A Música enquanto recurso dinamizador do Ensino-Aprendizagem na aula de História - Um estudo de caso com alunos do 7.º ano do 3.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Leonardo Manuel Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97037
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
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spelling A Música enquanto recurso dinamizador do Ensino-Aprendizagem na aula de História - Um estudo de caso com alunos do 7.º ano do 3.º CEBMusic as a dynamic resource for Teaching-Learning in History class - A case study with the students from the 7th grade of the 3rd CBE (Cycle of Basic Education)Aula de HistóriaMúsicaMotivaçãoFontes musicais em HistóriaEvidência HistóricaHistory ClassMusicMotivationMusical sources in HistoryHistorical EvidenceRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente trabalho insere-se no âmbito da iniciação à prática profissional e docente em História e resulta do propósito de transformar a disciplina num espaço dinâmico e atrativo, onde tenha lugar, por intermédio da arte musical, uma transmissão e aquisição de conteúdos com significado. Consequentemente, surgiu a seguinte questão de investigação: De que forma o uso da música na aula de História ajuda a promover a construção do conhecimento? Tendo por base esta questão, pretendeu-se averiguar se a música motiva e estimula o interesse dos alunos na disciplina, fomenta uma melhor compreensão histórica e desenvolve a capacidade de análise e o espírito crítico.De modo a apurar a viabilidade deste recurso, a investigação empreendida encontrou dois momentos de aplicação pedagógica distintos. Num primeiro momento, a música foi utilizada como estratégia de motivação e contextualização nos conteúdos da disciplina, sendo aplicados questionários para verificar a experiência com a mesma. Num segundo momento, ligada ao conceito de evidência histórica e à construção do pensamento histórico, a música foi explorada através de fichas de trabalho de interpretação de fontes musicais para examinar os níveis de evidência em que cada aluno se situa.Os resultados obtidos atestaram que o recurso didático em questão contribuiu amplamente para a motivação e contextualização dos alunos nos conteúdos. No que respeita aos níveis de evidência, os alunos, categorizados segundo o modelo de progressão concetual proposto por Rosalyn Ashby (2003), revelaram uma evolução ao longo do ano letivo, acabando por se situar quase de igual modo entre os níveis básicos (1 e 2) e os níveis intermédios (3 e 4) de evidência histórica. A análise dos resultados alcançados viabiliza a música enquanto recurso dinamizador do Ensino-Aprendizagem, quer do ponto de vista sensorial, quer do ponto de vista da construção do conhecimento histórico.This work falls within the scope of the initiation to professional and teaching practice in History and is the result from the purpose of transforming the discipline into a dynamic and attractive space, where, through musical art, a transmission and acquisition of meaningful content takes place. Consequently, the following research question arose: How does the use of music in the History class helps to promote the construction of knowledge? Based in this question, it was intended to investigate whether music motivates and stimulates students' interest in the subject, fosters a better historical understanding and develops the capacity for analysis and critical thinking.In order to ascertain the viability of this resource, the investigation undertaken found two distinct moments of pedagogical application. In a first moment, music was used as a motivation and contextualization strategy in the contents of the discipline, with questionnaires being applied to verify the experience with it. In a second moment, linked to the concept of historical evidence and the construction of historical thinking, music was explored through worksheets of interpretation of musical sources to examine the levels of evidence in which each student is situated.The results obtained attested that the didactic resource in question largely contributed to the motivation and contextualization of students. Regarding the levels of evidence, the students, categorized according to the conceptual progression model proposed by Rosalyn Ashby (2003), revealed an evolution throughout the school year, ending up almost equally between the basic levels (1 and 2) and the intermediate levels (3 and 4) of historical evidence. The analysis of the results achieved makes music viable as a dynamic resource for Teaching- Learning, either from the sensory point of view and from the point of view of the construction of historical knowledge.2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97037http://hdl.handle.net/10316/97037TID:202843564porFerreira, Leonardo Manuel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:54:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:10.464831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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