Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17677
Resumo: A leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que, constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de 2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora, desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract: Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less success in its acquisition Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and facilitator, developing various strategies whit this purpose.
id RCAP_683622a8f22f05c889897d086e98791c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisiçãoLinguagem escritaAbordagem inicialDificuldades de aprendizagemProfessores do 1º cicloWritten languageInitial approachLearning disabilitiesPrimary school teachersA leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que, constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de 2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora, desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract: Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less success in its acquisition Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and facilitator, developing various strategies whit this purpose.2016-03-01T14:32:38Z2016-03-012015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17677http://hdl.handle.net/10174/17677TID:201126044porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoxana_fialho@hotmail.com676Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:44.851144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
title Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
spellingShingle Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes
Linguagem escrita
Abordagem inicial
Dificuldades de aprendizagem
Professores do 1º ciclo
Written language
Initial approach
Learning disabilities
Primary school teachers
title_short Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
title_full Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
title_fullStr Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
title_full_unstemmed Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
title_sort Abordagem inicial à linguagem escrita no 1º ciclo e a relação com o maior ou menor sucesso na sua aquisição
author Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes
author_facet Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Alexandra Isabel Negreiros Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Abordagem inicial
Dificuldades de aprendizagem
Professores do 1º ciclo
Written language
Initial approach
Learning disabilities
Primary school teachers
topic Linguagem escrita
Abordagem inicial
Dificuldades de aprendizagem
Professores do 1º ciclo
Written language
Initial approach
Learning disabilities
Primary school teachers
description A leitura e a escrita desempenham um papel extremamente importante nas nossas vidas, visto que, constituem ferramentas básicas para a aquisição de outros conhecimentos ao longo da vida, desta forma o sucesso no seu domínio é fundamental. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo perceber qual a abordagem inicial à linguagem escrita que os professores do 1º ciclo desenvolvem junto dos seus alunos, no 1º ano de escolaridade, e como perspetivam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. O estudo foi desenvolvido junto de professores do 1º ciclo, que se encontravam a lecionar nos Agrupamentos de escola de Évora, no ano letivo de 2014/2015. A partir de uma entrevista semi-estruturada, recolheu-se a opinião dos professores sobre a adequada abordagem à linguagem escrita, no sentido da promoção do sucesso na aquisição desta competência fundamental. Os resultados mostram que os professores de 1º ciclo inquiridos, estão conscientes de que a realização de uma abordagem inicial à linguagem escrita, junto das crianças que estão a iniciar o processo de aquisição dessas competências é benéfica e facilitadora, desenvolvendo estratégias variadas nesse sentido; Abstract: Initial approach to the written language in the 1st grade and the relationship with more or less success in its acquisition Reading and writing have an extremely important role in our lives, as they constitute basic tools for the acquisition of other knowledge throughout life, so the success in its domain is essential. In this sense, the objective this study is to understand what the initial approach to written language that the primary school teachers develop with their students in the 1st grade, and how they perspective the process of learning to read and write of children. The study was developed with teachers of the primary school, who were to teach in Évora school groupings in the school year 2014/2015. From a semi-structured interview, retract the opinion of the teachers about the proper approach to written language, with the goal of promoting the success in acquiring this important competency. The results show that this teachers cycle respondents are aware that carrying out an initial approach to written language to children who are starting the process of acquiring these skills is beneficial and facilitator, developing various strategies whit this purpose.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-01T14:32:38Z
2016-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17677
http://hdl.handle.net/10174/17677
TID:201126044
url http://hdl.handle.net/10174/17677
identifier_str_mv TID:201126044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
xana_fialho@hotmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136579577446400