Influenciadores digitais e o seu poder de influência no processo de decisão de compra e na construção da lealdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, João Carlos da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27865
Resumo: O presente trabalho de investigação analisa a influência dos influenciadores digitais e a sua importância no processo de tomada de decisão de compra e na construção da lealdade ao influenciador e à marca, tendo em conta diversos fatores relacionados com as etapas deste processo. Assume-se uma perspetiva de marketing, especificamente dedicada ao comportamento de consumidor, ao centrar a análise nas perceções, avaliações e experiências vividas pelos utilizadores de redes sociais que seguem influenciadores. Na revisão da literatura, aborda-se a temática do marketing digital e os principais conceitos associados a este tema. Revê-se, ainda, o conceito de influenciador e dos formatos de influência. Por fim, tenta-se compreender o papel que os influenciadores digitais desempenham no processo de tomada de decisão de compra. Desenvolve-se, de seguida, um modelo conceptual e formulam-se dezassete hipóteses que são testadas na parte empírica da tese, recorrendo a um inquérito por questionário com aplicação online, distribuído através de redes sociais. Foi obtida uma amostra de 207 respondentes, o que permite analisar os comportamentos e as perceções dos utilizadores de redes sociais, com recurso a análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos indicam que a realização de avaliações de produtos por influenciadores, a existência de relação de proximidade entre o influenciador e o seguidor e a maior regularidade de publicação afetam positivamente o reconhecimento da necessidade e a busca de informação. Por sua vez, a existência de relação de proximidade entre o influenciador e o seguidor, a maior regularidade de publicação e o reconhecimento de necessidade e a busca de informação influenciam positivamente a decisão de compra. Finalmente, a maior credibilidade do influenciador, o menor número de seguidores, a realização de avaliações de produtos, a existência de relação de proximidade entre o influenciador e o seguidor e a decisão de compra assumem um papel importante e positivo na construção da lealdade ao influenciador e à marca.
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