O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6901 |
Resumo: | O presente trabalho intitulado “O contributo (s) das TIC no Ensino - Um estudo de caso, utilizando a plataforma da Escola Virtual da Porto Editora” tem como principais objetivos: descrever a nossa prática pedagógica realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola E.B.. 2/3 Diogo Cão e identificar de que forma a Escola Virtual é utilizada, por parte dos docentes e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e como pode influenciar o ensino/aprendizagem. De modo a abordar esta temática decidimos dividir este trabalho em partes. Assim sendo, começamos por fazer uma abordagem relativamente àquilo que foi a nossa prática pedagógica, que consistiu num estágio realizado na Escola E. B. 2/3 Diogo Cão. Para tal, começamos por fazer uma breve caracterização da instituição, levando-se a cabo uma análise relativamente à sua organização interna, ao seu meio envolvente e, ainda, uma reflexão sobre o espaço escolar, nomeadamente o espaço da sala de aula e os recursos educativos existentes. Terminamos com uma descrição da nossa lecionação no âmbito das disciplinas lecionadas e de forma sucinta é feito um relato da nossa experiência pedagógica. Num segundo momento procedeu-se a uma abordagem teórica acerca da temática em estudo através de uma pesquisa cuidada em obras de autores de referência nesta área, constituindo-se esta pesquisa como a base de sustentação desta investigação. Para dar resposta à nossa questão, ou seja, perceber de que modo as TIC podem contribuir e influenciar o ensino, mais concretamente com a utilização da plataforma Escola Virtual da Porto Editora e como esta é rentabilizada por parte dos docentes e alunos. Aplicamos um questionário aos professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola E.B. 2/3 Diogo Cão, em relação ao uso da Escola Virtual nas suas aulas e elaboramos uma entrevista a um professor de 2.º Ciclo da mesma escola sobre a utilização da Escola Virtual nas suas aulas. Através da análise dos dados recolhidos, verificamos que os professores valorizam as TIC, considerando-as uma mais-valia, embora apenas uma pequena amostra frequenta ações de formação sobre as TIC. Através dos dados obtidos verificamos que professores e alunos consideram a Escola Virtual uma ferramenta que permite aulas mais dinâmicas e motivadoras. Foi possível constatar-se que os professores consideram que deve haver mais ações de formação que ajudem a integração das TIC nas salas de aulas. |
id |
RCAP_6a4e36b312cd5f1c67ba236e84adab59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto EditoraEstágiosEnsinoAprendizagemTICEscola virtualO presente trabalho intitulado “O contributo (s) das TIC no Ensino - Um estudo de caso, utilizando a plataforma da Escola Virtual da Porto Editora” tem como principais objetivos: descrever a nossa prática pedagógica realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola E.B.. 2/3 Diogo Cão e identificar de que forma a Escola Virtual é utilizada, por parte dos docentes e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e como pode influenciar o ensino/aprendizagem. De modo a abordar esta temática decidimos dividir este trabalho em partes. Assim sendo, começamos por fazer uma abordagem relativamente àquilo que foi a nossa prática pedagógica, que consistiu num estágio realizado na Escola E. B. 2/3 Diogo Cão. Para tal, começamos por fazer uma breve caracterização da instituição, levando-se a cabo uma análise relativamente à sua organização interna, ao seu meio envolvente e, ainda, uma reflexão sobre o espaço escolar, nomeadamente o espaço da sala de aula e os recursos educativos existentes. Terminamos com uma descrição da nossa lecionação no âmbito das disciplinas lecionadas e de forma sucinta é feito um relato da nossa experiência pedagógica. Num segundo momento procedeu-se a uma abordagem teórica acerca da temática em estudo através de uma pesquisa cuidada em obras de autores de referência nesta área, constituindo-se esta pesquisa como a base de sustentação desta investigação. Para dar resposta à nossa questão, ou seja, perceber de que modo as TIC podem contribuir e influenciar o ensino, mais concretamente com a utilização da plataforma Escola Virtual da Porto Editora e como esta é rentabilizada por parte dos docentes e alunos. Aplicamos um questionário aos professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola E.B. 2/3 Diogo Cão, em relação ao uso da Escola Virtual nas suas aulas e elaboramos uma entrevista a um professor de 2.º Ciclo da mesma escola sobre a utilização da Escola Virtual nas suas aulas. Através da análise dos dados recolhidos, verificamos que os professores valorizam as TIC, considerando-as uma mais-valia, embora apenas uma pequena amostra frequenta ações de formação sobre as TIC. Através dos dados obtidos verificamos que professores e alunos consideram a Escola Virtual uma ferramenta que permite aulas mais dinâmicas e motivadoras. Foi possível constatar-se que os professores consideram que deve haver mais ações de formação que ajudem a integração das TIC nas salas de aulas.This work entitled "The contribution (s) of TCI in education - A case study, using the platform of the Virtual School of Porto Editora" has as main objectives: to describe e to identify our pedagogical practice held in the 2nd cycle of basic education in Escola EB 2/3 Diogo Cao and identify how the Virtual School is used by teachers and students of the 2nd cycle of basic education and how it can influence the teaching / learning. To address this issue we decided