Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro Miguel Coelho Simões de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84174
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado Em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_6a3b9e47156fc0bda7b98dfba4d2c27c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto das turmas do 11ºJ/L e 11ºM/N, dos cursos profissionais, no ano letivo de 2016/2017.Estágio PedagógicoEducação FísicaReflexão CríticaDisciplinaAlunosPedagogical InternshipPhysical EducationCritical ReflectionDisciplineStudentsRelatório de Estágio do Mestrado Em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis document refers to the Pedagogical internship carried out within the scope of the second year of the study plan for the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The goal of such internship is to apply to a real context all the learning carried out throughout this training cycle, thus developing competences in teaching practice.The internship was held at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, in Marinha Grande, with the classes of the Professional Courses of Renewable Energy Technician and Polymer Technician (11ºM / N) and the Professional Courses of Auxiliary Dental Prosthetist Technician and Auxiliary Technician of Health (11ºJ / L).The experience provided as a Physical Education teachers has led us to discover the attitudes, knowledge and practices that only the school context allows us to acquire and thus complement our training process as teachers. All the sharing between core internship colleagues, teachers, students, and the entire school community in general were rich experiences that opened up new horizons and teaching perspectives.Thus, in this internship report we intend to reflect on these experiences, presenting our conclusions and lessons learned.This report has three parts: In the first we refer to the pedagogical context in which the internship has developed; at the second we present a critical reflection on our pedagogical intervention throughout it; And finally, the third part will deepen the Problem-Theme, on the problem of Indiscipline in the classroom context, analyzing how teachers value the different behaviors regarding the severity and frequency with which they indicate occur. Teachers do not value the same behaviors in the same way, assigning them different degrees of severity.O presente documento, refere-se ao Estágio Pedagógico realizado no âmbito do segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O objetivo deste Estágio Pedagógico é o de aplicar em contexto real, todas as aprendizagens realizadas ao longo deste ciclo de formação, desenvolvendo deste modo competências na prática docente.O estágio foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, junto das turma dos Cursos Profissionais de Técnico de Energias Renováveis e Técnico de Polímeros (11ºM/N) e das turmas dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar Protésico e Técnico Auxiliar de Saúde (11ºJ/L). A experiência proporcionada enquanto docente de Educação Física, conduziu-nos à descoberta de atitudes, conhecimentos e práticas que apenas o contexto escolar nos permite adquirir e dessa forma, complementar o nosso processo de formação enquanto professores. Toda a partilha entre colegas de núcleo de estágio, professores, alunos, e toda a comunidade escolar em geral, foram experiências ricas que nos abriram novos horizontes e perspetivas de ensino.Assim, neste relatório de estágio pretendemos refletir sobre essas experiências, apresentando as nossas conclusões e aprendizagens realizadas.Desta forma, o presente relatório está organizado em três partes: a primeira refere-se ao contexto pedagógico no qual o estágio se desenvolveu; a segunda apresenta-nos uma reflexão crítica sobre a nossa intervenção pedagógica ao longo do mesmo; e por fim, a terceira parte irá aprofundar o Tema-Problema, sobre a problemática da Indisciplina no contexto de aula, analisando a forma como os professores valorizam os diferentes comportamentos quanto à gravidade e a frequência com que indicam que os mesmos ocorrem. Os professores não valorizam da mesma forma os mesmos comportamentos, atribuindo-lhes graus de gravidade diferentes.2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84174http://hdl.handle.net/10316/84174TID:202146154engCarvalho, Pedro Miguel Coelho Simões deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T09:53:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:48.159836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto das turmas do 11ºJ/L e 11ºM/N, dos cursos profissionais, no ano letivo de 2016/2017.
title Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
spellingShingle Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
Carvalho, Pedro Miguel Coelho Simões de
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Disciplina
Alunos
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Reflection
Discipline
Students
title_short Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
title_full Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
title_fullStr Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
title_full_unstemmed Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
title_sort Pedagogical internship report developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, within the classes of 11ºJ/L and 11º M/N, from the professional courses, during the year of 2016/2017.
author Carvalho, Pedro Miguel Coelho Simões de
author_facet Carvalho, Pedro Miguel Coelho Simões de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro Miguel Coelho Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Disciplina
Alunos
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Reflection
Discipline
Students
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Disciplina
Alunos
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Reflection
Discipline
Students
description Relatório de Estágio do Mestrado Em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84174
http://hdl.handle.net/10316/84174
TID:202146154
url http://hdl.handle.net/10316/84174
identifier_str_mv TID:202146154
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949041049600