzida por todos os intervenientes na perspectiva de perceber como o programa foi organizado e que sucesso obteve. Numa segunda fase o estudo cen-tra-se num Agrupamento de Escolas e tem como objectivo perceber as percepções dos intervenientes sobre o impacte do programa junto daquela comunidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T13:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8951
url http://hdl.handle.net/10400.26/8951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135333157175296