Potencialidades e fragilidades na aplicação do modelo de educação desportiva, no contexto das práticas de ensino supervisionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, André Manuel Vilaça da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35749
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
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spelling Potencialidades e fragilidades na aplicação do modelo de educação desportiva, no contexto das práticas de ensino supervisionadasMerits and weaknesses in applying the model of sports education, in the supervised teaching practice contextModelo de educação desportivaFormação de professores de EFModelos de ensinoPráticas de ensino supervisionadasEducação físicaBadmíntonSports education modelPE teacher educationTeaching modelsSupervised teaching practicesPhysical education796:372.879.6372.879.6:796Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório surge no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas, no Curso do 2º Ciclo de formação de Professores em Educação Física (EF). Trata-se da conclusão de um percurso de formação em contexto universitário e na escola cooperante, onde tivemos a oportunidade de prosseguir a profissionalização de modo a nos tornarmos professores de EF, numa caminhada em que foi muito importante alargar os conhecimentos, teóricos e práticos da profissão de professor. Neste percurso desenvolvemos e aprofundamos conhecimentos que abarcam as dimensões formação académica, prática letiva, não letiva e de investigação, todos estes centrais para a preparação profissional de base. Este relatório científico contempla as atividades de práticas de Ensino Supervisionadas realizadas na Escola Cooperante, de forma fundamentada com o relato de atividades e as suas implicações teóricopráticas, que envolveram o processo da prática pedagógica, a integração profissional, a investigação em contexto pedagógico e a mobilização dos conhecimentos teóricos desenvolvidos na componente curricular do curso. Este trabalho reflete, no imediato, as atividades docentes efetuadas no serviço letivo realizado na turma atribuída e nas atividades complementares da formação realizadas em contexto escolar. Todos estes, na perspetiva de experimentação e análise com vista a influenciar boas práticas nestes domínios. Além disso, integra a componente de investigação científica implementada através de um estudo no contexto de Práticas de Ensino Supervisionadas, sobre o tema: “Potencialidades e fragilidades na aplicação do Modelo de Educação Desportiva, no contexto das Práticas de Ensino Supervisionadas”, para adquirir competências de investigação centrada na escola e para conhecer melhor o Modelo de Educação Desportiva, nas perspetivas teórica e prática, e assim melhor capacitarmos para a implementação futura. Do ponto de vista metodológico, optamos pela metodologia quantitativa, onde fizemos uso do questionário como técnica de recolha de dados, os quais foram analisados com base no programa IBM SPSS Statistics 22. A amostra foi constituída por 32 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos, pertencentes ao 12ºanos de escolaridade da Escola Cooperante - Escola Secundária do Distrito de Braga. As principais conclusões do estudo revelam que este modelo tem grande potencial motivador e autonomizador dos alunos, pois permite atribuir-lhes papéis e responsabilidades fundamentais para a prática desportiva, sendo também um impulsionador de competências transversais como sejam responsabilidade, disciplina e autonomia. Este modelo tem maior aplicabilidade nos jovens que ainda não praticam qualquer modalidade desportiva, pois os que já praticam seguem um percurso idêntico, não sendo por isso uma inovação para estes. O modelo facilita a aprendizagem das modalidades desportivas e dos papéis desportivos, através da mediação do processo de ensino e aprendizagem interativos entre o professor e o aluno. A finalizar, em todo este processo de formação que foi iniciado há dois anos atrás e que culmina na defesa pública deste relatório, são inúmeras as aprendizagens científicas, técnicas, práticas conseguidas nas áreas de conhecimentos em EF, Educação e Formação de Professores, e outras ciências que de forma complementar foram sendo essenciais para a nossa formação integral como professores. O culminar deste processo com a aplicação de conhecimentos foi sobremaneira importante para perceber os adquiridos e para repensar a formação na perspetiva de formação ao longo da vida e do desenvolvimento profissional.The following report comes within the framework of the Supervised Teaching Practices, from the 2nd year course of the 2nd cycle in Physical Education Teaching training. It represents the ending of a training pathway both in a university context and in the cooperative school, where we had the opportunity to pursue teaching training in Physical Education. It was a very important journey in order to broaden the theoretical and practical knowledge in the teaching profession. During this pathway, we have developed and deepened knowledge that comprises central dimensions in the profession, such as academic education, teaching and non-teaching practices and also investigation. This scientific report addresses the activities of Supervised Teaching Practices performed in the Cooperating School, reasoned with reporting of activities and their theoretical and practical implications, involving the process of pedagogical practice, professional integration, research on pedagogical context and form mobilization of theoretical knowledge acquired in the curricular component of the course. This work clearly reflects the teaching activities carried out in school service, both the ones performed in the assigned class and the additional training activities developed in the school context. This was done from an experimental and analytical perspective in order to influence good practice in these areas. Furthermore, it incorporates a scientific investigation component through a study in the Supervised Teaching Practices context, on the theme of “The potential and fragilities of the Sports Education Model, in the Supervised Teaching Practices Context”. The aim was to develop skills in the education research field focused on the school context as well as to broaden the knowledge on the Sports Education Model, both in a theoretical and practical manner, in order to become capable of applying it in the future. In the methodological point of view, we chose a quantitative methodology, using questionnaires as a data collection strategy. They were analyzed taking as reference the IBM SPSS Statistics 22 program. The sample consisted of 32 students, of both sexes, aged between 17 and 20 years, of the 12th grade of the Cooperating School – A Secondary School in the District of Braga. The main conclusions of this study show that this model has a great potential on motivating and making students more autonomous, as it enables the assignment of roles and responsibilities, which are vital to sports activities. Also, it develops transversal skills, such as responsibility, discipline and autonomy. This model is more applicable in young people not yet taking any sport, as those who are already taking one will follow a similar path, and therefore it is not something new for them. The model enables the study of sports activities and sports roles, through the mediation of the process of teaching and interactive learning between teacher and student. To conclude, during this training process that started two years ago and ends with the public exam of this report, there are numerous scientific learning processes, techniques, practices achieved in the areas of knowledge in PE, Education and Teacher Training, and other sciences that were, in a complementary sense, essential to our training as teachers. This process culminated with the application of the knowledge learned, which was particularly important to understand the acquired skills and to reflect on education from the perspective of life-long learning and professional development.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoRocha, André Manuel Vilaça da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35749por201406845info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:05.316820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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