Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigário, Carla Sofia Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17822
Resumo: Atualmente são reconhecidos vários documentos nacionais e internacionais na defesa do Desenvolvimento Sustentável. Encontra-se disponível informação como o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré- Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Há uma preocupação crescente com a natureza multidimensional do bem-estar, assente na centralidade das pessoas nos processos de desenvolvimento, nas suas aspirações e direitos. Nesta perspetiva, considera-se que desenvolver conhecimentos relacionados com a vida, nomeadamente, das plantas comestíveis, dos fenómenos envolvidos no seu desenvolvimento e do seu tratamento e cultivo, com recursos de baixo custo, é considerada uma forma de contribuir para a formação dos cidadãos numa perspetiva de aumentar os conhecimentos neste âmbito e, assim, potenciar uma maior capacidade de sustentabilidade, que é um dos fatores fundamentais necessários à manutenção da paz no mundo. Nestas circunstâncias deve-se reconhecer que a escola deve assumir um papel fundamental, em todos os níveis e ciclos de educação e ensino, proporcionando a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a promoção de valores, atitudes e comportamentos que permitam às crianças e aos jovens a compreensão crítica e a participação informada perante desafios locais e globais. São escassas as propostas de estratégia de intervenção que conciliem estas linhas orientadoras. Com base neste contexto, este estudo foi realizado numa escola do concelho de Aveiro em que a amostra é constituída por alunos do 2º ano do 1º CEB, assente num plano de investigação-ação, com a finalidade de desenvolver atividades orientadas para a promoção do saber observar e interpretar o desenvolvimento de plantas. As questões a que se pretenderam dar resposta são as seguintes: questão investigativa “Que contribuições geram a observação e a identificação de algumas plantas cultivadas em diferentes ambientes”; questões complementares, nomeadamente “Como reconhecer que uma horta é um local de aprendizagem e conhecimento do desenvolvimento de plantas”; “Como reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas”; “Como conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns, como a raiz, caule, folhas, flores e frutos”; “Como reconhecer que há animais que podem ajudar ou prejudicar o desenvolvimento de plantas”; Como contribuir com atividades para o reconhecimento da importância das plantas para a vida, nomeadamente a cadeia alimentar e fotossíntese”. Foram recolhidos dados por recurso a diferentes instrumentos e técnicas durante a implementação das atividades desenvolvidas. Os resultados foram sujeitos à interpretação de conteúdo. Por último, este estudo sugere que as atividades desenvolvidas contribuíram para a construção do conhecimento científico dos alunos fundamental para se tornarem cidadãos responsáveis.
id RCAP_6a5cfaff4a45f7a0460d9f3a4e13b3d0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aulaEnsino das ciênciasTrabalhos práticosInvestigação-acçãoFotossinteseDesenvolvimento sustentávelEnsino básico 1º cicloPlantasAtualmente são reconhecidos vários documentos nacionais e internacionais na defesa do Desenvolvimento Sustentável. Encontra-se disponível informação como o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré- Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Há uma preocupação crescente com a natureza multidimensional do bem-estar, assente na centralidade das pessoas nos processos de desenvolvimento, nas suas aspirações e direitos. Nesta perspetiva, considera-se que desenvolver conhecimentos relacionados com a vida, nomeadamente, das plantas comestíveis, dos fenómenos envolvidos no seu desenvolvimento e do seu tratamento e cultivo, com recursos de baixo custo, é considerada uma forma de contribuir para a formação dos cidadãos numa perspetiva de aumentar os conhecimentos neste âmbito e, assim, potenciar uma maior capacidade de sustentabilidade, que é um dos fatores fundamentais necessários à manutenção da paz no mundo. Nestas circunstâncias deve-se reconhecer que a escola deve assumir um papel fundamental, em todos os níveis e ciclos de educação e ensino, proporcionando a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a promoção de valores, atitudes e comportamentos que permitam às crianças e aos jovens a compreensão crítica e a participação informada perante desafios locais e globais. São escassas as propostas de estratégia de intervenção que conciliem estas linhas orientadoras. Com base neste contexto, este estudo foi realizado numa escola do concelho de Aveiro em que a amostra é constituída por alunos do 2º ano do 1º CEB, assente num plano de investigação-ação, com a finalidade de desenvolver atividades orientadas para a promoção do saber observar e interpretar o desenvolvimento de plantas. As questões a que se pretenderam dar resposta são as seguintes: questão investigativa “Que contribuições geram a observação e a identificação de algumas plantas cultivadas em diferentes ambientes”; questões complementares, nomeadamente “Como reconhecer que uma horta é um local de aprendizagem e conhecimento do desenvolvimento de plantas”; “Como reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas”; “Como conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns, como a raiz, caule, folhas, flores e frutos”; “Como reconhecer que há animais que podem ajudar ou prejudicar o desenvolvimento de plantas”; Como contribuir com atividades para o reconhecimento da importância das plantas para a vida, nomeadamente a cadeia alimentar e fotossíntese”. Foram recolhidos dados por recurso a diferentes instrumentos e técnicas durante a implementação das atividades desenvolvidas. Os resultados foram sujeitos à interpretação de conteúdo. Por último, este estudo sugere que as atividades desenvolvidas contribuíram para a construção do conhecimento científico dos alunos fundamental para se tornarem cidadãos responsáveis.Nowadays there are various national and international documents recognized in the defense of Sustainable Development. It is available as information Reference Education for Development - Preschool Education, Primary and Secondary Education. There is a growing concern about the multidimensional nature of welfare, based on the centrality of people in development processes, their aspirations and rights. In this perspective, it is considered to develop knowledge related to life, especially in the edible plants of the phenomena