As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Joana Rita dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/3949
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_690f6d9f84bdd133fe48a627803e02a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básicoTecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)Podcast1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)Prática de ensino supervisionadaInformation Technology and Communication (ITC)Podcast1st Cycle of Basic Education (1ºCBE)Supervised teaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) tem vindo a aumentar significativamente na atual «Sociedade de Informação», o que veio proporcionar avanços tecnológicos e transformações que influenciaram amplamente a educação a todos os níveis. Por essa razão torna-se fundamental a integração das TIC nas escolas e a inclusão de recursos tecnológicos digitais no processo de ensino e de aprendizagem. A investigação proposta pretendeu tornar mais claro quais as potencialidades da utilização em contexto educativo do Podcast no 1º Ciclo de Ensino Básico. Como tal, os principais objetivos aos quais se procurou dar resposta pretenderam promover a utilização das TIC em contexto educativo, integrar a ferramenta digital Podcast em contexto educativo, recolher opiniões dos professores relativamente às potencialidades do Podcast como ferramenta pedagógica e avaliar o impacto da utilização do Podcast no processo de ensino e de aprendizagem. A implementação da investigação supracitada ocorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1º CEB (PES1CEB) com uma turma de alunos do 2º ano de escolaridade da Escola Básica Quinta da Granja de Castelo Branco. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, na qual se privilegiou uma investigação-ação que envolveu um grupo particular de alunos (a turma do 2ºA) atribuído na PES1CEB e a utilização do Podcast como software educativo. As técnicas e instrumentos aplicados na recolha e análise de dados foram a observação participante e as notas de campo, o inquérito por questionário e o inquérito por entrevista (análise de conteúdo). Os resultados da investigação, através da triangulação de dados, vieram demonstrar que em termos comparativos, a utilização do Podcast veio promover os níveis de motivação dos alunos, tornando-se uma forma eficaz de aproximar os alunos dos objetivos didático-pedagógicos e de superação a nível espaciotemporal. As TIC e o professor devem ser utilizados em consonância e aliados entre si na promoção de melhores aprendizagens no processo de ensino e de aprendizagem. Contudo, deverão também ser mencionadas as principais limitações encontradas no decorrer da investigação, como o facto de sermos investigadores principiantes e inexperientes, a escassez de tempo disponibilizado para a realização da PES1CEB e ainda a impossibilidade de generalização dos dados obtidos, uma vez que a investigação se desenrolou apenas com uma turma do 2º ano do 1º CEB.The use of Information Technology and Communication (ITC) has increased significantly in the current "Information Society", which has provided technological advances transformations that widely influenced education at all levels. For this reason it is fundamental to the integration of ITC in schools and the inclusion of digital technology resources in the teaching process and learning. The research proposal intended to make clear the potential use in educational context of Podcast in the 1st basic education cycle. As such, the main objectives to which they sought to intended response promote the use of ITC in educational contexts, integrating digital tool Podcast in an educational context, collect teachers' views Podcast's potential as a pedagogical tool and evaluate the impact of using Podcast in the process of teaching and learning. The implementation of the research occurred during the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB (PES1CEB) with a group of students from 2nd grade of Primary School, Quinta da Granja, Castelo Branco. The methodology assumed a qualitative research, which favored an investigation-action involving a particular group of students (the class of 2a) assigned in PES1CEB and the use of Podcast as educational software. The techniques and instruments used in data collection and analysis were participant observation and field notes, the questionnaire survey and interview survey (content analysis). The research results through the triangulation of data, have shown that in comparison, the use of Podcast came to promote the levels of student motivation, making it an effective way to bring students of didactic and pedagogical objectives and overcoming the spatial-temporal level. ITC and the teacher should be used in line with each other and allies in promoting better learning in the process of teaching and learning. However, it should also be mentioned the main limitations encountered in the course of the investigation, the fact that being primary and inexperienced investigators, the lack of time available to perform the PES1CEB and the impossibility to generalize the data, since the investigation unfolded only with one class of the 2nd year of the 1st CEB.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoHenriques, Joana Rita dos Santos2016-04-05T10:36:19Z2016-02-182016-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3949TID:201108658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:42:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:59.714138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
title As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
Henriques, Joana Rita dos Santos
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
Podcast
1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)
Prática de ensino supervisionada
Information Technology and Communication (ITC)
Podcast
1st Cycle of Basic Education (1ºCBE)
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
title_full As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
title_sort As potencialidades da utilização em contexto educativo do podcast no 1º ciclo do ensino básico
author Henriques, Joana Rita dos Santos
author_facet Henriques, Joana Rita dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Joana Rita dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
Podcast
1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)
Prática de ensino supervisionada
Information Technology and Communication (ITC)
Podcast
1st Cycle of Basic Education (1ºCBE)
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
Podcast
1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)
Prática de ensino supervisionada
Information Technology and Communication (ITC)
Podcast
1st Cycle of Basic Education (1ºCBE)
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05T10:36:19Z
2016-02-18
2016-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/3949
TID:201108658
url http://hdl.handle.net/10400.11/3949
identifier_str_mv TID:201108658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130811184709632