A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7364 |
Resumo: | O presente trabalho é o corolário de uma reflexão sobre a pertinência da Supervisão Pedagógica, tendo por base a experiência profissional de vinte e sete anos. Partindo de uma fundamentação científica, materializou-se na interpretação e ilações retiradas a partir das experiências e vivências quer em contexto de aula, quer fora da sala de aula, ao longo deste percurso, que, obviamente, já se afigura muito diversificado. Sendo o âmago a Supervisão Pedagógica, um dos objetivos foi refletir sobre as aprendizagens alcançadas ao longo deste período, sobre a sua atualidade e pertinência e aprofundar conhecimentos de modo a tornarem a nossa prática mais rica e eficiente. Consideramo-nos alguém que não se cansa de aprender. E que quanto mais sabe, menos sabe! Iniciámos por fazer uma breve resenha sobre o nosso percurso profissional: experiência enquanto estagiária, níveis e disciplinas que lecionámos e cargos desempenhados. Seguiu-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais: funções do Diretor de Turma; principais qualidades do Diretor de Turma; principais dificuldades; o Diretor de Turma e a orientação dos alunos; os papeis do Diretor de Turma na educação para a cidadania; experiências marcantes enquanto Diretor de Turma e ilações que podemos tirar; conceito de Supervisão Pedagógica; modelos de Supervisão Pedagógica; funções do Supervisor; o Supervisor como líder. Descrevemos as práticas da Direção de Turma e da Supervisão inerentes à nossa atividade, caracterizando-as, construindo o enquadramento normativo e descrevendo o modo como foram realizadas, bem como os impactos que tiveram no nosso crescimento profissional e pessoal. Construímos a nossa metáfora de Supervisão Pedagógica, com o objetivo de tentarmos interpretar esta prática em contexto escolar, tendo por base os pilares fundamentais: os professores; a supervisão; o trabalho cooperativo; as finalidades; a escola. Na conclusão, apresentámos uma síntese das ideias desenvolvidas ao logo do trabalho, evidenciando os melhores argumentos, de forma a espelhar o melhor possível o "corpo" deste relatório. |
id |
RCAP_69a1fd647c30bda14d09fcf83bec09a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7364 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissionalReflexãoSupervisão pedagógicaDireção de turmaO presente trabalho é o corolário de uma reflexão sobre a pertinência da Supervisão Pedagógica, tendo por base a experiência profissional de vinte e sete anos. Partindo de uma fundamentação científica, materializou-se na interpretação e ilações retiradas a partir das experiências e vivências quer em contexto de aula, quer fora da sala de aula, ao longo deste percurso, que, obviamente, já se afigura muito diversificado. Sendo o âmago a Supervisão Pedagógica, um dos objetivos foi refletir sobre as aprendizagens alcançadas ao longo deste período, sobre a sua atualidade e pertinência e aprofundar conhecimentos de modo a tornarem a nossa prática mais rica e eficiente. Consideramo-nos alguém que não se cansa de aprender. E que quanto mais sabe, menos sabe! Iniciámos por fazer uma breve resenha sobre o nosso percurso profissional: experiência enquanto estagiária, níveis e disciplinas que lecionámos e cargos desempenhados. Seguiu-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais: funções do Diretor de Turma; principais qualidades do Diretor de Turma; principais dificuldades; o Diretor de Turma e a orientação dos alunos; os papeis do Diretor de Turma na educação para a cidadania; experiências marcantes enquanto Diretor de Turma e ilações que podemos tirar; conceito de Supervisão Pedagógica; modelos de Supervisão Pedagógica; funções do Supervisor; o Supervisor como líder. Descrevemos as práticas da Direção de Turma e da Supervisão inerentes à nossa atividade, caracterizando-as, construindo o enquadramento normativo e descrevendo o modo como foram realizadas, bem como os impactos que tiveram no nosso crescimento profissional e pessoal. Construímos a nossa metáfora de Supervisão Pedagógica, com o objetivo de tentarmos interpretar esta prática em contexto escolar, tendo por base os pilares fundamentais: os professores; a supervisão; o trabalho cooperativo; as finalidades; a escola. Na conclusão, apresentámos uma síntese das ideias desenvolvidas ao logo do trabalho, evidenciando os melhores argumentos, de forma a espelhar o melhor possível o "corpo" deste relatório.This text is the result of a deep reflection on the importance of Instructional Supervision based on 27 years of professional experience. Starting from a scientific basis, it embodied the interpretation and deductions taken from the experiences either in the classroom or outside it