Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86594
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_68591d2d447a5a0b4264fbfc09a6e0d9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º anoREPORT OF PEDAGOGICAL STAGE DEVELOPED IN BASIC SCHOOL VILARINHO DO BAIRRO WITH THE TURN OF 7th A, IN THE LEADING YEAR 2017/2018 RELATIONSHIP BETWEEN THE INCREASE OF THE WEEKLY TIME LOAD OF PHYSICAL ACTIVITY AND THE CHANGE OF FOOD HABITS QUALITY OF LIFE AND WELL-BEING IN STUDENTS OF THE 5th GRADERS.Estágio PedagógicoEducação FísicaAlunosJogosReflexão e Análise.Teacher TrainingPhysical EducationStudentsGamesReflect and AnalyseRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaEste estágio foi inserido no âmbito do 2º ano de Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, com o acompanhamento Pedagógico da turma do 7ºA. O objetivo deste estudo assentava no transfere dos conteúdos teóricos Orientados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física para um contexto prático num meio escolar. Neste, a nossa intervenção centrou-se no centro do processo ensino aprendizagem, os alunos. A seleção de conteúdos, aulas, progressões avaliações estão focadas na individualidade e especificidade de cada aluno, bem como do contexto onde estão inseridos. Desta maneira, a forma de ensino assentou no pressuposto de ensinar, refletir e ajustar. Neste âmbito foram realizadas também atividades e parcerias em várias modalidades, formações (também na Faculdade) e acompanhamento a um cargo de gestão da escola, onde observamos de perto os vários meios de gestão e organização da escola. Relativamente ao estudo caso, demos continuidade ao projeto “Conta, peso e medida” destinado a sensibilização e promoção dos hábitos de vida saudáveis, com uma aplicação prática nos alunos de 5ºano de escolaridade. Aplicação essa que se traduziu numa aula de quarenta e cinto minutos semanais de atividade física extra por semana, onde para além da promoção de atividades práticas forma realizadas ações de promoção dos estilos de vida saudáveis e motivação aos Encarregados de Educação e também restante comunidade escolar. Com este surgiu um tema relacionado com os Hábitos Alimentares dos alunos, onde relacionamos quantidades e qualidades de ingestão diária com a composição corporal e Aptidão FísicaThis Teacher Training took place during the 2nd year of the Master´s Degree in Physical Education in Basic and Secondary Education, at the Basic school of Vilarinho do Bairro, with a pedagogical intervention in class A, year 7. The aim of this internship it´s for us to practice our theoretical knowledge, learned in University of Sports Science and Physical Education of Coimbra in a school context. Our intervention was focused on the process centre of teaching-learning, that was the student. This process and all this steps and directions is focused in the student individuality and also characteristics and learning contexts. So, our interventions was based on the procedures : Teach, reflect and adjust. With the propose of knowing the school organizations we also have joined numerous projects, programs and took part of a co-teaching experiences, were we witness the vitality of same roles taken a part by teachers. Regarding our case study we continued the application of “Peso, Conta e Medida “ that is a program related with de promotion of healthy life styles, sports and well being in 5th graders. This one is expressed by a additional 45min of physical activity per week, that we were responsible, and multiple awareness to the problems of a life with unhealthy habits, laziness and poor life quality, our responsibility to. This awareness contains parents and general school populations, such as other grades and other education sponsors. Inside this project we build a a study were we analise the diet rotins in terms of quantity and quality and them compare with the changes in body compositions and physical fitness.2018-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86594http://hdl.handle.net/10316/86594TID:202220435porOliveira, Rafael Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:42.605329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
REPORT OF PEDAGOGICAL STAGE DEVELOPED IN BASIC SCHOOL VILARINHO DO BAIRRO WITH THE TURN OF 7th A, IN THE LEADING YEAR 2017/2018 RELATIONSHIP BETWEEN THE INCREASE OF THE WEEKLY TIME LOAD OF PHYSICAL ACTIVITY AND THE CHANGE OF FOOD HABITS QUALITY OF LIFE AND WELL-BEING IN STUDENTS OF THE 5th GRADERS.
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
Oliveira, Rafael Pereira
Estágio Pedagógico
Educação Física
Alunos
Jogos
Reflexão e Análise.
Teacher Training
Physical Education
Students
Games
Reflect and Analyse
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
author Oliveira, Rafael Pereira
author_facet Oliveira, Rafael Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Alunos
Jogos
Reflexão e Análise.
Teacher Training
Physical Education
Students
Games
Reflect and Analyse
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Alunos
Jogos
Reflexão e Análise.
Teacher Training
Physical Education
Students
Games
Reflect and Analyse
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86594
http://hdl.handle.net/10316/86594
TID:202220435
url http://hdl.handle.net/10316/86594
identifier_str_mv TID:202220435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133968352673792