Relatório de Estágio de Sofia Pinheiro Henriques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Sofia Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23921
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Porto, para a obtenção da profissionalização para a docência com duplo perfil, conforme D.L. n.º 79/2014, de 14 de maio. Considerando a natureza prática desta UC, o Relatório de Estágio evidencia o desenvolvimento de práticas numa articulação entre a teoria e a prática, e a mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos, que foram fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude profissional reflexiva e investigativa na prática educativa. No decorrer da formação, a mestranda desenvolveu práticas educativas que privilegiaram o desenvolvimento holístico da criança, no sentido da construção de planificações inclusivas e promotoras de práticas significativas. Assim, salienta-se a cooperação e/ou colaboração de todos os intervenientes como um dos baluartes em todo o processo educativo. A metodologia de Investigação-Ação sustentou todo o desenvolvimento pessoal, profissional e social, que se consubstancia numa perspetiva cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, permitindo a transformação da prática educativa, contribuindo para a construção da identidade docente, num paradigma socioconstrutivista, respondendo aos interesses e necessidades de cada criança, tendo esta um papel ativo na construção das suas aprendizagens. Por fim, a PES possibilitou a interação pedagógica em dois contextos educativos, em colaboração com todos os intervenientes permitindo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para a docência de perfil duplo.
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