Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17237
Resumo: O presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela).
id RCAP_68add51a8f88f1d0efe731127c7dea4e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarraAlaúdeGuitarraAdaptação pedagógicaIniciação instrumentalEnsino à distânciaPrática educativaLuteGuitarPedagogical adaptationInstrumental initiationDistance learningEducational practiceO presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela).This internship report refers to the Supervised Teaching Practice curricular unit and reflects the work developed during the Master in Music Teaching - Instrument, lute with the aim of promoting lute teaching in Portugal. Specifically, elements related to the internship held at the Artistic School of the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian, Aveiro (Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro) and the intervention project Adaptation to the lute: initiation to the instrument using the guitar are presented. The intervention project was developed in order to analyze the adaptation to the lute after initiation to the instrument and associated repertoire through an adapted guitar. The intervention project lasted six weeks an was divided into three main phases: study of literature and analysis of necessary changes to the guitar, online classes based on compiled content for initiation to the lute and classroom contact with the lute, respective hearing and appreciation of the transition of instruments. At the end of the project, the viability of this approach for the lute initiation was verified. However, beginning lute study from a lute is preferable. For future projects, we intend to analyze the possibility of adapting de 3/4 guitars to begin studying the by changing the strings to resemble a 6-order viola (commonly called vihuela).Sanches, Hugo SoeiroAbreu, CarlosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes2021-03-02T16:17:17Z2021-02-192021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17237TID:202655067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:27.000854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
title Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
spellingShingle Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes
Alaúde
Guitarra
Adaptação pedagógica
Iniciação instrumental
Ensino à distância
Prática educativa
Lute
Guitar
Pedagogical adaptation
Instrumental initiation
Distance learning
Educational practice
title_short Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
title_full Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
title_fullStr Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
title_full_unstemmed Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
title_sort Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
author Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes
author_facet Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Hugo Soeiro
Abreu, Carlos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Alaúde
Guitarra
Adaptação pedagógica
Iniciação instrumental
Ensino à distância
Prática educativa
Lute
Guitar
Pedagogical adaptation
Instrumental initiation
Distance learning
Educational practice
topic Alaúde
Guitarra
Adaptação pedagógica
Iniciação instrumental
Ensino à distância
Prática educativa
Lute
Guitar
Pedagogical adaptation
Instrumental initiation
Distance learning
Educational practice
description O presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-02T16:17:17Z
2021-02-19
2021-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17237
TID:202655067
url http://hdl.handle.net/10400.22/17237
identifier_str_mv TID:202655067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473448534016