Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10673 |
Resumo: | Esta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional. |
id |
RCAP_e29e51b8a820e3c762a803095c9378a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissionalInvestigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de TrabalhoEsta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional.Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha2014-02-11T12:33:49Z2014-02-112013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10673http://hdl.handle.net/10174/10673porsimnaonaoCIEPmclc@uevora.ptcbiscaia@uevora.pt229Leal da Costa, ConceiçãoBiscaia, Constançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:31.741277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
title |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
spellingShingle |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional Leal da Costa, Conceição Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho |
title_short |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
title_full |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
title_fullStr |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
title_sort |
Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
author |
Leal da Costa, Conceição |
author_facet |
Leal da Costa, Conceição Biscaia, Constança |
author_role |
author |
author2 |
Biscaia, Constança |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da Costa, Conceição Biscaia, Constança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho |
topic |
Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho |
description |
Esta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01T00:00:00Z 2014-02-11T12:33:49Z 2014-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10673 http://hdl.handle.net/10174/10673 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
sim nao nao CIEP mclc@uevora.pt cbiscaia@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136529616994305 |