A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/21470 |
Resumo: | No presente artigo problematizam-se questões referentes à didática da leitura. Descreveremos e analisaremos uma sequência de atividades pedagógicas desenvolvida, com uma turma do 5.º ano de escolaridade. Apresentamos um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A), em três fases: A (incidente crítico), B (desenvolvimento da ação) e C (reavaliação). Os resultados evidenciam que o professor tem um papel determinante no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e demonstram que a aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Abstract In this article, questions about reading didactics are discussed. We will describe and analyze a sequence of pedagogical activities developed, with a group of the 5th year of schooling. We present a case study, based on the principles governing the research-action methodology (IA), in three phases: A (critical incident), B (action development) and C (reevaluation). The results show that the teacher plays a decisive role in the explicit teaching of reading comprehension strategies and demonstrate that learning strategies optimizing the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.English abstract. Two line spaces follow the abstract. |
id |
RCAP_6852c0f3bcdb6002cb3d614d790dd5ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21470 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitoraThe learning of reading: the development of reading comprehensionLearningReadingUnderstandingInformationSchematizationNo presente artigo problematizam-se questões referentes à didática da leitura. Descreveremos e analisaremos uma sequência de atividades pedagógicas desenvolvida, com uma turma do 5.º ano de escolaridade. Apresentamos um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A), em três fases: A (incidente crítico), B (desenvolvimento da ação) e C (reavaliação). Os resultados evidenciam que o professor tem um papel determinante no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e demonstram que a aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Abstract In this article, questions about reading didactics are discussed. We will describe and analyze a sequence of pedagogical activities developed, with a group of the 5th year of schooling. We present a case study, based on the principles governing the research-action methodology (IA), in three phases: A (critical incident), B (action development) and C (reevaluation). The results show that the teacher plays a decisive role in the explicit teaching of reading comprehension strategies and demonstrate that learning strategies optimizing the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.English abstract. Two line spaces follow the abstract.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBTeixeira, CarlosCorreia, Alda Fernanda Peixoto Alves2020-04-03T10:51:45Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21470porTeixeira, Carlos; Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves (2017). A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 313-3182386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2722info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:48:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:49.222572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora The learning of reading: the development of reading comprehension |
title |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora |
spellingShingle |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora Teixeira, Carlos Learning Reading Understanding Information Schematization |
title_short |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_full |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_fullStr |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_sort |
A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora |
author |
Teixeira, Carlos |
author_facet |
Teixeira, Carlos Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Carlos Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Reading Understanding Information Schematization |
topic |
Learning Reading Understanding Information Schematization |
description |
No presente artigo problematizam-se questões referentes à didática da leitura. Descreveremos e analisaremos uma sequência de atividades pedagógicas desenvolvida, com uma turma do 5.º ano de escolaridade. Apresentamos um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A), em três fases: A (incidente crítico), B (desenvolvimento da ação) e C (reavaliação). Os resultados evidenciam que o professor tem um papel determinante no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e demonstram que a aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Abstract In this article, questions about reading didactics are discussed. We will describe and analyze a sequence of pedagogical activities developed, with a group of the 5th year of schooling. We present a case study, based on the principles governing the research-action methodology (IA), in three phases: A (critical incident), B (action development) and C (reevaluation). The results show that the teacher plays a decisive role in the explicit teaching of reading comprehension strategies and demonstrate that learning strategies optimizing the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.English abstract. Two line spaces follow the abstract. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-04-03T10:51:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/21470 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/21470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, Carlos; Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves (2017). A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 313-318 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135401692102656 |