Elementos de integração didática e ensino da gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, António
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5906
Resumo: Partindo da relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de didática da gramática, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino e aprendizagem da gramática podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos, do ponto de vista da crítica da razão didática, os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Didática da Gramática determina nesta etapa da escolaridade em que o caráter transversal e a dimensão implícita no ensino da gramática desempenham um papel fundamental: (i) linguística descritiva/gramática da palavra: palavra fonológica, palavra morfológica, palavra semântica e classes de palavras; (ii) ensino e aprendizagem do vocabulário (iii) representação gráfica e ortográfica; (iv) linguística descritiva/gramática da frase: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) linguística textual – gramática do texto. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Metas Curriculares de Português (MCP) e os Programas de Português do Ensino Básico (PPEB), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados.
id RCAP_6a321978255b1f55e33936717cb75912
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elementos de integração didática e ensino da gramáticaIntegração didáticaUnidade didáticaGramática intuitivaMetalinguagemIntegrated didacticsDidactic unitIntuitive grammarMetalanguagePartindo da relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de didática da gramática, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino e aprendizagem da gramática podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos, do ponto de vista da crítica da razão didática, os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Didática da Gramática determina nesta etapa da escolaridade em que o caráter transversal e a dimensão implícita no ensino da gramática desempenham um papel fundamental: (i) linguística descritiva/gramática da palavra: palavra fonológica, palavra morfológica, palavra semântica e classes de palavras; (ii) ensino e aprendizagem do vocabulário (iii) representação gráfica e ortográfica; (iv) linguística descritiva/gramática da frase: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) linguística textual – gramática do texto. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Metas Curriculares de Português (MCP) e os Programas de Português do Ensino Básico (PPEB), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados.Based on the multidimensional relationship that is formed between the concepts of curricular integration and teaching grammar, the reflection on the inter-relationships between the diferente conceptions of curricular integration and the different approaches that grammar teaching and learning processes can take on in the first years of schooling is deepened. We approach, from the point of view of didactic reasoning, the great technical-didactic fields that the interface Curricular Integration/Didactic of Grammar determines in the school phase where the transversal character and the implicit grammatical dimension has a fundamental role: (i) descriptive/grammar linguistics of the word: phonologic word, morphologic word, semantic word and words classes; (ii) vocabulary teaching and learning; (iii) graphic and orthographic representation; (iv) descriptive/grammar linguistics of the phrase: morphosyntactic word and words groups; (v) textual linguistics – text grammar. It is proposed that adopting as a reference of epistemological-didactics the “Dicionário Terminológico (DT)” (Terminology Dictionary), the “Metas Curriculares de Português (MCP)” (Portuguese Curricular Standards) and the “Programas de Português do Ensino Básico (PPEB)”, (Portuguese Programmes for Primary Schools), a practical proposal for curricular integration, materialized in the methodological option of the Didactic Unit as the definition of the integrated teaching and learning paths.Escola Superior de Educação CoimbraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPais, António2018-02-02T15:14:44Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5906porPAIS, A. (2015). Elementos de integração didática e ensino da gramática. Exedra Journal. ISSN 1646-9526. Número Temático - Didática do Português: Investigação e Práticas, 293-320.1646-9526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:30Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:42.707566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elementos de integração didática e ensino da gramática
title Elementos de integração didática e ensino da gramática
spellingShingle Elementos de integração didática e ensino da gramática
Pais, António
Integração didática
Unidade didática
Gramática intuitiva
Metalinguagem
Integrated didactics
Didactic unit
Intuitive grammar
Metalanguage
title_short Elementos de integração didática e ensino da gramática
title_full Elementos de integração didática e ensino da gramática
title_fullStr Elementos de integração didática e ensino da gramática
title_full_unstemmed Elementos de integração didática e ensino da gramática
title_sort Elementos de integração didática e ensino da gramática
author Pais, António
author_facet Pais, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, António
dc.subject.por.fl_str_mv Integração didática
Unidade didática
Gramática intuitiva
Metalinguagem
Integrated didactics
Didactic unit
Intuitive grammar
Metalanguage
topic Integração didática
Unidade didática
Gramática intuitiva
Metalinguagem
Integrated didactics
Didactic unit
Intuitive grammar
Metalanguage
description Partindo da relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de didática da gramática, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino e aprendizagem da gramática podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos, do ponto de vista da crítica da razão didática, os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Didática da Gramática determina nesta etapa da escolaridade em que o caráter transversal e a dimensão implícita no ensino da gramática desempenham um papel fundamental: (i) linguística descritiva/gramática da palavra: palavra fonológica, palavra morfológica, palavra semântica e classes de palavras; (ii) ensino e aprendizagem do vocabulário (iii) representação gráfica e ortográfica; (iv) linguística descritiva/gramática da frase: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) linguística textual – gramática do texto. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Metas Curriculares de Português (MCP) e os Programas de Português do Ensino Básico (PPEB), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-02-02T15:14:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5906
url http://hdl.handle.net/10400.11/5906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PAIS, A. (2015). Elementos de integração didática e ensino da gramática. Exedra Journal. ISSN 1646-9526. Número Temático - Didática do Português: Investigação e Práticas, 293-320.
1646-9526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130828346753024