Autoeficácia e competências sociais : um estudo exploratório com crianças e jovens com diagnóstico de sobredotação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29488 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
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Autoeficácia e competências sociais : um estudo exploratório com crianças e jovens com diagnóstico de sobredotaçãoSobredotaçãoCompetências sociaisCriançasJovensTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Desde os estudos de Hollingworth (1942) que se tem demonstrado que crianças e jovens sobredotados revelam dificuldades no desenvolvimento de competências sociais, dado não possuírem a mesma oportunidade de as desenvolver, dadas dessincronias desenvolvimentistas. No entanto, Gross (1998, 2002, 2014), entre outros autores, vêm mais tarde desmistificar estas dificuldades e a sua natureza. Portanto, não obstante muitos estudos existentes, ainda não se sabe o suficiente, bem como são encontradas informações divergentes, em termos das competências que estes possuem e as causas e consequências para a sua vida. Este estudo exploratório, realizado numa amostra de conveniência, integrou uma metodologia mista, consistiu da aplicação de entrevistas de modo a compreender as competências e dificuldades empregues e conhecidas aquando do processo relacional. Analogamente recorreu-se a uma escala de avaliação da autoeficácia social baseada na escala Self Efficacy Questionnaire (SEQ-C, 2ª versão) (Nogueira, 2005). Concluiu-se que os participantes apresentam, um apropriado conhecimento e utilização das competências necessárias a uma adequada interação relacional, embora estejam subjacentes dificuldades relacionais. A perceção de autoeficácia social não prece estar a gerar essas dificuldades de interação. Estas crianças e jovens percebem-se, portanto, como competentes na realização de determinados comportamentos sociais, conducentes ao estabelecimento e subsistência relacional. Com este estudo pretende-se contribuir com um novo olhar acerca dos condicionantes das problemáticas sociais e competências apresentadas por estas crianças e jovens com caraterísticas de sobredotação. Com o intuito de facilitar o ajuste e adequação de programas de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, adequados às individualidades e necessidades destes.Since the investigation conducted by Hollingworth (1942), it is known that gifted young people have difficulties in developing social skills given the fact that they do not have the same opportunity to develop them, and also, because of the developmental dyssynchrony presented. However, Gross (1998, 2002, 2014), among others, come later to demystify these difficulties and their nature. Therefore, despite many existing studies, enough remains to be investigate, in order to clarify divergent information in terms of the skills this population have and the causes and consequences for their life. This exploratory study, conducted on an expediency sample, integrated a mixed methodology consisted of applying interviews in order to understand the employed and known skills and difficulties presented in the relational process. Similarly, was used a rating scale of social self-efficacy based on Self Efficacy Questionnaire (SEQ-C, 2nd version) (Nogueira, 2005). It was concluded essentially that the participants have an appropriate knowledge and use of the skills necessary for a proper relational interaction, although they have underlying relational difficulties. The perception of social selfefficacy does not seem to contribute to generate the difficulties of interaction. This children and young people perceive themselves, therefore, as authorities in carrying out certain social behaviors, leading to the establishment and subsistence of relationships. This study aims to contribute to a new look about the conditioners in social issues and the skills presented by these children and young people with giftedness. In order to facilitate the adjustment and adaptation of personal, social and emotional developmental skills programs suitable with the exact needs and specificities of these individuals.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaMoleiro, Tânia Filipa Aparício2017-10-30T15:50:49Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29488TID:201915260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:27.667853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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