Efeito do confinamento na aptidão física em crianças de 10 e 11 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41598 |
Resumo: | O Estágio foi realizado numa instituição de Ensino Particular e Cooperativo no concelho de Arruda dos Vinhos, o qual apresentava um grupo disciplinar era estável, com áreas de especialização diversificadas. Os condicionalismos estruturais vivenciados, foram essencialmente de dois tipos. Do tipo Ideológico, e do tipo económico. Para além dos constrangimentos provocados pela situação pandémica. A Planificação foi realizada com base nalguns documentos estruturantes pré-existentes, nomeadamente, os programas nacionais de Educação Física, - as Aprendizagens Essenciais, - O Perfil do aluno, Plano Plurianual e Planificação a Longo Prazo. O professor elaborou o Projeto (Plano) Turma/ Plano a Médio Prazo, Plano a Curto Prazo e Planos de aula. Os meios de ensino utilizados foram os Jogos Pré Desportivos, Exercícios Específicos, Exercícios Gerais, Formas Jogadas e Jogo. Exercícios Gerais visaram reprodução de forma analítica de um determinado gesto técnico. Sempre que as tarefas apresentadas evoluíam do circuito para o percurso, os exercícios gerais foram convertidos em Exercícios Específicos. Num período pós confinamento, optámos por utilizar formas jogadas, mais precisamente, Exercícios Competitivos Específicos. O ensino à distância foi programado segundo orientações vindas por intermédio do Conselho Pedagógico via delegado disciplinar. Foram seguidas as orientações da CNAPEF e do SPEF. Assim, os 120 minutos semanais foram distribuídos com 60 minutos a serem destinados à abordagem teórica das matérias e os segundos 60 minutos utilizados de forma assíncrona. Cada professor produziu material áudio visual. Os Instrumentos e os critérios de avaliação foram ajustados. Este processo permitiu uma reflexão sobre metodologias e outras soluções a bem da aprendizagem dos alunos. |
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