Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35737 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
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Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de casoThe impact of the sports education modle according to gender: case studyModelo de educação desportivaInovaçãoEnvolvimentoSports educationInnovationInvolvement796:372.879.6372.879.6:796Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO Modelo de Educação Desportiva (MED) assenta num ensino das unidades didáticas (UD), mais próximo da realidade dos desportos federados, com o intuito de promover, num ambiente mais contextualizado, um maior envolvimento por parte de todos os alunos nas unidades, tornando-os agentes proativos em todo o processo de ensino aprendizagem, promovendo a aquisição de várias competências e valores, concretamente a cooperação, disciplina, superação, socialização, respeito, competências a nível da organização de eventos, entre outras e, em paralelo, o desenvolvimento das capacidades motoras. A intenção de aplicar o MED nas aulas de EF, visou potenciar, de uma forma inovadora, uma maneira diferente e eficaz de ensinar e aprender as UD. Neste estudo exploratório, investigou-se o impacto da aplicação do MED, segundo o género, ao longo do 1º período, na UD de badmínton, em alunos do 12º ano do ensino secundário regular de uma escola secundária de Braga. Para a realização desta investigação, contou-se com uma amostra de 32 alunos (14 do género feminino e 18 do género masculino) com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos. Como instrumento de recolha de dados, foi aplicado um questionário onde constavam questões relacionadas com as características do MED, centrando-se nos fatores positivos do modelo, bem como, na sua eficácia e valência pedagógica. Após analisar os resultados, constatou-se que o impacto da aplicação do MED foi muito positivo em ambos os géneros, corroborando a literatura pesquisada. Comparando entre géneros o impacto da aplicação do modelo, verificaram-se ligeiras diferenças, tendo-se registado um impacto do MED ligeiramente superior no género feminino, sobretudo relativamente aos aspetos positivos do modelo e em relação à sua valência pedagógica. Ao avaliar os dados relativos à eficácia pedagógica do MED ou, como designa a literatura, a componente competência do MED, os rapazes registaram valores superiores às raparigas.The Sport Education Model (SE) is based on a teaching of the didactic units , closer to the federated sports reality, with the intention of promoting, in a more contextualized approach, greater involvement by all students in the didactic units ( DU) , making them proactive agents in the whole teaching and learning process promoting the acquisition of various skills and values , namely cooperation, discipline, resilience, socialization, respect, as well as expertise in the organization of events, among others , along with the development of their motor skills . The application of the SE in PE classes aimed to enhance, in a new way, a different and effective approach to the learning and teaching of the DU. In this exploratory study, it was investigated the impact of the SE, according to gender, throughout the first term in the badminton DU in 12th grade students of upper secondary education in a Secondary School located in Braga. While carrying out this research, it was taken into account a sample of 32 students (14 female and 18 male), aged between 16 and 19 years old. As an instrument of data collection, it was applied a questionnaire which contained questions relating to the SE characteristics, which focused on the positive aspects of the model as well as on its effectiveness and teaching valence. After analyzing the results, it was found that the impact of the SE implementation has been very positive for both genders, sustaining the researched literature. Comparing the gender impact of the application of the model, there were slight differences, registering a slightly higher SE impact in females, mainly relating to the positive aspects of the model and to its pedagogical valence. Assessing the SE educational effectiveness data, or as in literature, the SE competence component, boys recorded higher values than girls.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoSilva, Sónia20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35737por201471973info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:46.931408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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