to split this work into parts. Thus, we begin by making an analysis regarding its internal organization, which consisted of a training camp in the Escola EB 2/3 Diogo Cão. To do this, we began making a brief characterization of the institution, taking out an analysis regard to its internal organization, its environment, and also a reflection on the school space, including the space of the classroom and existing educational resources. We ended with a description of our teaching mode within the disciplines taught and succinctly done is an account of our educational experience. Secondly we proceeded with a theoretical approach on the theme under study through careful research of works of major authors in this area, constituting this research as the basis for support of this research. To answer our question and understanding how TIC can contribute to and influence the teaching, specifically with the use of the Virtual School of Porto Editora platform and how it is monetized by teachers and students, we’ve applied a questionnaire to teachers and students of the 2nd cycle of Basic Education School EB 2, 3 Diogo Cao, regarding the use of the Virtual School in their classrooms and to understandand prepared an interview from the second cycle of the same school. Through the analysis of the collected data, we found that teachers value TIC, considering them an asset, although only a small sample attends training initiatives on TICs. Through the data found that teachers and students consider the Virtual School a tool that enables more dynamic and motivating lessons, it could be seen that teachers consider that there should be more training initiatives that help the integration of TCI in classrooms.2016-11-28T11:35:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6901pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Mário Alexandre Limareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:14.305284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora |
title |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora |
spellingShingle |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora Machado, Mário Alexandre Lima Estágios Ensino Aprendizagem TIC Escola virtual |
title_short |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora |
title_full |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora |
title_fullStr |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora |
title_full_unstemmed |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora |
title_sort |
O contributo(s) das TIC no ensino: um estudo utilizando a plataforma da escola virtual da Porto Editora |
author |
Machado, Mário Alexandre Lima |
author_facet |
Machado, Mário Alexandre Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Mário Alexandre Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágios Ensino Aprendizagem TIC Escola virtual |
topic |
Estágios Ensino Aprendizagem TIC Escola virtual |
description |
O presente trabalho intitulado “O contributo (s) das TIC no Ensino - Um estudo de caso, utilizando a plataforma da Escola Virtual da Porto Editora” tem como principais objetivos: descrever a nossa prática pedagógica realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola E.B.. 2/3 Diogo Cão e identificar de que forma a Escola Virtual é utilizada, por parte dos docentes e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e como pode influenciar o ensino/aprendizagem. De modo a abordar esta temática decidimos dividir este trabalho em partes. Assim sendo, começamos por fazer uma abordagem relativamente àquilo que foi a nossa prática pedagógica, que consistiu num estágio realizado na Escola E. B. 2/3 Diogo Cão. Para tal, começamos por fazer uma breve caracterização da instituição, levando-se a cabo uma análise relativamente à sua organização interna, ao seu meio envolvente e, ainda, uma reflexão sobre o espaço escolar, nomeadamente o espaço da sala de aula e os recursos educativos existentes. Terminamos com uma descrição da nossa lecionação no âmbito das disciplinas lecionadas e de forma sucinta é feito um relato da nossa experiência pedagógica. Num segundo momento procedeu-se a uma abordagem teórica acerca da temática em estudo através de uma pesquisa cuidada em obras de autores de referência nesta área, constituindo-se esta pesquisa como a base de sustentação desta investigação. Para dar resposta à nossa questão, ou seja, perceber de que modo as TIC podem contribuir e influenciar o ensino, mais concretamente com a utilização da plataforma Escola Virtual da Porto Editora e como esta é rentabilizada por parte dos docentes e alunos. Aplicamos um questionário aos professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola E.B. 2/3 Diogo Cão, em relação ao uso da Escola Virtual nas suas aulas e elaboramos uma entrevista a um professor de 2.º Ciclo da mesma escola sobre a utilização da Escola Virtual nas suas aulas. Através da análise dos dados recolhidos, verificamos que os professores valorizam as TIC, considerando-as uma mais-valia, embora apenas uma pequena amostra frequenta ações de formação sobre as TIC. Através dos dados obtidos verificamos que professores e alunos consideram a Escola Virtual uma ferramenta que permite aulas mais dinâmicas e motivadoras. Foi possível constatar-se que os professores consideram que deve haver mais ações de formação que ajudem a integração das TIC nas salas de aulas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-11-28T11:35:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6901 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137161138667520 |