Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17841 |
Resumo: | A dissertação em questão visa evidenciar que relação pedagógica, afectos e motivação docente são factores imprescindíveis ao desenvolvimento discente no processo de ensino - aprendizagem de conteúdos programáticos, mais concretamente na disciplina de Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que a dimensão afectiva no processo de construção do conhecimento é crucial, dado não existir apenas uma aprendizagem cognitiva ou racional. Os alunos, ao entrarem na sala de aula de Língua Portuguesa, não deixam à porta da mesma a sua dimensão afectiva, sendo o pensar e sentir indissociáveis, uma vez que a acção educativa é uma acção humana e que possibilita laços de amizade entre educadores e educandos. O porquê de alguns alunos aprenderem melhor quando do surgimento destes factores na complexa tarefa de ensinar do que quando se verifica a ausência dos mesmos será objecto de introspecção, de análise e estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Este estudo pretendeu fazer o levantamento das ideias dos alunos, através da aplicação de um questionário aos alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca da importância atribuída à relação pedagógica e às implicações da mesma na evolução do sucesso educativo. No decorrer do estudo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se dados obtidos através de aplicação de um questionário a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade; ABSTRACT: The dissertation aims to evidence that the pedagogical relationship, affections and motivation teaching are key factors in the development process of student teaching – learning program content more specifically in the subject of the Portuguese Language. We started from the assumption that the affective dimension in the construction process of knowledge is crucial, since there is rational or cognitive learning. When students enter the Portuguese Language classroom, do not leave their affective dimension at the door, due to the fact that thinking and feeling are indivisible, since the educational action is human and allows the establishment of bonds of friendship among educators and students. The reason why some students learn best with the emergence of these factors on the complex task of teaching than when there is a lack of them shall be subject to insight, of analysis and study in the subject of Portuguese Language. This study aimed to survey the students' ideas, by applying a questionnaire to students in 2nd and 3rd cycle of basic education concerning the importance attributed to the relationship and the pedagogical implications of this in the evolution of educational success. During the study, we describe, analyze and interpret using obtained through application of a questionnaire students from 5th to 9th grade. |
id |
RCAP_6935d6965fa68567fc4ffdb245ca761a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de casoRelação pedagógicaMotivaçãoAfetividadeLíngua portuguesaPedagogical relationshipMotivationAffectivityPortugueseA dissertação em questão visa evidenciar que relação pedagógica, afectos e motivação docente são factores imprescindíveis ao desenvolvimento discente no processo de ensino - aprendizagem de conteúdos programáticos, mais concretamente na disciplina de Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que a dimensão afectiva no processo de construção do conhecimento é crucial, dado não existir apenas uma aprendizagem cognitiva ou racional. Os alunos, ao entrarem na sala de aula de Língua Portuguesa, não deixam à porta da mesma a sua dimensão afectiva, sendo o pensar e sentir indissociáveis, uma vez que a acção educativa é uma acção humana e que possibilita laços de amizade entre educadores e educandos. O porquê de alguns alunos aprenderem melhor quando do surgimento destes factores na complexa tarefa de ensinar do que quando se verifica a ausência dos mesmos será objecto de introspecção, de análise e estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Este estudo pretendeu fazer o levantamento das ideias dos alunos, através da aplicação de um questionário aos alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca da importância atribuída à relação pedagógica e às implicações da mesma na evolução do sucesso educativo. No decorrer do estudo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se dados obtidos através de aplicação de um questionário a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade; ABSTRACT: The dissertation aims to evidence that the pedagogical relationship, affections and motivation teaching are key factors in the development process of student teaching – learning program content more specifically in the subject of the Portuguese Language. We started from the assumption that the affective dimension in the construction process of knowledge is crucial, since there is rational or cognitive learning. When students enter the Portuguese Language classroom, do not leave their affective dimension at the door, due to the fact that thinking and feeling are indivisible, since the educational action is human and allows the establishment of bonds of friendship among educators and students. The reason why some students learn best with the emergence of these factors on the complex task of teaching than when there is a lack of them shall be subject to insight, of analysis and study in the subject of Portuguese Language. This study aimed to survey the students' ideas, by applying a questionnaire to students in 2nd and 3rd cycle of basic education concerning the importance attributed to the relationship and the pedagogical implications of this in the evolution of educational success. During the study, we describe, analyze and interpret using obtained through application of a questionnaire students from 5th to 9th grade.Universidade de Évora2016-03-09T11:50:46Z2016-03-092011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17841http://hdl.handle.net/10174/17841porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:52.776066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso |
title |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso |
spellingShingle |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires Relação pedagógica Motivação Afetividade Língua portuguesa Pedagogical relationship Motivation Affectivity Portuguese |
title_short |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso |
title_full |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso |
title_fullStr |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso |
title_sort |
Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de língua portuguesa - estudo de caso |
author |
Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires |
author_facet |
Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pepe, Helga Cristina Santana Pastor Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação pedagógica Motivação Afetividade Língua portuguesa Pedagogical relationship Motivation Affectivity Portuguese |
topic |
Relação pedagógica Motivação Afetividade Língua portuguesa Pedagogical relationship Motivation Affectivity Portuguese |
description |
A dissertação em questão visa evidenciar que relação pedagógica, afectos e motivação docente são factores imprescindíveis ao desenvolvimento discente no processo de ensino - aprendizagem de conteúdos programáticos, mais concretamente na disciplina de Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que a dimensão afectiva no processo de construção do conhecimento é crucial, dado não existir apenas uma aprendizagem cognitiva ou racional. Os alunos, ao entrarem na sala de aula de Língua Portuguesa, não deixam à porta da mesma a sua dimensão afectiva, sendo o pensar e sentir indissociáveis, uma vez que a acção educativa é uma acção humana e que possibilita laços de amizade entre educadores e educandos. O porquê de alguns alunos aprenderem melhor quando do surgimento destes factores na complexa tarefa de ensinar do que quando se verifica a ausência dos mesmos será objecto de introspecção, de análise e estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Este estudo pretendeu fazer o levantamento das ideias dos alunos, através da aplicação de um questionário aos alunos de 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca da importância atribuída à relação pedagógica e às implicações da mesma na evolução do sucesso educativo. No decorrer do estudo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se dados obtidos através de aplicação de um questionário a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade; ABSTRACT: The dissertation aims to evidence that the pedagogical relationship, affections and motivation teaching are key factors in the development process of student teaching – learning program content more specifically in the subject of the Portuguese Language. We started from the assumption that the affective dimension in the construction process of knowledge is crucial, since there is rational or cognitive learning. When students enter the Portuguese Language classroom, do not leave their affective dimension at the door, due to the fact that thinking and feeling are indivisible, since the educational action is human and allows the establishment of bonds of friendship among educators and students. The reason why some students learn best with the emergence of these factors on the complex task of teaching than when there is a lack of them shall be subject to insight, of analysis and study in the subject of Portuguese Language. This study aimed to survey the students' ideas, by applying a questionnaire to students in 2nd and 3rd cycle of basic education concerning the importance attributed to the relationship and the pedagogical implications of this in the evolution of educational success. During the study, we describe, analyze and interpret using obtained through application of a questionnaire students from 5th to 9th grade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2016-03-09T11:50:46Z 2016-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17841 http://hdl.handle.net/10174/17841 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136581181767680 |