Diagnostico da transferência da formação em liderança na marinha de guerra portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9135 |
Resumo: | O presente projeto corresponde a um diagnóstico realizado na Marinha de Guerra Portuguesa, aos Oficiais, Sargentos e Praças, com o objetivo de avaliar a transferência dos conhecimentos adquiridos na sua formação em liderança, para o contexto real de trabalho. Desde 1993 que os militares da Marinha, têm como complemento a sua formação técnica uma formação em comportamento organizacional, nomeadamente a formação em Liderança. Desde essa altura nunca foi avaliada a forma como esses conhecimentos são transferidos pelos militares nas suas unidades. Para esta análise foi utilizado o Inventário do Sistema de Transferência da Aprendizagem, designado por LTSI (Holton, et al., 2000) que pretende avaliar as percepções individuais, estímulos e barreiras à transferência das aprendizagens da formação para o local de trabalho. Neste diagnóstico participaram 111 Militares da Marinha de guerra Portuguesa, correspondendo a aproximadamente 20% dos militares inquiridos que realizaram a formação de liderança. Os resultados revelam que os militares estão motivados para a transferência, acreditam nos conteúdos da formação, e estão prontos para a mudança, mas existem barreiras organizacionais e de apoio prestado pela chefia que necessitam de ser melhorados de modo melhorar a transferência da formação. |
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O presente projeto corresponde a um diagnóstico realizado na Marinha de Guerra Portuguesa, aos Oficiais, Sargentos e Praças, com o objetivo de avaliar a transferência dos conhecimentos adquiridos na sua formação em liderança, para o contexto real de trabalho. Desde 1993 que os militares da Marinha, têm como complemento a sua formação técnica uma formação em comportamento organizacional, nomeadamente a formação em Liderança. Desde essa altura nunca foi avaliada a forma como esses conhecimentos são transferidos pelos militares nas suas unidades. Para esta análise foi utilizado o Inventário do Sistema de Transferência da Aprendizagem, designado por LTSI (Holton, et al., 2000) que pretende avaliar as percepções individuais, estímulos e barreiras à transferência das aprendizagens da formação para o local de trabalho. Neste diagnóstico participaram 111 Militares da Marinha de guerra Portuguesa, correspondendo a aproximadamente 20% dos militares inquiridos que realizaram a formação de liderança. Os resultados revelam que os militares estão motivados para a transferência, acreditam nos conteúdos da formação, e estão prontos para a mudança, mas existem barreiras organizacionais e de apoio prestado pela chefia que necessitam de ser melhorados de modo melhorar a transferência da formação. |
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