Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23210 |
Resumo: | O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem). |
id |
RCAP_67d2ceab92ff4eea5f787b5632fbe89f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação MusicalEducação musicalPrática de ensino supervisionadaComunicação não-verbalComunicaçãoMestrado em educação musicalMusic educationSupervised teaching practiceNonverbal communicationCommucinationMaster’s in music educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem).This internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master in Teaching Music Education in Primary Education and is divided into three chapters. The first chapter presents reflections on the observations of the lessons held this school year in two schools. The second chapter includes the characterization and description of the Pedrouços Primary and Secondary School and the class where the internship took place. A general reflection is presented in conjunction with reference authors. It also presents some strategies and activities developed during the school year. The third chapter is dedicated to the Research Project entitled "Visions on Non-Verbal Communication in the Teaching-Learning Processes of Music Education". It aims to understand the influence of non-verbal communication in the pedagogical relationship that supports the acquisition of students' musical knowledge, through the lens of a set of teachers with professional experience in this field. The methodology consisted of a focus group and informal conversations with the participation of 6 teachers. From the analysis of the data collected, it was concluded that importance is given to verbal and non-verbal communication in the relationship between teachers and students and, in fact, the latter is a resource for these interlocutors and an effective contribution in the classroom work scenarios (teaching and learning).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRocha, MargaridaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarujo, Marco António Gomes Vieira2023-07-12T14:06:06Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23210TID:203330404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:49:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:38.912357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical |
title |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical |
spellingShingle |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical Marujo, Marco António Gomes Vieira Educação musical Prática de ensino supervisionada Comunicação não-verbal Comunicação Mestrado em educação musical Music education Supervised teaching practice Nonverbal communication Commucination Master’s in music education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical |
title_full |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical |
title_fullStr |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical |
title_full_unstemmed |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical |
title_sort |
Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical |
author |
Marujo, Marco António Gomes Vieira |
author_facet |
Marujo, Marco António Gomes Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Margarida Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marujo, Marco António Gomes Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Prática de ensino supervisionada Comunicação não-verbal Comunicação Mestrado em educação musical Music education Supervised teaching practice Nonverbal communication Commucination Master’s in music education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação musical Prática de ensino supervisionada Comunicação não-verbal Comunicação Mestrado em educação musical Music education Supervised teaching practice Nonverbal communication Commucination Master’s in music education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-07-12T14:06:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23210 TID:203330404 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23210 |
identifier_str_mv |
TID:203330404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133344329367552 |