A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16686 |
Resumo: | Trabalho de projeto |
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A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentárioFalso-documentárioRealidadeFicçãoIlusãoArgumentoMockumentaryRealityFictionIllusionScriptDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de projetoEste ensaio debruça-se sobre o recurso a estratégias narrativas e técnicas, particularmente aos códigos do género documental, para a criação da impressão de uma realidade. Por meio de um estudo teórico, é percetível a influência do registo fotográfico na perceção do real, sendo analisada a relação do Homem com o mundo envolvente através da sua reprodução realista. A premissa da práxis assenta-se nos pensamentos de Roland Barthes e Susan Sontag, fazendo referência às obras Autorretrato Afogado (Bayard, 1840) de Hyppolite Bayard, a emissão em rádio de War of the Worlds (Welles, 1938) e ao filme The Blair Witch Project (Cowie & Hale, 1999). Partindo desta observação, é escrito o argumento do falso-documentário A Queimada, onde o universo da tradicionalidade portuguesa é retratado através de uma narrativa ficcional. A metodologia adotada na sua construção possibilita a simbiose entre a realidade e a sua reprodução, dificultando, deste modo, a distinção entre a representação do real e a sua encenação na narrativa proposta. Também as opções de realização contribuíram para o realismo da ficção. A escolha de décores naturais, bem como de um elenco composto por ‘não-atores’, dirigidos ‘mais livremente’ e sem acesso ao argumento, são os principais tópicos onde este ensaio se foca.This essay focuses on the use of narrative and technical strategies to create the impression of a reality, essentially by adopting the codes of the documentary genre. Combining a theoretical study with an analysis of how a person relates to its surroundings through its realistic depictions, it is possible to detect the influence of photographic evidence in perceiving reality. Therefore, the premise of this praxis is based on the studies of Roland Barthes and Susan Sontag, referencing Hyppolite Bayard’s photography Self Portrait as a Drowned Man (Bayard, 1840),War of the Worlds (Welles, 1938) radio broadcast, and the movie The Blair Witch Project (Cowie & Hale, 1999). The script of A Queimada, a false documentary, is written founded on this research, with the intent of portraying the universe of Portuguese traditionality through a fictional narrative. The approach employed in the construction of the narrative conveys a symbiosis between reality and its reproduction, thus challenging the distinction between the representation of ‘what’s real’ and its imitation. Given that the directing strategies also contributed to the realism of this fiction film, this essay mainly focuses on the preference for natural décors, and on the cast of 'non-actors', which were directed in 'more freely' way and without access to the argument.Pinheiro, José AlbertoCortesão, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Rosana Madalina Moreira2021-01-08T14:52:43Z2020-12-142020-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16686TID:202574369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:19.501651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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