Conceções alternativas sobre o sistema digestivo em alunos do 2.º ciclo do ensino básico: da sua identificação à sua desconstrução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Beatriz Polido da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15710
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Conceções alternativas sobre o sistema digestivo em alunos do 2.º ciclo do ensino básico: da sua identificação à sua desconstruçãoConceções AlternativasSistema digestivo humano2.º Ciclo do Ensino BásicoAlunoAprendizagemResolução de ProblemasMisconceptionsHuman digestive system2nd cycle of basic educationStudentCentered learningProblemRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Su-pervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de inter-venção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Conce-ções alternativas sobre o sistema digestivo em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: da sua identificação à sua desconstrução. Esta investigação teve como propósito identificar e desconstruir algumas conceções alternativas, ou seja, as ideias erradas que os alunos adquirem no seu quotidiano acerca do funcionamento do sistema digestivo humano. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação trinta e cinco alunos, distribuídos por duas turmas mistas de 5.º e 6.º ano de escolaridade (grupo experimental e grupo de controlo). Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário (antes e depois do processo de ensino-aprendizagem formal do sistema digestivo humano) e análise das respostas da-das pelos discentes. Foi também delineado um plano de intervenção para o grupo experi-mental que possibilitasse averiguar se uma prática pedagógica centrada no aluno, concre-tamente uma metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e a implementação de atividades experimentais, seria mais vantajosa para a mu-dança concetual dos alunos sobre o sistema digestivo. O grupo de controlo foi sujeito à modalidade de prática de trabalho de projeto dominante na instituição. Os resultados obtidos indicam que as metodologias usadas com o grupo experi-mental se mostraram eficazes na desconstrução das conceções alternativas dos alunos identificadas a priori. Ainda assim, os ganhos não se diferenciaram significativamente do grupo de controlo, talvez porque este foi sujeito a uma metodologia igualmente centrada no aluno.ABSTRACT This report is part of the curricular unit on Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Primary Education and Maths and Science in the 2nd Cycle of Primary Education. The first part presents a brief description of the pedagogical intervention practices that took place in the 1st and 2nd Cycles of Primary Education, as well as a reasoned critical and reflective analysis of both. In the second part, the report presents an empirical study entitled Misconceptions about the digestive system in students of the 2nd Cycle of Primary Education: from their identification to their deconstruction. This investigation aimed to identify and study some common ideas and misconceptions that students acquire in their daily lives about the functioning of the human digestive system. In order to deconstruct these conceptions, an action plan was implemented to investigate whether a student-centered pedagogical prac-tice, based on Problem-Based Learning methodology and the implementation of experi-mental activities, would be beneficial for the existence of a conceptual change of the stu-dents' misconceptions about the digestive system. The study is quantitative in nature and has characteristics of an action research. Thirty-five students from two mixed 5th and 6th grade classes participated in the research (experimental group and control group). Data were collected through the administration of a questionnaire (before and after the formal teaching-learning process of the human digestive system) and analysis of the answers given by the students. An intervention plan was also designed for the experimental group to determine whether a student-centered teaching practice, specifically a Problem-Based Learning (PBL) methodology and the implementation of experimental activities, would be more advantageous for the students' conceptual change about the digestive system. The control group was subjected to the project work practice, modality dominant in the institution. The results obtained indicate that the methodologies used with the experimental group proved effective in deconstructing the students' alternative conceptions identified previously. Even so, the gains did not differ significantly from the control group, perhaps because the latter was subjected to a student-centered methodology too.Almeida, AntónioRCIPLCosta, Beatriz Polido da2023-02-27T11:42:54Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15710TID:203194616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:20.157435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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