As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/3949 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_690f6d9f84bdd133fe48a627803e02a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básicoTecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)Podcast1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)Prática de ensino supervisionadaInformation Technology and Communication (ITC)Podcast1st Cycle of Basic Education (1ºCBE)Supervised teaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) tem vindo a aumentar significativamente na atual «Sociedade de Informação», o que veio proporcionar avanços tecnológicos e transformações que influenciaram amplamente a educação a todos os níveis. Por essa razão torna-se fundamental a integração das TIC nas escolas e a inclusão de recursos tecnológicos digitais no processo de ensino e de aprendizagem. A investigação proposta pretendeu tornar mais claro quais as potencialidades da utilização em contexto educativo do Podcast no 1º Ciclo de Ensino Básico. Como tal, os principais objetivos aos quais se procurou dar resposta pretenderam promover a utilização das TIC em contexto educativo, integrar a ferramenta digital Podcast em contexto educativo, recolher opiniões dos professores relativamente às potencialidades do Podcast como ferramenta pedagógica e avaliar o impacto da utilização do Podcast no processo de ensino e de aprendizagem. A implementação da investigação supracitada ocorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1º CEB (PES1CEB) com uma turma de alunos do 2º ano de escolaridade da Escola Básica Quinta da Granja de Castelo Branco. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, na qual se privilegiou uma investigação-ação que envolveu um grupo particular de alunos (a turma do 2ºA) atribuído na PES1CEB e a utilização do Podcast como software educativo. As técnicas e instrumentos aplicados na recolha e análise de dados foram a observação participante e as notas de campo, o inquérito por questionário e o inquérito por entrevista (análise de conteúdo). Os resultados da investigação, através da triangulação de dados, vieram demonstrar que em termos comparativos, a utilização do Podcast veio promover os níveis de motivação dos alunos, tornando-se uma forma eficaz de aproximar os alunos dos objetivos didático-pedagógicos e de superação a nível espaciotemporal. As TIC e o professor devem ser utilizados em consonância e aliados entre si na promoção de melhores aprendizagens no processo de ensino e de aprendizagem. Contudo, deverão também ser mencionadas as principais limitações encontradas no decorrer da investigação, como o facto de sermos investigadores principiantes e inexperientes, a escassez de tempo disponibilizado para a realização da PES1CEB e ainda a impossibilidade de generalização dos dados obtidos, uma vez que a investigação se desenrolou apenas com uma turma do 2º ano do 1º CEB.The use of Information Technology and Communication (ITC) has increased significantly in the current "Information Society", which has provided technological advances transformations that widely influenced education at all levels. For this reason it is fundamental to the integration of ITC in schools and the inclusion of digital technology resources in the teaching process and learning. The research proposal intended to make clear the potential use in educational context of Podcast in the 1st basic education cycle. As such, the main objectives to which they sought to intended response promote the use of ITC in educational contexts, integrating digital tool Podcast in an educational context, collect teachers' views Podcast's potential as a pedagogical tool and evaluate the impact of using Podcast in the process of teaching and learning. The implementation of the research occurred during the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB (PES1CEB) with a group of students from 2nd grade of Primary School, Quinta da Granja, Castelo Branco. The methodology assumed a qualitative research, which favored an investigation-action involving a particular group of students (the class of 2a) assigned in PES1CEB and the use of Podcast as educational software. The techniques and instruments used in data collection and analysis were participant observation and field notes, the questionnaire survey and interview survey (content analysis). The research results through the triangulation of data, have shown that in comparison, the use of Podcast came to promote the levels of student motivation, making it an effective way to bring students of didactic and pedagogical objectives and overcoming the spatial-temporal level. ITC and the teacher should be used in line with each other and allies in promoting better learning in the process of teaching and learning. However, it should also be mentioned the main limitations encountered in the course of the investigation, the fact that being primary and inexperienced investigators, the lack of time available to perform the PES1CEB and the impossibility to generalize the data, since the investigation unfolded only with one class of the 2nd year of the 1st CEB.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoHenriques, Joana Rita dos Santos2016-04-05T10:36:19Z2016-02-182016-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3949TID:201108658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:42:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:59.714138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico |
title |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico Henriques, Joana Rita dos Santos Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Podcast 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) Prática de ensino supervisionada Information Technology and Communication (ITC) Podcast 1st Cycle of Basic Education (1ºCBE) Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Henriques, Joana Rita dos Santos |
author_facet |
Henriques, Joana Rita dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Joana Rita dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Podcast 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) Prática de ensino supervisionada Information Technology and Communication (ITC) Podcast 1st Cycle of Basic Education (1ºCBE) Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Podcast 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) Prática de ensino supervisionada Information Technology and Communication (ITC) Podcast 1st Cycle of Basic Education (1ºCBE) Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-05T10:36:19Z 2016-02-18 2016-02-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/3949 TID:201108658 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/3949 |
identifier_str_mv |
TID:201108658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130811184709632 |