Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13008 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_3a91c12b974ce952b02021635a9ee9cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino BásicoCiências da naturezaConceções alternativas2.º ciclo do ensino básicoSistema cardiovascularMisconceptionsCardiovascular systemNatural sciences2nd cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado com duas turmas do 6.º ano de escolaridade durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira parte, são abordados os aspetos essenciais desta prática nas dimensões da observação e intervenção, envolvendo uma caracterização da instituição onde a mesma se realizou, dos princípios orientadores dos docentes e dos grupos turma, bem como uma análise dos períodos de observação e intervenção. Na segunda parte é apresentado um estudo realizado com duas turmas de 6.º ano de escolaridade, sendo uma experimental e outra de controlo, sobre a temática das conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular. A prática realizada neste contexto teve uma duração de nove semanas, sendo duas semanas de observação e sete de intervenção. No decorrer desta prática foram lecionadas as disciplinas de matemática e de ciências naturais, contando com o apoio de duas professoras cooperantes, uma de cada disciplina, e de dois professores orientadores da ESELx. Relativamente ao estudo em questão, este partiu da identificação de algumas conceções alternativas acerca do sistema do corpo humano nos alunos das duas turmas já referidas. Esta identificação foi efetuada a partir de um questionário construído para o efeito, administrado às duas turmas em dois momentos separados por cerca de mês e meio. Durante este período uma das turmas vivenciou um plano de intervenção constituído por uma série de sessões com a finalidade expressa de as desconstruir (turma experimental). O plano de intervenção recorreu essencialmente a atividades de exposição com discussão e a atividades experimentais acerca dos conteúdos abordados. Na outra turma o tema foi lecionado sem a intervenção das estagiárias, tendo sido as sessões idealizadas pela professora cooperante sem a finalidade expressa de desconstruir conceções alternativas (turma de controlo). Os alunos de ambas as turmas, independentemente das estratégias e atividades diferenciadas, diminuíram significativamente as suas conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular, não se podendo afirmar que o plano de intervenção tivesse sido mais eficaz na finalidade expressa. Algumas limitações do estudo são também discutidas, que procuram justificar a não existência de ganhos mais significativos na turma experimental.ABSTRACT This report seeks to describe all the work carried out in two classes from the 6th grade during Supervised Teaching Practice. In the first part, the essential aspects of this practice are addressed in the dimensions of observation and intervention, involving a characterization of the institution where it took place, the guiding principles of teachers and class groups, as well as an analysis of the periods of observation and intervention. The second part presents a study carried out with two classes from the 6th grade, one called experimental and the other called control, on the theme of misconceptions about the cardiovascular system. The practice carried out in this context lasted nine weeks, with two weeks of observation and seven weeks of intervention. In the course of this practice, the subjects of mathematics and natural sciences were taught, with the support of two cooperating teachers, one from each discipline, and two supervising teachers from ESELx. Regarding the study, it started from the identification of some misconceptions about the human body system in the students from the two classes already mentioned. This identification was made from a questionnaire built for the purpose, administered to the two classes in two moments separated by about a month and a half. During this period, one of the classes experienced an intervention plan consisting in a series of sessions with the purpose of deconstructing them (the experimental group). The intervention plan essentially used exposure activities with discussion, linked with experimental activities on the contents covered. In the other class where there was no intervention from the interns, the sessions were idealized by the cooperating teacher, without these having an express purpose of deconstructing misconceptions (the control class). The students of both classes, regardless of differentiated strategies and activities, significantly decreased their misconceptions about the cardiovascular system, and it cannot be said that the intervention plan had been more effective. Some limitations of the study are also discussed, which seek to justify the non-existence of more significant gains in the experimental group.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, AntónioRCIPLGonçalves, Sara Filipa Francisco2021-03-02T10:08:25Z2020-07-072020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13008TID:202629856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:01.886079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico Gonçalves, Sara Filipa Francisco Ciências da natureza Conceções alternativas 2.º ciclo do ensino básico Sistema cardiovascular Misconceptions Cardiovascular system Natural sciences 2nd cycle of basic education |
title_short |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gonçalves, Sara Filipa Francisco |
author_facet |
Gonçalves, Sara Filipa Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, António RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sara Filipa Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da natureza Conceções alternativas 2.º ciclo do ensino básico Sistema cardiovascular Misconceptions Cardiovascular system Natural sciences 2nd cycle of basic education |
topic |
Ciências da natureza Conceções alternativas 2.º ciclo do ensino básico Sistema cardiovascular Misconceptions Cardiovascular system Natural sciences 2nd cycle of basic education |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 2020-07-07T00:00:00Z 2021-03-02T10:08:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13008 TID:202629856 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13008 |
identifier_str_mv |
TID:202629856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133481118203904 |