A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rosana Madalina Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16686
Resumo: Trabalho de projeto
id RCAP_6a5ae9f17506d45a568612ec486bfb04
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentárioFalso-documentárioRealidadeFicçãoIlusãoArgumentoMockumentaryRealityFictionIllusionScriptDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de projetoEste ensaio debruça-se sobre o recurso a estratégias narrativas e técnicas, particularmente aos códigos do género documental, para a criação da impressão de uma realidade. Por meio de um estudo teórico, é percetível a influência do registo fotográfico na perceção do real, sendo analisada a relação do Homem com o mundo envolvente através da sua reprodução realista. A premissa da práxis assenta-se nos pensamentos de Roland Barthes e Susan Sontag, fazendo referência às obras Autorretrato Afogado (Bayard, 1840) de Hyppolite Bayard, a emissão em rádio de War of the Worlds (Welles, 1938) e ao filme The Blair Witch Project (Cowie & Hale, 1999). Partindo desta observação, é escrito o argumento do falso-documentário A Queimada, onde o universo da tradicionalidade portuguesa é retratado através de uma narrativa ficcional. A metodologia adotada na sua construção possibilita a simbiose entre a realidade e a sua reprodução, dificultando, deste modo, a distinção entre a representação do real e a sua encenação na narrativa proposta. Também as opções de realização contribuíram para o realismo da ficção. A escolha de décores naturais, bem como de um elenco composto por ‘não-atores’, dirigidos ‘mais livremente’ e sem acesso ao argumento, são os principais tópicos onde este ensaio se foca.This essay focuses on the use of narrative and technical strategies to create the impression of a reality, essentially by adopting the codes of the documentary genre. Combining a theoretical study with an analysis of how a person relates to its surroundings through its realistic depictions, it is possible to detect the influence of photographic evidence in perceiving reality. Therefore, the premise of this praxis is based on the studies of Roland Barthes and Susan Sontag, referencing Hyppolite Bayard’s photography Self Portrait as a Drowned Man (Bayard, 1840),War of the Worlds (Welles, 1938) radio broadcast, and the movie The Blair Witch Project (Cowie & Hale, 1999). The script of A Queimada, a false documentary, is written founded on this research, with the intent of portraying the universe of Portuguese traditionality through a fictional narrative. The approach employed in the construction of the narrative conveys a symbiosis between reality and its reproduction, thus challenging the distinction between the representation of ‘what’s real’ and its imitation. Given that the directing strategies also contributed to the realism of this fiction film, this essay mainly focuses on the preference for natural décors, and on the cast of 'non-actors', which were directed in 'more freely' way and without access to the argument.Pinheiro, José AlbertoCortesão, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Rosana Madalina Moreira2021-01-08T14:52:43Z2020-12-142020-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16686TID:202574369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:19.501651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
title A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
spellingShingle A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
Soares, Rosana Madalina Moreira
Falso-documentário
Realidade
Ficção
Ilusão
Argumento
Mockumentary
Reality
Fiction
Illusion
Script
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
title_full A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
title_fullStr A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
title_full_unstemmed A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
title_sort A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
author Soares, Rosana Madalina Moreira
author_facet Soares, Rosana Madalina Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, José Alberto
Cortesão, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rosana Madalina Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Falso-documentário
Realidade
Ficção
Ilusão
Argumento
Mockumentary
Reality
Fiction
Illusion
Script
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Falso-documentário
Realidade
Ficção
Ilusão
Argumento
Mockumentary
Reality
Fiction
Illusion
Script
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Trabalho de projeto
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2020-12-14T00:00:00Z
2021-01-08T14:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16686
TID:202574369
url http://hdl.handle.net/10400.22/16686
identifier_str_mv TID:202574369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131453893640192