As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Catarina Sofia Pascoal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15729
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f78022b3c35c73238f4bccb64ceee19e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básicoConceções alternativasSistema cardiovascular humanoIntervenção2.º ciclo do ensino básicoMisconceptionsHuman cardiovascular systemIntervention2nd cycle of primary educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, é feita uma breve descrição dos estágios ocorridos no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2.º CEB, seguida de uma análise crítica e reflexiva, que compara a prática pedagógica em ambos os ciclos de ensino. Na segunda parte é apresentado um Estudo Empírico, desenvolvido com uma das turmas de 6.º ano de escolaridade, onde foi realizada a PES II. O estudo aborda a temática das Conceções Alternativas (CA) que os alunos apresentam sobre o funcionamento do sistema cardiovascular humano. Os principais objetivos do estudo foram: (i) identificar as CA que discentes apresentavam, inicialmente, sobre o sistema cardiovascular humano; (ii) elaborar uma sequência de atividades sobre este sistema, que visasse a desconstrução das CA identificadas; (iii) verificar a existência de mudanças nas CA, após a aplicação da sequência de atividades. Participaram no estudo 19 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. Em relação à metodologia utilizada, o estudo seguiu as características de uma investigação-ação. Para a recolha dos dados foi aplicado um questionário em duas fases distintas da investigação – no início, para identificar as CA e no final, para verificar a existência de mudanças. Como técnicas e métodos para análise dos dados obtidos recorreram-se a técnicas de análise estatística e de análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram identificar as principais CA dos alunos sobre o sistema cardiovascular humano e a demonstraram que a aplicação da sequência de atividades planificada se revelou eficaz para a desconstrução de algumas das CA detetadas.This report was developed within the Supervised Teaching Practice II and is divided into two sections. In the first part, it is presented a summary description of the teaching pratice that occurred in the 1st Cycle of Primary Education and in the 2nd Cycle of Primary Education. It also proposes a critical and reflective analysis that compares the pedagogic pratice that took place in both cycles. In the second part, it presenteds an empirical study, conducted with one of 6th grade classrooms, where the Supervised Teaching Practice II occured. The study is about the misconceptions students hold about the functioning of the human cardiovascular system. The main purpose of the study is to (i) identify the students’ misconceptions about the cardiovascular system; (ii) elaborate a sequence of activities that could solve those misconceptions and (iii) verify if there had been any changes in the students’ misconceptions regarding the cardiovascular system, after the activities had been applied. There were 19 participants on the study, between the ages of 11 and 12 years old. Regarding the methodology used, the study followed the characteristics of an action reaserch. To collect the data from the students a questionnaire was applied both in the beggining of the intervention and at the end. In order to analyze the data obtained, techniques such as statistical analysis and content analysis were used. The results of the study allowed the identification of the misconceptions about the cardiovascular system that the students held and proved that the sequence of activities was effective in the deconstruction of some of the misconceptions identified.Valente, BianorRCIPLCoelho, Catarina Sofia Pascoal2023-03-01T10:06:36Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15729TID:203194756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:21.147553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
title As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
spellingShingle As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
Coelho, Catarina Sofia Pascoal
Conceções alternativas
Sistema cardiovascular humano
Intervenção
2.º ciclo do ensino básico
Misconceptions
Human cardiovascular system
Intervention
2nd cycle of primary education
title_short As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
title_full As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
title_fullStr As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
title_sort As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básico
author Coelho, Catarina Sofia Pascoal
author_facet Coelho, Catarina Sofia Pascoal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Bianor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Catarina Sofia Pascoal
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções alternativas
Sistema cardiovascular humano
Intervenção
2.º ciclo do ensino básico
Misconceptions
Human cardiovascular system
Intervention
2nd cycle of primary education
topic Conceções alternativas
Sistema cardiovascular humano
Intervenção
2.º ciclo do ensino básico
Misconceptions
Human cardiovascular system
Intervention
2nd cycle of primary education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-12-13T00:00:00Z
2023-03-01T10:06:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15729
TID:203194756
url http://hdl.handle.net/10400.21/15729
identifier_str_mv TID:203194756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506073264128