Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da Costa, Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Biscaia, Constança
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10673
Resumo: Esta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional.
id RCAP_e29e51b8a820e3c762a803095c9378a9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissionalInvestigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de TrabalhoEsta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional.Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha2014-02-11T12:33:49Z2014-02-112013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10673http://hdl.handle.net/10174/10673porsimnaonaoCIEPmclc@uevora.ptcbiscaia@uevora.pt229Leal da Costa, ConceiçãoBiscaia, Constançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:31.741277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
title Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
spellingShingle Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
Leal da Costa, Conceição
Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho
title_short Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
title_full Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
title_fullStr Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
title_full_unstemmed Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
title_sort Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
author Leal da Costa, Conceição
author_facet Leal da Costa, Conceição
Biscaia, Constança
author_role author
author2 Biscaia, Constança
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da Costa, Conceição
Biscaia, Constança
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho
topic Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho
description Esta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01T00:00:00Z
2014-02-11T12:33:49Z
2014-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10673
http://hdl.handle.net/10174/10673
url http://hdl.handle.net/10174/10673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv sim
nao
nao
CIEP
mclc@uevora.pt
cbiscaia@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136529616994305