O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38523 |
Resumo: | Estratégia, identidade, confiança, marketing são palavras-chave associados ao conceito de rebranding de uma marca, onde as ações estratégicas de negócios reposicionam a marca no mercado e consequentemente a perceção geral do público-alvo. Neste relatório de estágio, foi discutido o processo de rebranding de um fornecedor de energia elétrica português, mais especificamente a E-REDES (antiga EDP Distribuição), através de uma abordagem de caso de estudo. O principal objetivo foi falar como a imposição legal à EDP Distribuição relativamente à separação dos seus serviços de distribuição elétrica do grupo, impactou não só a organização, mas também os seus clientes. Como tal, este relatório utilizou a seguinte metodologia: análise documental, observação participante, questionário e entrevista semiestruturada. A fonte de informação utilizada neste re- latório deriva de dados primários e secundários, sendo o último pertencente à revisão da literatura e o primeiro proveniente dos resultados da metodologia anteriormente referida. Em termos de resultados, foi possível avaliar que os clientes E-REDES estão a começar a familiarizar-se com a nova marca, ao reconhecer os valores e a qualidade dos produtos e serviços que já vinham da EDP Distribuição, bem como a manifestar sentimentos positivos para com a mudança. Por outro lado, os colaboradores da E-REDES também revelaram um resultado positivo dessa mudança e falaram sobre um futuro promissor para a marca. |
id |
RCAP_67f0cb82fa9dd0684174997bdafb5241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38523 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca.Identidade da marcaEstratégia da marcaPerceção da marcaMarketing e ComunicaçãoBrand IdentityBrand StrategyBrand PerceptionMarketing and CommunicationEstratégia, identidade, confiança, marketing são palavras-chave associados ao conceito de rebranding de uma marca, onde as ações estratégicas de negócios reposicionam a marca no mercado e consequentemente a perceção geral do público-alvo. Neste relatório de estágio, foi discutido o processo de rebranding de um fornecedor de energia elétrica português, mais especificamente a E-REDES (antiga EDP Distribuição), através de uma abordagem de caso de estudo. O principal objetivo foi falar como a imposição legal à EDP Distribuição relativamente à separação dos seus serviços de distribuição elétrica do grupo, impactou não só a organização, mas também os seus clientes. Como tal, este relatório utilizou a seguinte metodologia: análise documental, observação participante, questionário e entrevista semiestruturada. A fonte de informação utilizada neste re- latório deriva de dados primários e secundários, sendo o último pertencente à revisão da literatura e o primeiro proveniente dos resultados da metodologia anteriormente referida. Em termos de resultados, foi possível avaliar que os clientes E-REDES estão a começar a familiarizar-se com a nova marca, ao reconhecer os valores e a qualidade dos produtos e serviços que já vinham da EDP Distribuição, bem como a manifestar sentimentos positivos para com a mudança. Por outro lado, os colaboradores da E-REDES também revelaram um resultado positivo dessa mudança e falaram sobre um futuro promissor para a marca.Strategy, identity, trust, marketing are buzzwords associated with the concept of rebran- ding of a brand, where strategic business actions reposition the brand in the market and conse- quently the overall perception of the target audience. In this internship report, the rebranding process of a Portuguese electricity supplier, more specifically E-REDES (former EDP Distribuição), was discussed through a case study approach. The main objective was to talk about how the legal imposition on EDP Distribuição regarding the separation of its electrical distribution services from the group, impacted not only the organiza- tion, but also its customers. To achieve such endeavours, this report used the following methodology: document analysis, participant observation, questionnaire and semi-structured interview. The source of in- formation for this report derives from primary and secondary data, with the former belonging to the literature review and the latter coming from the results of the aforementioned methodology. In terms of results, it was possible to assess that E-EREDES customers are starting to get familiarized with the new brand, recognizing values and the quality of the products and services that already came from EDP Distribuição, as well as showing positive feelings about the change. On the other hand, the employees from E-REDES also revealed a positive outcome of this change and spoke about a promising future for the brand.Carvalho, Luísa CagicaReis, HenriqueRepositório ComumFurtado, Jeniffer Elizabeth Neves2022-01-03T13:55:34Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38523TID:202889874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:58.224558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. |
title |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. |
spellingShingle |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. Furtado, Jeniffer Elizabeth Neves Identidade da marca Estratégia da marca Perceção da marca Marketing e Comunicação Brand Identity Brand Strategy Brand Perception Marketing and Communication |
title_short |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. |
title_full |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. |
title_fullStr |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. |
title_full_unstemmed |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. |
title_sort |
O negócio da E-REDES na conjuntura atual do setor elétrico: rebranding digitalização da nova marca. |
author |
Furtado, Jeniffer Elizabeth Neves |
author_facet |
Furtado, Jeniffer Elizabeth Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Luísa Cagica Reis, Henrique Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Jeniffer Elizabeth Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade da marca Estratégia da marca Perceção da marca Marketing e Comunicação Brand Identity Brand Strategy Brand Perception Marketing and Communication |
topic |
Identidade da marca Estratégia da marca Perceção da marca Marketing e Comunicação Brand Identity Brand Strategy Brand Perception Marketing and Communication |
description |
Estratégia, identidade, confiança, marketing são palavras-chave associados ao conceito de rebranding de uma marca, onde as ações estratégicas de negócios reposicionam a marca no mercado e consequentemente a perceção geral do público-alvo. Neste relatório de estágio, foi discutido o processo de rebranding de um fornecedor de energia elétrica português, mais especificamente a E-REDES (antiga EDP Distribuição), através de uma abordagem de caso de estudo. O principal objetivo foi falar como a imposição legal à EDP Distribuição relativamente à separação dos seus serviços de distribuição elétrica do grupo, impactou não só a organização, mas também os seus clientes. Como tal, este relatório utilizou a seguinte metodologia: análise documental, observação participante, questionário e entrevista semiestruturada. A fonte de informação utilizada neste re- latório deriva de dados primários e secundários, sendo o último pertencente à revisão da literatura e o primeiro proveniente dos resultados da metodologia anteriormente referida. Em termos de resultados, foi possível avaliar que os clientes E-REDES estão a começar a familiarizar-se com a nova marca, ao reconhecer os valores e a qualidade dos produtos e serviços que já vinham da EDP Distribuição, bem como a manifestar sentimentos positivos para com a mudança. Por outro lado, os colaboradores da E-REDES também revelaram um resultado positivo dessa mudança e falaram sobre um futuro promissor para a marca. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09 2021-09-01T00:00:00Z 2022-01-03T13:55:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38523 TID:202889874 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38523 |
identifier_str_mv |
TID:202889874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135390611800064 |