O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37290 |
Resumo: | Grande parte das organizações atravessam constantemente o desafio de se adaptarem às mudanças que se fazem sentir à escala global. As gerações são um dos desafios que as organizações devem saber gerir, pois são hoje uma realidade que não se limita à existência de apenas uma ou duas gerações, mas sim de uma verdadeira convivência geracional. As organizações devem garantir uma constante atualização e preocupação com as diferentes gerações, garantindo um acompanhamento personalizado, demonstrando que se preocupam em estar informados sobre as diferentes características de cada geração. Grande parte do sucesso da gestão de pessoas depende da eficácia da comunicação interna, sendo que é através de uma boa implementação que se garante que os colaboradores estejam motivados e que apresentem níveis de engagement elevados. Perante uma existência de diferentes gerações, a maneira de comunicar multiplica-se por tantas vezes quantas as gerações existentes, sendo fulcral que esta realidade não seja entendida como um problema, mas sim como uma oportunidade de crescimento e de sucesso organizacional. Ao considerar a cultura organizacional da Siemens Portugal implica que se considerem as quatro diferentes gerações presentes na organização, desde os Baby Boomers com um estilo de comunicação mais diplomático aos recém-chegados membros da Geração Z que para eles a comunicação só faz sentido se for complementada por tecnologia. Neste sentido, a comunicação interna e o seu contributo nos níveis de engagement dos colaboradores tem vindo a ser alvo de estudo, pois a sua eficácia pode conduzir a resultados organizacionais bastante positivos. Assim, de forma a conhecer-se os níveis de engagement das diferentes gerações de colaboradores, pretendeu-se estudar qual o impacto que a comunicação interna detém sobre esta variável e, de que forma as diferentes gerações percecionam o contributo da mesma. Nesta dissertação foi possível concluir que todas as gerações presentes na Siemens Portugal valorizam o papel da comunicação interna e que o bom funcionamento da mesma influência positivamente os níveis de engagement dos colaboradores. |
id |
RCAP_68a99db231610f2029c06b7abcedfa41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens PortugalGeraçõesComunicação internaCultura organizacionalGenerationsInternal communicationEngagementOrganizational cultureDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoGrande parte das organizações atravessam constantemente o desafio de se adaptarem às mudanças que se fazem sentir à escala global. As gerações são um dos desafios que as organizações devem saber gerir, pois são hoje uma realidade que não se limita à existência de apenas uma ou duas gerações, mas sim de uma verdadeira convivência geracional. As organizações devem garantir uma constante atualização e preocupação com as diferentes gerações, garantindo um acompanhamento personalizado, demonstrando que se preocupam em estar informados sobre as diferentes características de cada geração. Grande parte do sucesso da gestão de pessoas depende da eficácia da comunicação interna, sendo que é através de uma boa implementação que se garante que os colaboradores estejam motivados e que apresentem níveis de engagement elevados. Perante uma existência de diferentes gerações, a maneira de comunicar multiplica-se por tantas vezes quantas as gerações existentes, sendo fulcral que esta realidade não seja entendida como um problema, mas sim como uma oportunidade de crescimento e de sucesso organizacional. Ao considerar a cultura organizacional da Siemens Portugal implica que se considerem as quatro diferentes gerações presentes na organização, desde os Baby Boomers com um estilo de comunicação mais diplomático aos recém-chegados membros da Geração Z que para eles a comunicação só faz sentido se for complementada por tecnologia. Neste sentido, a comunicação interna e o seu contributo nos níveis de engagement dos colaboradores tem vindo a ser alvo de estudo, pois a sua eficácia pode conduzir a resultados organizacionais bastante positivos. Assim, de forma a conhecer-se os níveis de engagement das diferentes gerações de colaboradores, pretendeu-se estudar qual o impacto que a comunicação interna detém sobre esta variável e, de que forma as diferentes gerações percecionam o contributo da mesma. Nesta dissertação foi possível concluir que todas as gerações presentes na Siemens Portugal valorizam o papel da comunicação interna e que o bom funcionamento da mesma influência positivamente os níveis de engagement dos colaboradores.Most organizations are constantly facing the challenge of adapting to changes on a global scale. The generations are one of the challenges that organizations must know how to manage, because they are today a reality that is not limited to the existence of only one or two generations, but a true generational coexistence. Organizations must guarantee a constant updating and concern with the different generations, guaranteeing a personalized follow-up, showing that they are concerned about being informed about the different characteristics of each generation. A great part of the success of people management depends on the effectiveness of internal communication, and it is through a good implementation that it is guaranteed that employees are