throughout the years. As Supervision is the main purpose of this study, it aims at reflecting on learning processes, its relevance and opportunity, as well as at improving and deepen knowledge so that teaching practices are successful and efficient. The study´s first approach started with a brief presentation of the professional experience as a practising teacher referring not only to subjects and levels taught, but also to tasks and roles performed. Next it was supported theoretically having in mind important issues such as: the role of the class director; major qualities; main barriers; the class director role both in student´s guidance and in educating for citizenship; striking experiences and conclusions drawn from them; the meaning of Supervision; its models; the role of the Supervisor; the Supervisor as a leader. It was intended to describe and reflect on the role played as a class director and Supervisor based on the legal framework and guidelines. The way those tasks were fulfilled and their impact contributed to the teacher´s professional identity and growth. The Supervision metaphor was built with the aim of understanding the practice of supervision in school context having in mind its key pillars: teachers; supervisor; cooperative work; objectives/ purpose; school. As far as the conclusion is concerned, it intends to be a summary of the main ideas developed throughout the text, emphasizing the most effective arguments so that it best reflects the “core” of this report.2017-03-02T15:20:25Z2017-03-02T00:00:00Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7364porAlmeida, Eugénia Paula Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:38.336273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional |
title |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de Reflexão Supervisão pedagógica Direção de turma |
title_short |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional |
title_full |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional |
title_sort |
A direção de turma e a supervisão pedagógica como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional |
author |
Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de |
author_facet |
Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Eugénia Paula Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Supervisão pedagógica Direção de turma |
topic |
Reflexão Supervisão pedagógica Direção de turma |
description |
O presente trabalho é o corolário de uma reflexão sobre a pertinência da Supervisão Pedagógica, tendo por base a experiência profissional de vinte e sete anos. Partindo de uma fundamentação científica, materializou-se na interpretação e ilações retiradas a partir das experiências e vivências quer em contexto de aula, quer fora da sala de aula, ao longo deste percurso, que, obviamente, já se afigura muito diversificado. Sendo o âmago a Supervisão Pedagógica, um dos objetivos foi refletir sobre as aprendizagens alcançadas ao longo deste período, sobre a sua atualidade e pertinência e aprofundar conhecimentos de modo a tornarem a nossa prática mais rica e eficiente. Consideramo-nos alguém que não se cansa de aprender. E que quanto mais sabe, menos sabe! Iniciámos por fazer uma breve resenha sobre o nosso percurso profissional: experiência enquanto estagiária, níveis e disciplinas que lecionámos e cargos desempenhados. Seguiu-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais: funções do Diretor de Turma; principais qualidades do Diretor de Turma; principais dificuldades; o Diretor de Turma e a orientação dos alunos; os papeis do Diretor de Turma na educação para a cidadania; experiências marcantes enquanto Diretor de Turma e ilações que podemos tirar; conceito de Supervisão Pedagógica; modelos de Supervisão Pedagógica; funções do Supervisor; o Supervisor como líder. Descrevemos as práticas da Direção de Turma e da Supervisão inerentes à nossa atividade, caracterizando-as, construindo o enquadramento normativo e descrevendo o modo como foram realizadas, bem como os impactos que tiveram no nosso crescimento profissional e pessoal. Construímos a nossa metáfora de Supervisão Pedagógica, com o objetivo de tentarmos interpretar esta prática em contexto escolar, tendo por base os pilares fundamentais: os professores; a supervisão; o trabalho cooperativo; as finalidades; a escola. Na conclusão, apresentámos uma síntese das ideias desenvolvidas ao logo do trabalho, evidenciando os melhores argumentos, de forma a espelhar o melhor possível o "corpo" deste relatório. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-02T15:20:25Z 2017-03-02T00:00:00Z 2017-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7364 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137154811559937 |