Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Vera Monica Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97438
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a7d9680e65a8c75bf4e08781db6da12e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans DuartePedagogical Internship ReportEducação FísicaEstágio PedagógicoPerceçãoPrática PedagógicaReflexão Physical EducationTeacher TrainingPerceptionPedagogical PracticeReflexionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaA representação de todo o processo de desenvolvimento ocorrido durante o Estágio Pedagógico está presente neste relatório. Contem a descrição de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação académica, onde é realizada a transição da teoria à prática e a passagem da entidade de aluno para professor.Representando a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, este foi desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma 9ºD, no decorrer do ano letivo de 2020/2021. Neste relatório está representada toda a componente prática realizada, expondo todas as decisões, estratégias, sucessos e fracassos sentidos. Está descrito o planeamento, realização e avaliação das práticas. Este documento está projetado em três capítulos, o primeiro, respeitante à caracterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido por quatro áreas de atuação - as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético-profissional. O terceiro capítulo, é alusivo à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, a apresentação do Tema-Problema, “Perceções dos alunos sobre a diferenciação nas aulas de Educação Física consoante o sexo”. Objetivos do estudo são: conhecer o nível de decisão dos alunos nas aulas, determinar a composição dos grupos de trabalho, conhecer a forma de gestão do tempo das atividades, identificar as formas de trabalho nas aulas, determinar os níveis de dificuldade das atividades nas aulas, identificar a existência de atividades diversificadas, conhecer a perceção de adequação de atividades, identificar as consequências do Covid-19 para a Educação física e por último determinar a existência de diferenças na perceção, entre sexos.The representation of the entire development process that took place during the Pedagogical Internship is present in this report. It contains the description of knowledge acquired over the years of academic training, where the transition from theory to practice and the transition from student to teacher takes place. Representing the completion of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, this was developed at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, with the 9thD class, during the school year of 2020/2021. This report represents the entire practical component carried out, exposing all the decisions, strategies, successes and failures felt. The planning, implementation and evaluation of practices is described. This document is designed in three chapters, the first, concerning the characterization of the context of pedagogical practice, the second, divided into four areas of action - teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. The third chapter, alludes to the research developed throughout the school year, the presentation of the Theme-Problem, “Students' perceptions about the differentiation in Physical Education classes according to gender”. Objectives of the study are: to know the level of decision of students in classes, determine the composition of work groups, know how to manage the time of activities, identify ways of working in classes, determine the levels of difficulty of activities in classes , identify the existence of diversified activities, know the perception of adequacy of activities, identify the consequences of Covid-19 for Physical Education and finally determine the existence of differences in perception, between genders.2021-12-022027-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97438http://hdl.handle.net/10316/97438TID:202891852porReal, Vera Monica Santosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:03:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:29.294884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
Pedagogical Internship Report
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
Real, Vera Monica Santos
Educação Física
Estágio Pedagógico
Perceção
Prática Pedagógica
Reflexão 
Physical Education
Teacher Training
Perception
Pedagogical Practice
Reflexion
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
author Real, Vera Monica Santos
author_facet Real, Vera Monica Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Real, Vera Monica Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Perceção
Prática Pedagógica
Reflexão 
Physical Education
Teacher Training
Perception
Pedagogical Practice
Reflexion
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Perceção
Prática Pedagógica
Reflexão 
Physical Education
Teacher Training
Perception
Pedagogical Practice
Reflexion
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
2027-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97438
http://hdl.handle.net/10316/97438
TID:202891852
url http://hdl.handle.net/10316/97438
identifier_str_mv TID:202891852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051623239680