RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101432 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_6aa39d93ad16bcbed12ce9a55dbb7da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/101432 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, WITH CLASS 9º H, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEARReflexão críticaEstágio PedagógicoEducação FísicaComunidade EscolarEnsino SecundárioCritical reflectionPedagogical InternshipPhysical EducationSchool CommunityHigh schoolRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento retrata a realização do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, este tem como objetivo demonstrar todo o processo realizado ao longo do mesmo. É possível identificar as potencialidades do estágio, as suas fragilidades e as estratégias de superação fazendo uma ponte entre um profissional em formação para o futuro professor. Este é a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC), que foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na turma 9ºH, no decorrer do ano letivo 2021/2022. O estágio foi orientado pelo professor Cláudio Sousa, orientador referente à ESEACD, e pelo professor doutor Paulo Nobre, da FCDEF-UC. O documento sintetiza o planeamento desenvolvido ao longo do ano letivo, a realização do mesmo e a sua posterior avaliação. O documento está dividido em três partes, em que primeiramente é feita uma contextualização da prática pedagógica, o segundo está dividido em 4 áreas: as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético profissional. A terceira parte, é referente à parte investigativa da estágio pedagógico, com a apresentação do tema/problema, a perceção dos alunos do Ensino Secundário face à Disciplina de Educação Física, esta investigação tem como objetivo principal a recolha de informações acerca da perceção dos alunos sobre os conteúdos/matérias da Educação Física no Ensino Secundário e ainda percecionar o grau de satisfação face às aulas em tempos de pandemia.The present document portrays the accomplishment of the pedagogical internship carried out at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, which aims to demonstrate the entire process carried out throughout it. It is possible to identify the potential of the internship, its weaknesses, and strategies for overcoming it, making a bridge between a professional in training and the future teacher.This is the conclusion of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education (FCDEF), of the University of Coimbra (UC), which was carried out at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, in the class 9th, during the academic year 2021/2022.The internship was supervised by Professor Cláudio Sousa, advisor referring to ESEACD, and by Professor Paulo Nobre, from FCDEF-UC.The document summarizes the planning developed throughout the school year, its implementation, and its subsequent evaluation. The document is divided into three parts, in which first a contextualization of the pedagogical practice is made, and the second is divided into 4 areas: teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and the professional ethical attitude. The third part refers to the investigation part conducted on the pedagogical internship, with the presentation of the theme/problem, the perception of Secondary Education students about the Physical Education Subject, this investigation has as its main objective the collection of information about the students' opinion on the contents/subjects of Physical Education in Secondary Education and also understanding the degree of satisfaction with classes in times of a pandemic.2022-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101432http://hdl.handle.net/10316/101432TID:203055276porEspinha, Sara Margarida Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:56:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.559931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, WITH CLASS 9º H, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR |
title |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 |
spellingShingle |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 Espinha, Sara Margarida Monteiro Reflexão crítica Estágio Pedagógico Educação Física Comunidade Escolar Ensino Secundário Critical reflection Pedagogical Internship Physical Education School Community High school |
title_short |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 |
title_full |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 |
title_fullStr |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 |
title_full_unstemmed |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 |
title_sort |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022 |
author |
Espinha, Sara Margarida Monteiro |
author_facet |
Espinha, Sara Margarida Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espinha, Sara Margarida Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão crítica Estágio Pedagógico Educação Física Comunidade Escolar Ensino Secundário Critical reflection Pedagogical Internship Physical Education School Community High school |
topic |
Reflexão crítica Estágio Pedagógico Educação Física Comunidade Escolar Ensino Secundário Critical reflection Pedagogical Internship Physical Education School Community High school |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/101432 http://hdl.handle.net/10316/101432 TID:203055276 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/101432 |
identifier_str_mv |
TID:203055276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134080470614016 |