Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17841
Resumo: A dissertação em questão visa evidenciar que relação pedagógica, afectos e motivação docente são factores imprescindíveis ao desenvolvimento discente no processo de ensino - aprendizagem de conteúdos programáticos, mais concretamente na disciplina de Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que a dimensão afectiva no processo de construção do conhecimento é crucial, dado não existir apenas uma aprendizagem cognitiva ou racional. Os alunos, ao entrarem na sala de aula de Língua Portuguesa, não deixam à porta da mesma a sua dimensão afectiva, sendo o pensar e sentir indissociáveis, uma vez que a acção educativa é uma acção humana e que possibilita laços de amizade entre educadores e educandos. O porquê de alguns alunos aprenderem melhor quando do surgimento destes factores na complexa tarefa de ensinar do que quando se verifica a ausência dos mesmos será objecto de introspecção, de análise e estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Este estudo pretendeu fazer o levantamento das ideias dos alunos, através da aplicação de um questionário aos alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca da importância atribuída à relação pedagógica e às implicações da mesma na evolução do sucesso educativo. No decorrer do estudo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se dados obtidos através de aplicação de um questionário a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade; ABSTRACT: The dissertation aims to evidence that the pedagogical relationship, affections and motivation teaching are key factors in the development process of student teaching – learning program content more specifically in the subject of the Portuguese Language. We started from the assumption that the affective dimension in the construction process of knowledge is crucial, since there is rational or cognitive learning. When students enter the Portuguese Language classroom, do not leave their affective dimension at the door, due to the fact that thinking and feeling are indivisible, since the educational action is human and allows the establishment of bonds of friendship among educators and students. The reason why some students learn best with the emergence of these factors on the complex task of teaching than when there is a lack of them shall be subject to insight, of analysis and study in the subject of Portuguese Language. This study aimed to survey the students' ideas, by applying a questionnaire to students in 2nd and 3rd cycle of basic education concerning the importance attributed to the relationship and the pedagogical implications of this in the evolution of educational success. During the study, we describe, analyze and interpret using obtained through application of a questionnaire students from 5th to 9th grade.
id RCAP_6935d6965fa68567fc4ffdb245ca761a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de casoRelação pedagógicaMotivaçãoAfetividadeLíngua portuguesaPedagogical relationshipMotivationAffectivityPortugueseA dissertação em questão visa evidenciar que relação pedagógica, afectos e motivação docente são factores imprescindíveis ao desenvolvimento discente no processo de ensino - aprendizagem de conteúdos programáticos, mais concretamente na disciplina de Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que a dimensão afectiva no processo de construção do conhecimento é crucial, dado não existir apenas uma aprendizagem cognitiva ou racional. Os alunos, ao entrarem na sala de aula de Língua Portuguesa, não deixam à porta da mesma a sua dimensão afectiva, sendo o pensar e sentir indissociáveis, uma vez que a acção educativa é uma acção humana e que possibilita laços de amizade entre educadores e educandos. O porquê de alguns alunos aprenderem melhor quando do surgimento destes factores na complexa tarefa de ensinar do que quando se verifica a ausência dos mesmos será objecto de introspecção, de análise e estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Este estudo pretendeu fazer o levantamento das ideias dos alunos, através da aplicação de um questionário aos alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca da importância atribuída à relação pedagógica e às implicações da mesma na evolução do sucesso educativo. No decorrer do estudo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se dados obtidos através de aplicação de um questionário a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade; ABSTRACT: The dissertation aims to evidence that the pedagogical relationship, affections and motivation teaching are key factors in the development process of student teaching – learning program content more specifically in the subject of the Portuguese Language. We started from the assumption that the affective dimension in the construction process of knowledge is crucial, since there is rational or cognitive learning. When students enter the Portuguese Language classroom, do not leave their affective dimension at the door, due to the fact that thinking and feeling are indivisible, since the educational action is human and allows the establishment of bonds of friendship among educators and students. The reason why some students learn best with the emergence of these factors on the complex task of teaching than when there is a lack of them shall be subject to insight, of analysis and study in the subject of Portuguese Language. This study aimed to survey the students' ideas, by applying a questionnaire to students in 2nd and 3rd cycle of basic education concerning the importance attributed to the relationship and the pedagogical implications of this in the evolution of educational success. During the study, we describe, analyze and interpret using obtained through application of a questionnaire students from 5th to 9th grade.Universidade de Évora2016-03-09T11:50:46Z2016-03-092011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17841http://hdl.handle.net/10174/17841porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:52.776066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
title Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
spellingShingle Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires
Relação pedagógica
Motivação
Afetividade
Língua portuguesa
Pedagogical relationship
Motivation
Affectivity
Portuguese
title_short Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
title_full Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
title_fullStr Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
title_full_unstemmed Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
title_sort Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
author Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires
author_facet Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Relação pedagógica
Motivação
Afetividade
Língua portuguesa
Pedagogical relationship
Motivation
Affectivity
Portuguese
topic Relação pedagógica
Motivação
Afetividade
Língua portuguesa
Pedagogical relationship
Motivation
Affectivity
Portuguese
description A dissertação em questão visa evidenciar que relação pedagógica, afectos e motivação docente são factores imprescindíveis ao desenvolvimento discente no processo de ensino - aprendizagem de conteúdos programáticos, mais concretamente na disciplina de Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que a dimensão afectiva no processo de construção do conhecimento é crucial, dado não existir apenas uma aprendizagem cognitiva ou racional. Os alunos, ao entrarem na sala de aula de Língua Portuguesa, não deixam à porta da mesma a sua dimensão afectiva, sendo o pensar e sentir indissociáveis, uma vez que a acção educativa é uma acção humana e que possibilita laços de amizade entre educadores e educandos. O porquê de alguns alunos aprenderem melhor quando do surgimento destes factores na complexa tarefa de ensinar do que quando se verifica a ausência dos mesmos será objecto de introspecção, de análise e estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Este estudo pretendeu fazer o levantamento das ideias dos alunos, através da aplicação de um questionário aos alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca da importância atribuída à relação pedagógica e às implicações da mesma na evolução do sucesso educativo. No decorrer do estudo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se dados obtidos através de aplicação de um questionário a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade; ABSTRACT: The dissertation aims to evidence that the pedagogical relationship, affections and motivation teaching are key factors in the development process of student teaching – learning program content more specifically in the subject of the Portuguese Language. We started from the assumption that the affective dimension in the construction process of knowledge is crucial, since there is rational or cognitive learning. When students enter the Portuguese Language classroom, do not leave their affective dimension at the door, due to the fact that thinking and feeling are indivisible, since the educational action is human and allows the establishment of bonds of friendship among educators and students. The reason why some students learn best with the emergence of these factors on the complex task of teaching than when there is a lack of them shall be subject to insight, of analysis and study in the subject of Portuguese Language. This study aimed to survey the students' ideas, by applying a questionnaire to students in 2nd and 3rd cycle of basic education concerning the importance attributed to the relationship and the pedagogical implications of this in the evolution of educational success. During the study, we describe, analyze and interpret using obtained through application of a questionnaire students from 5th to 9th grade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2016-03-09T11:50:46Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17841
http://hdl.handle.net/10174/17841
url http://hdl.handle.net/10174/17841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581181767680