involved in its development and its treatment and cultivation, with low cost resources, it is considered a way to contribute to the training of citizens as a perspective to increase knowledge in this area and thus promote a greater capacity for sustainability, which is one of the key factors needed to maintain peace in the world. In these circumstances it must be recognized that the school should play a key role in all levels of education and teaching cycles, providing the acquisition of knowledge, capacity building and the promotion of values, attitudes and behaviors that enable children and young people to the critical understanding and informed participation before local and global challenges. Intervention strategy proposals are scarce to reconcile these guidelines. Based on this context, this study was conducted in a school in Aveiro county in which the sample is made up of students of 2nd year of 1st CEB, based on a research action plan, in order to develop activities aimed at the promotion of knowledge observe and interpret the development of plants. The questions that are intended to address are: investigative question "What contributions generate observation and identification of some plants grown in different environments"; Additional issues, including "How to recognize that a garden is a place of learning and knowledge development plans"; "How to recognize different environments where they live plants"; "As known constituent parts of the more common plant such as root, stem, leaves, flowers and fruits"; "Recognizing that there are animals that can help or hinder the development of plants"; Contributing to activities for the recognition of the importance of plants for life, including food chain and photosynthesis". Data were collected by using different tools and techniques for the implementation of activities. These results were subject to interpretation content. Finally, this study suggests that the activities have contributed to the construction of scientific knowledge of key students to become responsible citizens.Universidade de Aveiro2017-06-14T15:21:24Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17822TID:201568586porVigário, Carla Sofia Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:58Zoai:ria.ua.pt:10773/17822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:47.431440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
title Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
spellingShingle Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
Vigário, Carla Sofia Vieira
Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Investigação-acção
Fotossintese
Desenvolvimento sustentável
Ensino básico 1º ciclo
Plantas
title_short Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
title_full Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
title_fullStr Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
title_full_unstemmed Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
title_sort Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula
author Vigário, Carla Sofia Vieira
author_facet Vigário, Carla Sofia Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigário, Carla Sofia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Investigação-acção
Fotossintese
Desenvolvimento sustentável
Ensino básico 1º ciclo
Plantas
topic Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Investigação-acção
Fotossintese
Desenvolvimento sustentável
Ensino básico 1º ciclo
Plantas
description Atualmente são reconhecidos vários documentos nacionais e internacionais na defesa do Desenvolvimento Sustentável. Encontra-se disponível informação como o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré- Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Há uma preocupação crescente com a natureza multidimensional do bem-estar, assente na centralidade das pessoas nos processos de desenvolvimento, nas suas aspirações e direitos. Nesta perspetiva, considera-se que desenvolver conhecimentos relacionados com a vida, nomeadamente, das plantas comestíveis, dos fenómenos envolvidos no seu desenvolvimento e do seu tratamento e cultivo, com recursos de baixo custo, é considerada uma forma de contribuir para a formação dos cidadãos numa perspetiva de aumentar os conhecimentos neste âmbito e, assim, potenciar uma maior capacidade de sustentabilidade, que é um dos fatores fundamentais necessários à manutenção da paz no mundo. Nestas circunstâncias deve-se reconhecer que a escola deve assumir um papel fundamental, em todos os níveis e ciclos de educação e ensino, proporcionando a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a promoção de valores, atitudes e comportamentos que permitam às crianças e aos jovens a compreensão crítica e a participação informada perante desafios locais e globais. São escassas as propostas de estratégia de intervenção que conciliem estas linhas orientadoras. Com base neste contexto, este estudo foi realizado numa escola do concelho de Aveiro em que a amostra é constituída por alunos do 2º ano do 1º CEB, assente num plano de investigação-ação, com a finalidade de desenvolver atividades orientadas para a promoção do saber observar e interpretar o desenvolvimento de plantas. As questões a que se pretenderam dar resposta são as seguintes: questão investigativa “Que contribuições geram a observação e a identificação de algumas plantas cultivadas em diferentes ambientes”; questões complementares, nomeadamente “Como reconhecer que uma horta é um local de aprendizagem e conhecimento do desenvolvimento de plantas”; “Como reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas”; “Como conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns, como a raiz, caule, folhas, flores e frutos”; “Como reconhecer que há animais que podem ajudar ou prejudicar o desenvolvimento de plantas”; Como contribuir com atividades para o reconhecimento da importância das plantas para a vida, nomeadamente a cadeia alimentar e fotossíntese”. Foram recolhidos dados por recurso a diferentes instrumentos e técnicas durante a implementação das atividades desenvolvidas. Os resultados foram sujeitos à interpretação de conteúdo. Por último, este estudo sugere que as atividades desenvolvidas contribuíram para a construção do conhecimento científico dos alunos fundamental para se tornarem cidadãos responsáveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-14T15:21:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17822
TID:201568586
url http://hdl.handle.net/10773/17822
identifier_str_mv TID:201568586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578121691136