Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marujo, Marco António Gomes Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23210
Resumo: O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem).
id RCAP_67d2ceab92ff4eea5f787b5632fbe89f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação MusicalEducação musicalPrática de ensino supervisionadaComunicação não-verbalComunicaçãoMestrado em educação musicalMusic educationSupervised teaching practiceNonverbal communicationCommucinationMaster’s in music educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem).This internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master in Teaching Music Education in Primary Education and is divided into three chapters. The first chapter presents reflections on the observations of the lessons held this school year in two schools. The second chapter includes the characterization and description of the Pedrouços Primary and Secondary School and the class where the internship took place. A general reflection is presented in conjunction with reference authors. It also presents some strategies and activities developed during the school year. The third chapter is dedicated to the Research Project entitled "Visions on Non-Verbal Communication in the Teaching-Learning Processes of Music Education". It aims to understand the influence of non-verbal communication in the pedagogical relationship that supports the acquisition of students' musical knowledge, through the lens of a set of teachers with professional experience in this field. The methodology consisted of a focus group and informal conversations with the participation of 6 teachers. From the analysis of the data collected, it was concluded that importance is given to verbal and non-verbal communication in the relationship between teachers and students and, in fact, the latter is a resource for these interlocutors and an effective contribution in the classroom work scenarios (teaching and learning).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRocha, MargaridaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarujo, Marco António Gomes Vieira2023-07-12T14:06:06Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23210TID:203330404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:49:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:38.912357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
title Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
spellingShingle Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
Marujo, Marco António Gomes Vieira
Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Comunicação não-verbal
Comunicação
Mestrado em educação musical
Music education
Supervised teaching practice
Nonverbal communication
Commucination
Master’s in music education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
title_full Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
title_fullStr Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
title_full_unstemmed Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
title_sort Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
author Marujo, Marco António Gomes Vieira
author_facet Marujo, Marco António Gomes Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Margarida
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marujo, Marco António Gomes Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Comunicação não-verbal
Comunicação
Mestrado em educação musical
Music education
Supervised teaching practice
Nonverbal communication
Commucination
Master’s in music education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Comunicação não-verbal
Comunicação
Mestrado em educação musical
Music education
Supervised teaching practice
Nonverbal communication
Commucination
Master’s in music education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-07-12T14:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23210
TID:203330404
url http://hdl.handle.net/10400.22/23210
identifier_str_mv TID:203330404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133344329367552