A gestão como factor de sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Fernando Valente
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4885
Resumo: A escola, como instituição, configura-se numa dada organização, através da qual se procura produzir um determinado serviço de educação, ensino ou formação. Consequentemente, nela se compreendem formas de gestão visando o cumprimento da sua missão, assegurando a realização dos processos que conduzam à produção do seu serviço. Qualquer que seja a forma em que se consubstancie a instituição escola(r), será de esperar que, entre os actos de gestão e o serviço finalmente realizado, se estabeleçam ligações que traduzam inequivocamente uma gestão intencional. O presente trabalho investiga essas ligações: as relações entre o sucesso educativo e a acção de gestão que lhe é associável, num contexto de uma dada capacidade de auto-regulação da escola. O contexto é o quadro de gestão estabelecido pelo Decreto Lei n.º 115-A/98 de 4 de Maio, que institui o regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa. É através das percepções dos diferentes actores da escola que se procura especificar as relações que nela se estabelecem, entre o serviço que produz e a sua gestão. A investigação é desenvolvida através de um estudo de caso centrado numa escola do 2.º e 3.º ciclos. No capítulo sobre a metodologia, dá-se conta que esta estratégia não se prende com uma noção de particularidade da escola. Admite-se, como se argumenta na Introdução, que este estudo se poderia realizar sem prejuízo do objecto de investigação, numa outra escola, podendo mesmo, por razões de modelo de funcionamento e culturas profissionais, produzir resultados da mesma natureza. Não se trata da avaliação da escola. É sobre o que esta faz para que o sucesso educativo seja consecução esperada dos seus programas de trabalho, sobre o que se regula de facto, que se investiga.
id RCAP_6a12ffd5aabeef42d155b4daf6bebcb3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A gestão como factor de sucesso escolarGestão públicaOrganização e gestão escolarSucesso escolarEnsino básico 2º cicloEnsino básico 3º cicloA escola, como instituição, configura-se numa dada organização, através da qual se procura produzir um determinado serviço de educação, ensino ou formação. Consequentemente, nela se compreendem formas de gestão visando o cumprimento da sua missão, assegurando a realização dos processos que conduzam à produção do seu serviço. Qualquer que seja a forma em que se consubstancie a instituição escola(r), será de esperar que, entre os actos de gestão e o serviço finalmente realizado, se estabeleçam ligações que traduzam inequivocamente uma gestão intencional. O presente trabalho investiga essas ligações: as relações entre o sucesso educativo e a acção de gestão que lhe é associável, num contexto de uma dada capacidade de auto-regulação da escola. O contexto é o quadro de gestão estabelecido pelo Decreto Lei n.º 115-A/98 de 4 de Maio, que institui o regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa. É através das percepções dos diferentes actores da escola que se procura especificar as relações que nela se estabelecem, entre o serviço que produz e a sua gestão. A investigação é desenvolvida através de um estudo de caso centrado numa escola do 2.º e 3.º ciclos. No capítulo sobre a metodologia, dá-se conta que esta estratégia não se prende com uma noção de particularidade da escola. Admite-se, como se argumenta na Introdução, que este estudo se poderia realizar sem prejuízo do objecto de investigação, numa outra escola, podendo mesmo, por razões de modelo de funcionamento e culturas profissionais, produzir resultados da mesma natureza. Não se trata da avaliação da escola. É sobre o que esta faz para que o sucesso educativo seja consecução esperada dos seus programas de trabalho, sobre o que se regula de facto, que se investiga.As an institution, the school entails a type of organization that allows it to produce a specific type of educational service e.g. learning, teaching. Consequently, it can provide a form of management that leads to the fulfillment of its mission and secures the processes that assure its services. Therefore, whatever form of management is chosen by the academic institution it is predictable that a connection should be found between the act of management, necessary to secure the processes that insure the services pledged by the school, and, the provided service itself. It is this connection that will then unequivocally determine a specific form of management. This dissertation proposes to analyze this connection - between educational success and associated management action - from the viewpoint of the regulatory autonomy granted to schools by the Decree-law nº 115-A/98 of the fourth of May. The focus of this dissertation is not an evaluation of the school. Instead it is concerned with the specific actions carried out by the school to insure that educational success is the result of its working program. The working method adopted to pursue this query is qualitative in nature. Through the perceptions of the different actors in the school, an attempt will be made to identify the relation established between the service provided, by the institution, and its management. The investigation will be accomplished through a case study carried out in a second and third cycle school. It will also be concluded that the results obtained in this manner are not connected to any particular circumstances pertaining to the aforementioned school and, that, should the same method of investigation be adopted in a different school, results of the same nature would be produced for reasons that relate to the functional model and professional culture.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:26:24Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4885porLeite, Fernando Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:22:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A gestão como factor de sucesso escolar
title A gestão como factor de sucesso escolar
spellingShingle A gestão como factor de sucesso escolar
Leite, Fernando Valente
Gestão pública
Organização e gestão escolar
Sucesso escolar
Ensino básico 2º ciclo
Ensino básico 3º ciclo
title_short A gestão como factor de sucesso escolar
title_full A gestão como factor de sucesso escolar
title_fullStr A gestão como factor de sucesso escolar
title_full_unstemmed A gestão como factor de sucesso escolar
title_sort A gestão como factor de sucesso escolar
author Leite, Fernando Valente
author_facet Leite, Fernando Valente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Fernando Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Organização e gestão escolar
Sucesso escolar
Ensino básico 2º ciclo
Ensino básico 3º ciclo
topic Gestão pública
Organização e gestão escolar
Sucesso escolar
Ensino básico 2º ciclo
Ensino básico 3º ciclo
description A escola, como instituição, configura-se numa dada organização, através da qual se procura produzir um determinado serviço de educação, ensino ou formação. Consequentemente, nela se compreendem formas de gestão visando o cumprimento da sua missão, assegurando a realização dos processos que conduzam à produção do seu serviço. Qualquer que seja a forma em que se consubstancie a instituição escola(r), será de esperar que, entre os actos de gestão e o serviço finalmente realizado, se estabeleçam ligações que traduzam inequivocamente uma gestão intencional. O presente trabalho investiga essas ligações: as relações entre o sucesso educativo e a acção de gestão que lhe é associável, num contexto de uma dada capacidade de auto-regulação da escola. O contexto é o quadro de gestão estabelecido pelo Decreto Lei n.º 115-A/98 de 4 de Maio, que institui o regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa. É através das percepções dos diferentes actores da escola que se procura especificar as relações que nela se estabelecem, entre o serviço que produz e a sua gestão. A investigação é desenvolvida através de um estudo de caso centrado numa escola do 2.º e 3.º ciclos. No capítulo sobre a metodologia, dá-se conta que esta estratégia não se prende com uma noção de particularidade da escola. Admite-se, como se argumenta na Introdução, que este estudo se poderia realizar sem prejuízo do objecto de investigação, numa outra escola, podendo mesmo, por razões de modelo de funcionamento e culturas profissionais, produzir resultados da mesma natureza. Não se trata da avaliação da escola. É sobre o que esta faz para que o sucesso educativo seja consecução esperada dos seus programas de trabalho, sobre o que se regula de facto, que se investiga.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2011-12-27T15:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4885
url http://hdl.handle.net/10773/4885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303477387526144