A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/21470
Resumo: No presente artigo problematizam-se questões referentes à didática da leitura. Descreveremos e analisaremos uma sequência de atividades pedagógicas desenvolvida, com uma turma do 5.º ano de escolaridade. Apresentamos um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A), em três fases: A (incidente crítico), B (desenvolvimento da ação) e C (reavaliação). Os resultados evidenciam que o professor tem um papel determinante no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e demonstram que a aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Abstract In this article, questions about reading didactics are discussed. We will describe and analyze a sequence of pedagogical activities developed, with a group of the 5th year of schooling. We present a case study, based on the principles governing the research-action methodology (IA), in three phases: A (critical incident), B (action development) and C (reevaluation). The results show that the teacher plays a decisive role in the explicit teaching of reading comprehension strategies and demonstrate that learning strategies optimizing the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.English abstract. Two line spaces follow the abstract.
id RCAP_6852c0f3bcdb6002cb3d614d790dd5ee
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitoraThe learning of reading: the development of reading comprehensionLearningReadingUnderstandingInformationSchematizationNo presente artigo problematizam-se questões referentes à didática da leitura. Descreveremos e analisaremos uma sequência de atividades pedagógicas desenvolvida, com uma turma do 5.º ano de escolaridade. Apresentamos um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A), em três fases: A (incidente crítico), B (desenvolvimento da ação) e C (reavaliação). Os resultados evidenciam que o professor tem um papel determinante no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e demonstram que a aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Abstract In this article, questions about reading didactics are discussed. We will describe and analyze a sequence of pedagogical activities developed, with a group of the 5th year of schooling. We present a case study, based on the principles governing the research-action methodology (IA), in three phases: A (critical incident), B (action development) and C (reevaluation). The results show that the teacher plays a decisive role in the explicit teaching of reading comprehension strategies and demonstrate that learning strategies optimizing the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.English abstract. Two line spaces follow the abstract.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBTeixeira, CarlosCorreia, Alda Fernanda Peixoto Alves2020-04-03T10:51:45Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21470porTeixeira, Carlos; Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves (2017). A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 313-3182386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2722info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:48:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:49.222572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
The learning of reading: the development of reading comprehension
title A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
spellingShingle A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
Teixeira, Carlos
Learning
Reading
Understanding
Information
Schematization
title_short A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
title_full A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
title_fullStr A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
title_full_unstemmed A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
title_sort A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora
author Teixeira, Carlos
author_facet Teixeira, Carlos
Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
author_role author
author2 Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Carlos
Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Reading
Understanding
Information
Schematization
topic Learning
Reading
Understanding
Information
Schematization
description No presente artigo problematizam-se questões referentes à didática da leitura. Descreveremos e analisaremos uma sequência de atividades pedagógicas desenvolvida, com uma turma do 5.º ano de escolaridade. Apresentamos um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A), em três fases: A (incidente crítico), B (desenvolvimento da ação) e C (reavaliação). Os resultados evidenciam que o professor tem um papel determinante no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e demonstram que a aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Abstract In this article, questions about reading didactics are discussed. We will describe and analyze a sequence of pedagogical activities developed, with a group of the 5th year of schooling. We present a case study, based on the principles governing the research-action methodology (IA), in three phases: A (critical incident), B (action development) and C (reevaluation). The results show that the teacher plays a decisive role in the explicit teaching of reading comprehension strategies and demonstrate that learning strategies optimizing the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.English abstract. Two line spaces follow the abstract.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-04-03T10:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/21470
url http://hdl.handle.net/10198/21470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, Carlos; Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves (2017). A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 313-318
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135401692102656