motivated and have high levels of engagement. Faced with the existence of different generations, the way to communicate is multiplied as many times as the existing generations, being crucial that this reality is not understood as a problem, but rather as an opportunity for growth and organizational success. When considering Siemens Portugal's organizational culture, it implies considering the four different generations present in the organization, from Baby Boomers with a more diplomatic style of communication to the newcomers who are members of Generation Z that for them, communication only makes sense if complemented by technology. In this sense, internal communication and its contribution in the levels of employee engagement has been the target of study, because its effectiveness can lead to very positive organizational results. Thus, in order to know the levels of engagement of the different generations of employees, it was intended to study what impact internal communication has on this variable and how the different generations perceive its contribution. In this dissertation it was possible to conclude that all generations present at Siemens Portugal value the role of internal communication and that the good functioning of the same influence positively influences the levels of employee engagement.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Carolina Wimmer de Carvalho Perez da2022-04-08T10:20:17Z2021-02-252020-112021-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37290TID:202731456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:19.988188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal |
title |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal |
spellingShingle |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal Cunha, Carolina Wimmer de Carvalho Perez da Gerações Comunicação interna Cultura organizacional Generations Internal communication Engagement Organizational culture Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal |
title_full |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal |
title_fullStr |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal |
title_full_unstemmed |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal |
title_sort |
O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal |
author |
Cunha, Carolina Wimmer de Carvalho Perez da |
author_facet |
Cunha, Carolina Wimmer de Carvalho Perez da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Carolina Wimmer de Carvalho Perez da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerações Comunicação interna Cultura organizacional Generations Internal communication Engagement Organizational culture Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Gerações Comunicação interna Cultura organizacional Generations Internal communication Engagement Organizational culture Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Grande parte das organizações atravessam constantemente o desafio de se adaptarem às mudanças que se fazem sentir à escala global. As gerações são um dos desafios que as organizações devem saber gerir, pois são hoje uma realidade que não se limita à existência de apenas uma ou duas gerações, mas sim de uma verdadeira convivência geracional. As organizações devem garantir uma constante atualização e preocupação com as diferentes gerações, garantindo um acompanhamento personalizado, demonstrando que se preocupam em estar informados sobre as diferentes características de cada geração. Grande parte do sucesso da gestão de pessoas depende da eficácia da comunicação interna, sendo que é através de uma boa implementação que se garante que os colaboradores estejam motivados e que apresentem níveis de engagement elevados. Perante uma existência de diferentes gerações, a maneira de comunicar multiplica-se por tantas vezes quantas as gerações existentes, sendo fulcral que esta realidade não seja entendida como um problema, mas sim como uma oportunidade de crescimento e de sucesso organizacional. Ao considerar a cultura organizacional da Siemens Portugal implica que se considerem as quatro diferentes gerações presentes na organização, desde os Baby Boomers com um estilo de comunicação mais diplomático aos recém-chegados membros da Geração Z que para eles a comunicação só faz sentido se for complementada por tecnologia. Neste sentido, a comunicação interna e o seu contributo nos níveis de engagement dos colaboradores tem vindo a ser alvo de estudo, pois a sua eficácia pode conduzir a resultados organizacionais bastante positivos. Assim, de forma a conhecer-se os níveis de engagement das diferentes gerações de colaboradores, pretendeu-se estudar qual o impacto que a comunicação interna detém sobre esta variável e, de que forma as diferentes gerações percecionam o contributo da mesma. Nesta dissertação foi possível concluir que todas as gerações presentes na Siemens Portugal valorizam o papel da comunicação interna e que o bom funcionamento da mesma influência positivamente os níveis de engagement dos colaboradores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2021-02-25 2021-02-25T00:00:00Z 2022-04-08T10:20:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/37290 TID:202731456 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/37290 |
identifier_str_mv |
TID:202731456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132024836980736 |