Atividades laboratoriais do tipo POER em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1436 |
Resumo: | Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se organizado em três partes que contemplam a caraterização do meio, jardim-de-infância e sala de atividades onde decorreu a prática, bem como, a caraterização do grupo de crianças envolvido nessa prática. A segunda parte do relatório contempla um estudo, enquadrado na aprendizagem das ciências, dando especial relevância à exploração de atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica-Reflete (POER) na educação pré-escolar. Para o efeito foi formulada uma questão de investigação: “Será que as atividades laboratoriais do tipo POER contribuem para a aprendizagem das ciências em crianças dos 5 aos 6 anos?”. O estudo desenvolveu-se tendo por base uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa, apoiada num desenho de investigação-ação. Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos como observação, registo vídeo e áudio, diário do investigador, notas de campo. Os dados recolhidos através da aplicação destes instrumentos foram sujeitos a uma análise de conteúdo com posterior formulação de categorias emergentes. A recolha de dados realizou-se num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 20 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. Para tal foram desenvolvidas cinco tarefas, baseadas nas atividades laboratoriais do tipo POER, envolvendo a aprendizagem de conceitos relacionados com afundar ou flutuar, misturar ou dissolver, luz, magnetismo e hidrostática. Pela análise de dados constatou-se que as crianças se mostraram motivadas durante o decorrer do estudo. Os resultados deste estudo evidenciam que as atividades laboratoriais do tipo POER propostas foram promotoras de aprendizagens na maioria do grupo. Constatou-se ainda que as crianças verbalizaram corretamente estes conceitos relacionados com os fenómenos físicos mencionados anteriormente, não tendo manifestado dificuldades na apresentação das suas previsões e respetiva explicação dos fenómenos observados, contudo, constatou-se que a última fase de reflexão foi atingida apenas por um número reduzido de crianças. Por fim, a terceira parte do relatório apresenta uma reflexão sobre toda a Prática de Ensino Supervisionada. |
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Atividades laboratoriais do tipo POER em contexto pré-escolarEducação pré-escolarAprendizagem de conceitos científicosAtividades laboratoriais do tipo POERPre-school educationLearning of scientific conceptsLaboratory activities POEREste relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se organizado em três partes que contemplam a caraterização do meio, jardim-de-infância e sala de atividades onde decorreu a prática, bem como, a caraterização do grupo de crianças envolvido nessa prática. A segunda parte do relatório contempla um estudo, enquadrado na aprendizagem das ciências, dando especial relevância à exploração de atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica-Reflete (POER) na educação pré-escolar. Para o efeito foi formulada uma questão de investigação: “Será que as atividades laboratoriais do tipo POER contribuem para a aprendizagem das ciências em crianças dos 5 aos 6 anos?”. O estudo desenvolveu-se tendo por base uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa, apoiada num desenho de investigação-ação. Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos como observação, registo vídeo e áudio, diário do investigador, notas de campo. Os dados recolhidos através da aplicação destes instrumentos foram sujeitos a uma análise de conteúdo com posterior formulação de categorias emergentes. A recolha de dados realizou-se num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 20 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. Para tal foram desenvolvidas cinco tarefas, baseadas nas atividades laboratoriais do tipo POER, envolvendo a aprendizagem de conceitos relacionados com afundar ou flutuar, misturar ou dissolver, luz, magnetismo e hidrostática. Pela análise de dados constatou-se que as crianças se mostraram motivadas durante o decorrer do estudo. Os resultados deste estudo evidenciam que as atividades laboratoriais do tipo POER propostas foram promotoras de aprendizagens na maioria do grupo. Constatou-se ainda que as crianças verbalizaram corretamente estes conceitos relacionados com os fenómenos físicos mencionados anteriormente, não tendo manifestado dificuldades na apresentação das suas previsões e respetiva explicação dos fenómenos observados, contudo, constatou-se que a última fase de reflexão foi atingida apenas por um número reduzido de crianças. Por fim, a terceira parte do relatório apresenta uma reflexão sobre toda a Prática de Ensino Supervisionada.This report is part of the Supervised Teaching Practice II (PESII) of the Master in Preschool Education. Is organized into three parts which include the characterization of the medium, pre-school and activities room where the practice took place, as well as the characterization of the group of children involved in this practice. The second part of the report includes a study, supported in learning science, with particular relevance to the operation of laboratory activities Preview-Observe- Explain-Reflect (POER) in pre-school education. To this end was formulated a research question: "Does the POER type laboratory activities contribute to science learning in children from 5 to 6 years old?". The study was developed based on a qualitative interpretative methodology, underpinned by an action-research design. For data collection we used several tools such as observation, record video and audio diary of researcher field notes. The data collected using these instruments were subjected to content analysis with subsequent development of emerging categories. The data collection took place in a pre-school in the municipality of Viana do Castelo and involved 20 children of a classroom where ran PES II. To this end, we developed five tasks, based on laboratorytype activities POER, involving the learning of concepts related to sink or float, mix or dissolve, light, magnetism and hydrostatic. By data analysis it was found that the children were motivated during the course of the study. The results of this study show that laboratory-type activities POER proposed were promoting of learning in most of the group. It was further observed that children verbalized correctly these concepts related to physical phenomena mentioned earlier, not expressing difficulties in formulating their forecasts and relevant technical explanation of the observed phenomena, however, contacted that the last phase of reflection was achieved only by a small number of children. Finally, the third part of the report presents a reflection on all the Supervised Teaching Practice.2016-01-07T14:24:50Z2012-09-25T00:00:00Z2012-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1436porMartins, Carla Daniela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:06Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:46.862267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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