O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/43321 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_69e6b060c030e53866c658c2bad640b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43321 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-EscolarAprendizagem cooperativaInteraçãoCompetências sociaisCooperative learningInteractionSocial skillsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente projeto foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta intervenção recaiu sobre o contexto de educação Pré-Escolar com crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Este projeto surge durante as semanas de observação, onde se verificou uma falta de atitude de cooperação e de competências sociais entre pares. O projeto intitula-se “O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar“. Nas intervenções realizadas ao longo do desenvolvimento do mesmo, foi tido em conta a diversidade de estratégias de forma a cativar as crianças de forma a cativar e despertar hábitos e gosto pelo trabalho cooperativo com os colegas, promovendo progressivamente, competências sociais relacionadas com a cooperação, com a colaboração, com a entreajuda e com o respeito mútuo. Este projeto teve como metodologia a investigação-ação e como tal a pesquisa e a reflexão estiveram sempre presentes no decorrer de toda a ação. Todo este processo ajudou na melhoria do ensino aprendizagem. Posso concluir dizendo que todos os resultados obtidos demonstraram-nos uma evolução muito significativa na aquisição de competências relacionadas com a cooperação entre as crianças, assim como a motivação, a participação e na aquisição de competências sociais, bem como na reflexão sobre as suas ações. Toda esta evolução na nossa perspetiva deve-se também à diversidade de atividades propostas, tendo sempre presente as expressões, mais significativamente, a expressão musical, a expressão plástica, a expressão motora e a expressão musical.This project was developed under a pedagogical intervention (PES), of the Master’s degree for Pre-School Education and Training on the 1st cycle of Basic Education. This intervention was set within a Pre-School education context with children between 3 and 6 years old. The project is entitled as “The promotional context group work in Pre-School Education cooperation. This project comes up during the observation weeks, where there was a lack of cooperation attitude and social skills between pairs. During the interventions over this project development, it was taken into account the diversity of strategies in order to motivate children, bring up habits and the love for the cooperative work with schoolmates, gradually promoting social skills related to cooperation, collaboration, working together and mutual respect. In this project I had developing an action-investigation methodology, research and reflection were always presented during the entire action. All this process helped in improving teaching learning. I can conclude that all results showed us a very significant evolution in the acquisition of skills related to cooperation among children, as well as to motivation, participation and acquisition of social skills, also having reflection about their actions. All this evolution according to our perspective is also due to the diversity of proposed activities, having always present expressions, more significantly the musical, plastic and motor expressions.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoCosta, Jacinta de Fátima Carvalho da20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43321por201263238info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:44.039686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar |
title |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar Costa, Jacinta de Fátima Carvalho da Aprendizagem cooperativa Interação Competências sociais Cooperative learning Interaction Social skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar |
title_full |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar |
title_sort |
O trabalho de grupo como contexto de promoção de cooperação na Educação Pré-Escolar |
author |
Costa, Jacinta de Fátima Carvalho da |
author_facet |
Costa, Jacinta de Fátima Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jacinta de Fátima Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Interação Competências sociais Cooperative learning Interaction Social skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Interação Competências sociais Cooperative learning Interaction Social skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/43321 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/43321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201263238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132699706785792 |