As narrativas na formação de professores e na investigação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/705
Resumo: O papel da narrativa como meio de conhecimento é valorizado há muito tempo por diversas disciplinas como a história, a psicologia, a filosofia, a linguística, a antropologia ou a literatura. Durante as últimas décadas, também a educação passou a reconhecer, de forma crescente, a importância da narrativa como metodologia de investigação e de desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Este artigo pretende apresentar e ilustrar algumas potencialidades da utilização de narrativas em diferentes contextos educativos. Para tal, recorre a diferentes narrativas elaboradas por professores e alunos participantes em diferentes projectos de formação e de investigação coordenados pelo seu autor. - The role of narrative as a way of knowledge has been valued for quite a long time by several subjects such as history, psychology, philosophy, linguistics, anthropology or literature. During the last decades, education began also to recognize and value the importance of narrative in research and teacher education. This article intends to present and illustrate some potentialities of narratives in different educational contexts. All the presented examples were written or used by teachers and students who participated in different research and professional development projects coordinated by the author of this article.
id RCAP_6806492b425d32c162cea678503569b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As narrativas na formação de professores e na investigação em educaçãoNarratives in teacher's formative practices and investigations about educationnarrativadesenvolvimento pessoal e profissional de professoresinvestigação em educaçãoformaçãoO papel da narrativa como meio de conhecimento é valorizado há muito tempo por diversas disciplinas como a história, a psicologia, a filosofia, a linguística, a antropologia ou a literatura. Durante as últimas décadas, também a educação passou a reconhecer, de forma crescente, a importância da narrativa como metodologia de investigação e de desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Este artigo pretende apresentar e ilustrar algumas potencialidades da utilização de narrativas em diferentes contextos educativos. Para tal, recorre a diferentes narrativas elaboradas por professores e alunos participantes em diferentes projectos de formação e de investigação coordenados pelo seu autor. - The role of narrative as a way of knowledge has been valued for quite a long time by several subjects such as history, psychology, philosophy, linguistics, anthropology or literature. During the last decades, education began also to recognize and value the importance of narrative in research and teacher education. This article intends to present and illustrate some potentialities of narratives in different educational contexts. All the presented examples were written or used by teachers and students who participated in different research and professional development projects coordinated by the author of this article.Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação - Unesp Presidente Prudente.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémReis, Pedro2012-08-24T11:11:56Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/705porReis,P. (2008). As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, 15 (16), 17-34. Disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174/2442236-0441info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:43Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:12.327258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
Narratives in teacher's formative practices and investigations about education
title As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
spellingShingle As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
Reis, Pedro
narrativa
desenvolvimento pessoal e profissional de professores
investigação em educação
formação
title_short As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
title_full As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
title_fullStr As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
title_full_unstemmed As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
title_sort As narrativas na formação de professores e na investigação em educação
author Reis, Pedro
author_facet Reis, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv narrativa
desenvolvimento pessoal e profissional de professores
investigação em educação
formação
topic narrativa
desenvolvimento pessoal e profissional de professores
investigação em educação
formação
description O papel da narrativa como meio de conhecimento é valorizado há muito tempo por diversas disciplinas como a história, a psicologia, a filosofia, a linguística, a antropologia ou a literatura. Durante as últimas décadas, também a educação passou a reconhecer, de forma crescente, a importância da narrativa como metodologia de investigação e de desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Este artigo pretende apresentar e ilustrar algumas potencialidades da utilização de narrativas em diferentes contextos educativos. Para tal, recorre a diferentes narrativas elaboradas por professores e alunos participantes em diferentes projectos de formação e de investigação coordenados pelo seu autor. - The role of narrative as a way of knowledge has been valued for quite a long time by several subjects such as history, psychology, philosophy, linguistics, anthropology or literature. During the last decades, education began also to recognize and value the importance of narrative in research and teacher education. This article intends to present and illustrate some potentialities of narratives in different educational contexts. All the presented examples were written or used by teachers and students who participated in different research and professional development projects coordinated by the author of this article.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2012-08-24T11:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/705
url http://hdl.handle.net/10400.15/705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis,P. (2008). As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, 15 (16), 17-34. Disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174/244
2236-0441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação - Unesp Presidente Prudente.
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação - Unesp Presidente Prudente.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137023629459456