A criação de um plano de marketing: o caso da marca Sildel – We Think Cork

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Arca, Gustavo de Sousa Tavares Pé
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34517
Resumo: O plano de marketing está na origem da realização de escolhas racionais sobre o que se deve fazer e evitar, quando se trata de alcançar de forma eficaz o mercado alvo. O presente projeto tem como objetivo a elaboração de um primeiro plano de marketing para a Sildel – We Think Cork, uma nova marca de mobiliário, decoração e iluminação de luxo portuguesa, que utiliza a cortiça genuína como elemento core dos seus produtos, focados na inovação e sustentabilidade. Para a concretização deste projeto foi realizada uma revisão de literatura sobre a forma e conteúdo de um plano de marketing, bem como sobre as características do mercado e do consumidor de bens de luxo. Posteriormente, foi realizado um estudo de mercado no contexto nacional, em que se procurou analisar a recetividade e as motivações dos consumidores para a aquisição de peças de mobiliário de luxo. Para este efeito, foi adotada uma metodologia quantitativa por via da aplicação de um questionário via online, a uma amostra não probabilística por conveniência constituída por 402 respostas válidas, e os dados foram analisados estatisticamente recorrendo ao software IBM SPSS Statistics versão 28.0.0.0. A análise inferencial evidenciou uma correlação estatisticamente significativa para suportar um total de 8 das 11 hipóteses formuladas no modelo de investigação. Os resultados destacam o impacto e importância que as marcas de luxo têm ao nível das emoções do consumidor, transmitindo-lhe felicidade, autenticidade e sofisticação, traduzindo-se na vontade deste em estar associado a elas. A revisão de literatura e o estudo de mercado permitiram elaborar o plano de marketing, assente na estrutura proposta por Burk Wood (2017), no qual é delineada uma estratégia para a Sildel – We Think Cork, são definidos os objetivos e explicitados as táticas de execução e planeamento de ações para a marca. Por fim, são apresentadas as limitações do projeto e recomendadas algumas direções de investigação futura.
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