Educação matemática: a contribuição dos jogos matemáticos na prática do ensino e da aprendizagem da matemática no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Milton Canuto dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9302
Resumo: O presente trabalho trata do tema Educação Matemática, cuja pesquisa fundante está relacionada à contribuição dos jogos matemáticos na prática do ensino e da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, tendo como campo de estudo o Curso Técnico Integrado de Eletrotécnica do IFS – Campus Aracaju. Nesse contexto, foi trabalhado, sistematicamente, um jogo matemático em uma das turmas do 3º ano, onde seriam estudados os conceitos: equação geral da reta e pontos pertencentes a uma reta. O jogo matemático desenvolvido durante a intervenção de ensino, no âmbito de uma pesquisa-ação, considerada também uma pesquisa quase experimental, teve como base o dominó convencional. A partir dele construímos as peças do jogo (tabuleiro, baú, fichas, tabelas, cartões, caixas), materiais necessários para a aplicação do jogo, além das regras. O jogo construído foi chamado de ‘Dominó Reta’. O marco teórico foi construído como suporte necessário, levando-se em conta a contribuição de teóricos que já haviam desenvolvido pesquisa, nesta área, com jogos pedagógicos, além de sua importância em diversos aspectos no contexto educacional. O objetivo do presente estudo foi investigar até que ponto os jogos matemáticos interferem na prática do ensino e da aprendizagem da Matemática do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso de Eletrotécnica. A amostra foi constituída por 40 sujeitos: 20 alunos que fizeram parte do Grupo Experimental (GE) do curso citado; 8 alunos do Curso Integrado de Eletrônica e 12 do curso de Construção Civil, formando o Grupo Controle. O procedimento metodológico utilizado foi a avaliação diagnóstica - pré-teste – aplicada aos dois grupos; depois a intervenção de ensino aplicada junto ao GE e, ao mesmo tempo, a observação realizada por 3 professores convidados do IFS, sob registro no diário de bordo. Posteriormente, realizou-se o segundo diagnóstico avaliativo - pós-teste - aplicado aos dois grupos, finalizando com a aplicação do questionário junto ao GE. Os dados coletados foram analisados e discutidos, ensejando as considerações finais que apontam para as possibilidades didáticas dos jogos matemáticos. A pesquisa revelou melhor desempenho percentual no pós-teste do GE, apresentando, também, no diagnóstico, alicerçado em respostas do questionário aplicado aos alunos, a satisfação significativa quanto ao desenvolvimento do ensino da Matemática usando o elemento jogo.
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A partir dele construímos as peças do jogo (tabuleiro, baú, fichas, tabelas, cartões, caixas), materiais necessários para a aplicação do jogo, além das regras. O jogo construído foi chamado de ‘Dominó Reta’. O marco teórico foi construído como suporte necessário, levando-se em conta a contribuição de teóricos que já haviam desenvolvido pesquisa, nesta área, com jogos pedagógicos, além de sua importância em diversos aspectos no contexto educacional. O objetivo do presente estudo foi investigar até que ponto os jogos matemáticos interferem na prática do ensino e da aprendizagem da Matemática do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso de Eletrotécnica. A amostra foi constituída por 40 sujeitos: 20 alunos que fizeram parte do Grupo Experimental (GE) do curso citado; 8 alunos do Curso Integrado de Eletrônica e 12 do curso de Construção Civil, formando o Grupo Controle. 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A pesquisa revelou melhor desempenho percentual no pós-teste do GE, apresentando, também, no diagnóstico, alicerçado em respostas do questionário aplicado aos alunos, a satisfação significativa quanto ao desenvolvimento do ensino da Matemática usando o elemento jogo.This paper deals with the topic Mathematics Education, whose research is related to the founding contribution of mathematical games in the practice of teaching and learning of mathematics in high school, and as a field of study Technical Course Integrated Electrical IFS - Campus Aracaju. In this context, we worked systematically, a math game in one of the classes of the 3rd year, where the concepts were studied: general equation of the line and points belonging to a line. The math game developed during the teaching intervention, as part of an action research, also considered a quasi-experimental research, was based on the conventional domino. From it we construct the game pieces (tray, bag, chips, tables, cards, boxes), materials needed for the implementation of the game, beyond the rules. The game was built called 'Straight Dominoes'. The theoretical support was constructed as necessary, taking into account the contribution of theoretical research that had already developed in this area, with educational games, in addition to its importance in various aspects in the educational context. The aim of this study was to investigate the extent to which mathematical games interfere with the practice of teaching and learning mathematics in the 3rd year of high school Integrated Course Electrotechnics. The sample consisted of 40 subjects: 20 students who participated in the Experimental Group (EG) cited the course, 8 students of Electronics and Integrated Course 12 Course of Construction, forming the control group. The approach used was the diagnostic evaluation - pre-test - applied to both groups, then the educational intervention implemented by the GE and at the same time, the observation made by 3 teachers invited the IFS, on record in the logbook. Later, there was the second diagnostic evaluation - posttest - applied to two groups, ending with the questionnaire with the GE. The collected data were analyzed and discussed, allowing for final considerations that point to the possibilities of teaching mathematical games. The survey showed better performance at posttest percentage of GE, showing also the diagnosis, based on questionnaire responses from students, satisfaction as significant to the development of mathematics teaching element using the game.2019-01-03T11:01:42Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9302porSantos, José Milton Canuto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:17.306040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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