Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17237 |
Resumo: | O presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela). |
id |
RCAP_68add51a8f88f1d0efe731127c7dea4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17237 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarraAlaúdeGuitarraAdaptação pedagógicaIniciação instrumentalEnsino à distânciaPrática educativaLuteGuitarPedagogical adaptationInstrumental initiationDistance learningEducational practiceO presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela).This internship report refers to the Supervised Teaching Practice curricular unit and reflects the work developed during the Master in Music Teaching - Instrument, lute with the aim of promoting lute teaching in Portugal. Specifically, elements related to the internship held at the Artistic School of the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian, Aveiro (Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro) and the intervention project Adaptation to the lute: initiation to the instrument using the guitar are presented. The intervention project was developed in order to analyze the adaptation to the lute after initiation to the instrument and associated repertoire through an adapted guitar. The intervention project lasted six weeks an was divided into three main phases: study of literature and analysis of necessary changes to the guitar, online classes based on compiled content for initiation to the lute and classroom contact with the lute, respective hearing and appreciation of the transition of instruments. At the end of the project, the viability of this approach for the lute initiation was verified. However, beginning lute study from a lute is preferable. For future projects, we intend to analyze the possibility of adapting de 3/4 guitars to begin studying the by changing the strings to resemble a 6-order viola (commonly called vihuela).Sanches, Hugo SoeiroAbreu, CarlosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes2021-03-02T16:17:17Z2021-02-192021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17237TID:202655067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:27.000854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra |
title |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra |
spellingShingle |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes Alaúde Guitarra Adaptação pedagógica Iniciação instrumental Ensino à distância Prática educativa Lute Guitar Pedagogical adaptation Instrumental initiation Distance learning Educational practice |
title_short |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra |
title_full |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra |
title_fullStr |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra |
title_full_unstemmed |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra |
title_sort |
Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra |
author |
Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes |
author_facet |
Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanches, Hugo Soeiro Abreu, Carlos Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alaúde Guitarra Adaptação pedagógica Iniciação instrumental Ensino à distância Prática educativa Lute Guitar Pedagogical adaptation Instrumental initiation Distance learning Educational practice |
topic |
Alaúde Guitarra Adaptação pedagógica Iniciação instrumental Ensino à distância Prática educativa Lute Guitar Pedagogical adaptation Instrumental initiation Distance learning Educational practice |
description |
O presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-02T16:17:17Z 2021-02-19 2021-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17237 TID:202655067 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17237 |
identifier_str_mv |
TID:202655067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473448534016 |