A escrita e a compreensão da física no 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandra Maria Duarte Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13817
Resumo: Tendo em conta um ensino com a finalidade de conseguir que os alunos aprendam cientificamente correcto, transformando as suas pré-concepções que nem sempre estão de acordo com o conhecimento científico em concepções cientificamente aceites, foram desenvolvidos dois trabalhos de investigação aplicados a alunos do 7.ºano de escolaridade, onde, com base numa análise das concepções prévias mais comuns nos alunos sobre os conceitos estudados se aplicaram diferentes estratégias de ensino. A primeira investigação pretendeu verificar qual a influência que a prática de levar um grupo de alunos a elaborar pequenas respostas por escrito a questões colocadas em sala de aula e em casa, relacionadas com os conteúdos acabados de ser leccionados, promove a compreensão de conceitos fundamentais na aprendizagem da Física. A análise desta investigação permitiu concluir que existiu uma evolução conceptual e uma capacidade de produção escrita mais significativa neste grupo de alunos. Destaca-se, então, a importância de criar na escola contextos de comunicação, onde se inserem projectos de escrita e onde a produção, pelos alunos, de escrita intencional e intercedida, se torne uma prática funcional e significativa na sua aprendizagem. Na segunda investigação um grupo de alunos realizou actividades laboratoriais participando de forma activa na sua realização, enquanto o outro grupo apenas assistiu às actividades laboratoriais realizadas pela professora. Pretendeu-se, assim, verificar qual a influência que a realização de actividades laboratoriais, pelo aluno, possa ter na aquisição e construção do seu conhecimento. Neste contexto, foi possível constatar que existiu uma evolução conceptual mais significativa no grupo de alunos que efectuam as actividades experimentais. Esta evolução está relacionada com a importância que reveste a realização de actividades laboratoriais por parte dos alunos, estes encaram e interiorizam as concepções teóricas de uma forma mais clara e objectiva, situação que não ocorre quando essa aprendizagem é feita observando a realização dessas actividades por parte do professor. PALAVRAS-CHAVE: pré-concepções, comunicação escrita, actividades laboratoriais, Terra no Espaço, Transformações Físicas e Químicas, mudança conceptual.
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