Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17677 |
Resumo: | A leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que, constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de 2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora, desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract: Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less success in its acquisition Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and facilitator, developing various strategies whit this purpose. |
id |
RCAP_683622a8f22f05c889897d086e98791c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisiçãoLinguagem escritaAbordagem inicialDificuldades de aprendizagemProfessores do 1º cicloWritten languageInitial approachLearning disabilitiesPrimary school teachersA leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que, constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de 2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora, desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract: Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less success in its acquisition Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and facilitator, developing various strategies whit this purpose.2016-03-01T14:32:38Z2016-03-012015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17677http://hdl.handle.net/10174/17677TID:201126044porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoxana_fialho@hotmail.com676Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:44.851144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
title |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
spellingShingle |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes Linguagem escrita Abordagem inicial Dificuldades de aprendizagem Professores do 1º ciclo Written language Initial approach Learning disabilities Primary school teachers |
title_short |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
title_full |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
title_fullStr |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
title_full_unstemmed |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
title_sort |
Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição |
author |
Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes |
author_facet |
Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem escrita Abordagem inicial Dificuldades de aprendizagem Professores do 1º ciclo Written language Initial approach Learning disabilities Primary school teachers |
topic |
Linguagem escrita Abordagem inicial Dificuldades de aprendizagem Professores do 1º ciclo Written language Initial approach Learning disabilities Primary school teachers |
description |
A leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que, constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de 2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora, desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract: Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less success in its acquisition Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and facilitator, developing various strategies whit this purpose. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-01T14:32:38Z 2016-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17677 http://hdl.handle.net/10174/17677 TID:201126044 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17677 |
identifier_str_mv |
TID:201126044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação xana_fialho@hotmail.com 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136579577446400 |