Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Susana Elisa Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1598
Resumo: Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Considerando a imagem uma ferramenta essencial e potenciadora de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, tanto no Inglês como no Espanhol, enquanto línguas estrangeiras, no ensino básico, serão apresentadas atividades e estratégias, implementadas ao longo das aulas de Prática de Ensino Supervisionada, de forma a demonstrar a sua eficácia. Em conjunto com estudos teóricos realizados por diversos estudiosos e tendo por base os normativos legais que regem o ensino das línguas estrangeiras em Portugal, apresentam-se neste Relatório as inúmeras vantagens do recurso a esta ferramenta. Tendo como objetivo último a participação ativa e central do aluno no processo de ensino-aprendizagem, o uso da imagem, enquanto ferramenta pedagógica, revela-se extremamente potenciadora desse envolvimento nas atividades. Pretende-se que o aluno tenha um papel ativo e central no processo de ensino-aprendizagem e para isso muito contribui o uso da imagem como ferramenta pedagógica. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching English and Spanish in Basic School. Considering the image an essential tool for an effective teaching and learning process, both in English and in Spanish as foreign languages in primary schools, activities and strategies implemented during the lessons of Supervised Teaching Practice will be presented, in order to demonstrate its efficacy. Together with theoretical studies carried out by several scholars and based on legal regulations governing teaching foreign languages in Portugal, many benefits of using this tool will be focused in this report. Aiming at the student’s central and active participation in the teaching and learning process, the use of the image as a teaching tool, improves his/her involvement in the activities. It is intended that the student has an active and central role in the teaching and learning process and to this greatly contributes the use of the image as a pedagogical tool.
id RCAP_d122c89316ecae1acb4991330a3468fd
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoAlunosProcesso de ensino-aprendizagemImagemFerramenta pedagógicaEste Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Considerando a imagem uma ferramenta essencial e potenciadora de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, tanto no Inglês como no Espanhol, enquanto línguas estrangeiras, no ensino básico, serão apresentadas atividades e estratégias, implementadas ao longo das aulas de Prática de Ensino Supervisionada, de forma a demonstrar a sua eficácia. Em conjunto com estudos teóricos realizados por diversos estudiosos e tendo por base os normativos legais que regem o ensino das línguas estrangeiras em Portugal, apresentam-se neste Relatório as inúmeras vantagens do recurso a esta ferramenta. Tendo como objetivo último a participação ativa e central do aluno no processo de ensino-aprendizagem, o uso da imagem, enquanto ferramenta pedagógica, revela-se extremamente potenciadora desse envolvimento nas atividades. Pretende-se que o aluno tenha um papel ativo e central no processo de ensino-aprendizagem e para isso muito contribui o uso da imagem como ferramenta pedagógica. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching English and Spanish in Basic School. Considering the image an essential tool for an effective teaching and learning process, both in English and in Spanish as foreign languages in primary schools, activities and strategies implemented during the lessons of Supervised Teaching Practice will be presented, in order to demonstrate its efficacy. Together with theoretical studies carried out by several scholars and based on legal regulations governing teaching foreign languages in Portugal, many benefits of using this tool will be focused in this report. Aiming at the student’s central and active participation in the teaching and learning process, the use of the image as a teaching tool, improves his/her involvement in the activities. It is intended that the student has an active and central role in the teaching and learning process and to this greatly contributes the use of the image as a pedagogical tool.Silva, Elisabete MendesDotras Bravo, AlexiaBiblioteca Digital do IPBMiguel, Susana Elisa Machado2013-08-31T12:39:15Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1598TID:201102781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:05:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:55:01.505685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Miguel, Susana Elisa Machado
Alunos
Processo de ensino-aprendizagem
Imagem
Ferramenta pedagógica
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
author Miguel, Susana Elisa Machado
author_facet Miguel, Susana Elisa Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elisabete Mendes
Dotras Bravo, Alexia
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Susana Elisa Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Processo de ensino-aprendizagem
Imagem
Ferramenta pedagógica
topic Alunos
Processo de ensino-aprendizagem
Imagem
Ferramenta pedagógica
description Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Considerando a imagem uma ferramenta essencial e potenciadora de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, tanto no Inglês como no Espanhol, enquanto línguas estrangeiras, no ensino básico, serão apresentadas atividades e estratégias, implementadas ao longo das aulas de Prática de Ensino Supervisionada, de forma a demonstrar a sua eficácia. Em conjunto com estudos teóricos realizados por diversos estudiosos e tendo por base os normativos legais que regem o ensino das línguas estrangeiras em Portugal, apresentam-se neste Relatório as inúmeras vantagens do recurso a esta ferramenta. Tendo como objetivo último a participação ativa e central do aluno no processo de ensino-aprendizagem, o uso da imagem, enquanto ferramenta pedagógica, revela-se extremamente potenciadora desse envolvimento nas atividades. Pretende-se que o aluno tenha um papel ativo e central no processo de ensino-aprendizagem e para isso muito contribui o uso da imagem como ferramenta pedagógica. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching English and Spanish in Basic School. Considering the image an essential tool for an effective teaching and learning process, both in English and in Spanish as foreign languages in primary schools, activities and strategies implemented during the lessons of Supervised Teaching Practice will be presented, in order to demonstrate its efficacy. Together with theoretical studies carried out by several scholars and based on legal regulations governing teaching foreign languages in Portugal, many benefits of using this tool will be focused in this report. Aiming at the student’s central and active participation in the teaching and learning process, the use of the image as a teaching tool, improves his/her involvement in the activities. It is intended that the student has an active and central role in the teaching and learning process and to this greatly contributes the use of the image as a pedagogical tool.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31T12:39:15Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1598
TID:201102781
url http://hdl.handle.net/10198/1598
identifier_str_mv TID:201102781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135151667544064