Cantinho das ciências : Temática da luz e cor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomar, Marta Rafaela Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1810
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla três partes distintas correspondentes à caraterização do contexto educativo, a um estudo com enfoque na criação do cantinho das ciências e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se num Jardim-de-Infância do concelho de Viana do Castelo da rede pública. Neste contexto foi desenvolvido um estudo no âmbito das ciências. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação “Qual o contributo do cantinho das ciências na aprendizagem de conceitos relacionados com a temática da luz e cor, abordados em contexto pré-escolar com crianças dos 3 aos 6 anos?”. Para a sua concretização optou-se por um paradigma interpretativo, apoiado numa metodologia qualitativa e num desenho de estudo de caso, recorrendo-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. Como participantes envolveu 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Ao longo do estudo foram desenvolvidas cinco atividades em torno de temáticas de luz e cor desenvolvidas em pequeno grupo e em contexto de cantinho das ciências. Os resultados deste estudo indicam que as crianças evidenciaram as suas ideias prévias, manifestando as suas opiniões, reveladoras de conhecimentos sobre os diferentes conceitos a serem explorados. A exploração de atividades práticas do tipo POER, relacionadas com a temática da luz e cor, revelaram-se pertinentes, constatando-se que a maioria das crianças conseguiu ampliar as suas aprendizagens. A criação do cantinho das ciências, apetrechado com diferentes atividades e materiais do uso comum, revelou-se uma mais-valia para uma nova exploração das atividades práticas de forma autónoma, bem como, na consolidação das aprendizagens das crianças. Potenciou de igual modo uma maior proximidade entre as crianças, uma vez que em vários momentos de áreas se dirigiram para o cantinho em pares.
id RCAP_69c0938668dd0aa231b7665d1cd5cd43
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cantinho das ciências : Temática da luz e corEducação pré-escolarCantinho das ciênciasAtividades do tipo POERAprendizagem das ciênciasLuz e corPreschool educationCorner of sciencePOER type activitiesLearning scienceLight and colourO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla três partes distintas correspondentes à caraterização do contexto educativo, a um estudo com enfoque na criação do cantinho das ciências e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se num Jardim-de-Infância do concelho de Viana do Castelo da rede pública. Neste contexto foi desenvolvido um estudo no âmbito das ciências. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação “Qual o contributo do cantinho das ciências na aprendizagem de conceitos relacionados com a temática da luz e cor, abordados em contexto pré-escolar com crianças dos 3 aos 6 anos?”. Para a sua concretização optou-se por um paradigma interpretativo, apoiado numa metodologia qualitativa e num desenho de estudo de caso, recorrendo-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. Como participantes envolveu 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Ao longo do estudo foram desenvolvidas cinco atividades em torno de temáticas de luz e cor desenvolvidas em pequeno grupo e em contexto de cantinho das ciências. Os resultados deste estudo indicam que as crianças evidenciaram as suas ideias prévias, manifestando as suas opiniões, reveladoras de conhecimentos sobre os diferentes conceitos a serem explorados. A exploração de atividades práticas do tipo POER, relacionadas com a temática da luz e cor, revelaram-se pertinentes, constatando-se que a maioria das crianças conseguiu ampliar as suas aprendizagens. A criação do cantinho das ciências, apetrechado com diferentes atividades e materiais do uso comum, revelou-se uma mais-valia para uma nova exploração das atividades práticas de forma autónoma, bem como, na consolidação das aprendizagens das crianças. Potenciou de igual modo uma maior proximidade entre as crianças, uma vez que em vários momentos de áreas se dirigiram para o cantinho em pares.This report was developed within the subject “Prática de Ensino Supervisionada II” (PES) in the Preschool Education Master. It comprises three different parts: the characterization of the educational context, a study focusing on the creation of the corner of science and, lastly, a final reflection on the entire teaching supervised practice developed in preschool context. The practice of Supervised Education was developed in a public kindergarten in the Municipality of Viana do Castelo. In this context, it was developed a study about science. This work was developed around the research question "What is the contribution of a science corner in learning concepts related to the theme of light and color, worked in preschool context with children from 3 to 6 years old?”. For its implementation we chose an interpretative paradigm, supported by a qualitative methodology and a case study, using different techniques and data collection tools. This study involved 20 children between 3 and 6 years old. Throughout this work, five activities were developed around themes of light and color in small groups and supported by the corner of science. The results show that children exposed their previous ideas, expressing their opinions, revealing knowledge about the different explored concepts. The exploration of practical activities such as “POER” type, related to the theme of light and color, proved to be relevant, noticing that most children managed to extend their learning. The creation of the corner of science, prepared with different activities and with common use materials, proved to be an asset for a new exploration of the practical activities autonomously, as well as in the consolidation of children learning. It equally maximized a greater proximity between children because several times children went to the corner in pairs.2017-03-27T15:06:55Z2016-07-20T00:00:00Z2016-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1810TID:201666472porLomar, Marta Rafaela Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:57Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:52.879465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
title Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
spellingShingle Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
Lomar, Marta Rafaela Pinheiro
Educação pré-escolar
Cantinho das ciências
Atividades do tipo POER
Aprendizagem das ciências
Luz e cor
Preschool education
Corner of science
POER type activities
Learning science
Light and colour
title_short Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
title_full Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
title_fullStr Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
title_full_unstemmed Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
title_sort Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
author Lomar, Marta Rafaela Pinheiro
author_facet Lomar, Marta Rafaela Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lomar, Marta Rafaela Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Cantinho das ciências
Atividades do tipo POER
Aprendizagem das ciências
Luz e cor
Preschool education
Corner of science
POER type activities
Learning science
Light and colour
topic Educação pré-escolar
Cantinho das ciências
Atividades do tipo POER
Aprendizagem das ciências
Luz e cor
Preschool education
Corner of science
POER type activities
Learning science
Light and colour
description O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla três partes distintas correspondentes à caraterização do contexto educativo, a um estudo com enfoque na criação do cantinho das ciências e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se num Jardim-de-Infância do concelho de Viana do Castelo da rede pública. Neste contexto foi desenvolvido um estudo no âmbito das ciências. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação “Qual o contributo do cantinho das ciências na aprendizagem de conceitos relacionados com a temática da luz e cor, abordados em contexto pré-escolar com crianças dos 3 aos 6 anos?”. Para a sua concretização optou-se por um paradigma interpretativo, apoiado numa metodologia qualitativa e num desenho de estudo de caso, recorrendo-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. Como participantes envolveu 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Ao longo do estudo foram desenvolvidas cinco atividades em torno de temáticas de luz e cor desenvolvidas em pequeno grupo e em contexto de cantinho das ciências. Os resultados deste estudo indicam que as crianças evidenciaram as suas ideias prévias, manifestando as suas opiniões, reveladoras de conhecimentos sobre os diferentes conceitos a serem explorados. A exploração de atividades práticas do tipo POER, relacionadas com a temática da luz e cor, revelaram-se pertinentes, constatando-se que a maioria das crianças conseguiu ampliar as suas aprendizagens. A criação do cantinho das ciências, apetrechado com diferentes atividades e materiais do uso comum, revelou-se uma mais-valia para uma nova exploração das atividades práticas de forma autónoma, bem como, na consolidação das aprendizagens das crianças. Potenciou de igual modo uma maior proximidade entre as crianças, uma vez que em vários momentos de áreas se dirigiram para o cantinho em pares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-20T00:00:00Z
2016-07-20
2017-03-27T15:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1810
TID:201666472
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1810
identifier_str_mv TID:201666472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131533910474752