A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14305 |
Resumo: | Desenvolvido no contexto das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II, o presente relatório final de estágio apresenta o projeto de intervenção que desenvolvemos com o objetivo de perceber a presença e as potencialidades didáticas dos textos literários no ensino das línguas estrangeiras. Tendo como base um conjunto de bibliografia especializada sobre o tema, delineámos e implementámos atividades que nos permitissem atingir os objetivos investigativos, ao mesmo tempo que ajudávamos os discentes a perceber a importância da literatura na aprendizagem de línguas estrangeiras, em geral, e do espanhol, em particular. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à observação direta, a inquéritos, à análise de seis manuais e de textos produzidos pelos intervenientes ao longo do projeto. Para o tratamento desses mesmos dados seguiu-se a análise de conteúdo, combinando procedimentos quantitativos e qualitativos. O estudo dessa análise permitiu-nos concluir que a literatura está pouco presente nas aulas de línguas estrangeiras, apesar das inúmeras potencialidades que lhe são reconhecidas como instrumento didático. Após as intervenções, discentes e participantes na tertúlia revelaram maior interesse na leitura literária e demonstraram maior recetividade para os ensinamentos que ela transmite. Como síntese, defende-se uma maior inclusão da literatura, em contínua dessacralização, nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). |
id |
RCAP_6a32bec98f2995db14ee0d24e9393499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14305 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanholEnsino de línguasLíngua espanhola - Ensino de uma segunda línguaEnsino da literaturaAprendizagem de uma segunda línguaEducação literáriaDesenvolvido no contexto das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II, o presente relatório final de estágio apresenta o projeto de intervenção que desenvolvemos com o objetivo de perceber a presença e as potencialidades didáticas dos textos literários no ensino das línguas estrangeiras. Tendo como base um conjunto de bibliografia especializada sobre o tema, delineámos e implementámos atividades que nos permitissem atingir os objetivos investigativos, ao mesmo tempo que ajudávamos os discentes a perceber a importância da literatura na aprendizagem de línguas estrangeiras, em geral, e do espanhol, em particular. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à observação direta, a inquéritos, à análise de seis manuais e de textos produzidos pelos intervenientes ao longo do projeto. Para o tratamento desses mesmos dados seguiu-se a análise de conteúdo, combinando procedimentos quantitativos e qualitativos. O estudo dessa análise permitiu-nos concluir que a literatura está pouco presente nas aulas de línguas estrangeiras, apesar das inúmeras potencialidades que lhe são reconhecidas como instrumento didático. Após as intervenções, discentes e participantes na tertúlia revelaram maior interesse na leitura literária e demonstraram maior recetividade para os ensinamentos que ela transmite. Como síntese, defende-se uma maior inclusão da literatura, em contínua dessacralização, nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE).Desarrollado en el contexto de las asignaturas Prática de Ensino Supervisionada I - II, este Trabajo de Fin de Máster presenta el Projeto de intervenção (Prácticas) que hemos llevado a cabo, con el fin de observar la presencia y las potencialidades didácticas de los textos literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. Tras una pesquisa bibliográfica especializada sobre el tema, diseñamos e implementamos actividades que nos condujeron a los objetivos que nos habíamos propuesto en nuestra investigación, al mismo tiempo que intentamos ayudar a los alumnos y demás intervinientes en nuestro estudio, para que perciban la importancia de la literatura en el aprendizaje de lenguas extranjeras, en general, y del español, en particular. Como instrumentos de recogida de datos, recurrimos a la observación directa, a encuestas (hechas a alumnos y profesores, así como a adultos en contexto extraescolar), al análisis de seis manuales (editados en Portugal) y de los textos producidos por los participantes en dicho proyecto. Para el tratamiento de esos mismos datos analizamos su contenido, armonizando procedimientos cuantitativos y cualitativos. A la luz de este análisis, podemos concluir que la literatura está poco presente en las clases de lenguas extranjeras, a pesar de las múltiples potencialidades que le son reconocidas como valioso instrumento didáctico. Después de las intervenciones pedagógicas, todos los participantes (dentro y fuera del contexto escolar) demostraron un mayor interés por la lectura literaria y dieron muestras de mayor receptividad hacia los saberes que esta consagrada materia siempre ha transmitido. A título de síntesis, defendemos una mayor inclusión de la literatura, en franca desacralización, en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE).Universidade de Aveiro2015-06-25T14:46:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14305TID:201603276porGonçalves, Jorge Miguel Toméinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:08Zoai:ria.ua.pt:10773/14305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:54.530614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol |
title |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol |
spellingShingle |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol Gonçalves, Jorge Miguel Tomé Ensino de línguas Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua Ensino da literatura Aprendizagem de uma segunda língua Educação literária |
title_short |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol |
title_full |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol |
title_fullStr |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol |
title_full_unstemmed |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol |
title_sort |
A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol |
author |
Gonçalves, Jorge Miguel Tomé |
author_facet |
Gonçalves, Jorge Miguel Tomé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Jorge Miguel Tomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua Ensino da literatura Aprendizagem de uma segunda língua Educação literária |
topic |
Ensino de línguas Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua Ensino da literatura Aprendizagem de uma segunda língua Educação literária |
description |
Desenvolvido no contexto das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II, o presente relatório final de estágio apresenta o projeto de intervenção que desenvolvemos com o objetivo de perceber a presença e as potencialidades didáticas dos textos literários no ensino das línguas estrangeiras. Tendo como base um conjunto de bibliografia especializada sobre o tema, delineámos e implementámos atividades que nos permitissem atingir os objetivos investigativos, ao mesmo tempo que ajudávamos os discentes a perceber a importância da literatura na aprendizagem de línguas estrangeiras, em geral, e do espanhol, em particular. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos à observação direta, a inquéritos, à análise de seis manuais e de textos produzidos pelos intervenientes ao longo do projeto. Para o tratamento desses mesmos dados seguiu-se a análise de conteúdo, combinando procedimentos quantitativos e qualitativos. O estudo dessa análise permitiu-nos concluir que a literatura está pouco presente nas aulas de línguas estrangeiras, apesar das inúmeras potencialidades que lhe são reconhecidas como instrumento didático. Após as intervenções, discentes e participantes na tertúlia revelaram maior interesse na leitura literária e demonstraram maior recetividade para os ensinamentos que ela transmite. Como síntese, defende-se uma maior inclusão da literatura, em contínua dessacralização, nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-06-25T14:46:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14305 TID:201603276 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14305 |
identifier_str_mv |
TID:201603276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137550055505920 |