Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline Gonçalves dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kanunfre, Carla Cristine, Rocha, Dalva Cassie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61
Resumo: Em Portugal há uma aula semanal exclusiva para a realização de aulas práticas, já no Brasilapenas teóricas, ficando a critério do professor a realização de práticas. O objetivo do presentetrabalho foi comparar a componente prática das aulas de fisiologia humana, entre o ensinomédio brasileiro e o secundário português. Realizou-se análise comparativa dos documentoscurriculares; análise dos livros didáticos e, análise de questionário aplicado aos professoresbrasileiros e portugueses. Os resultados obtidos mostraram que o documento curricularportuguês apresenta os planos e objetivos a serem atingidos, de forma padronizada. Essarígida padronização não é verificada nas diretrizes brasileiras, o que proporciona maiorliberdade, mas requer maior grau de responsabilidade e compromisso dos docentes para tornaro processo de ensino-aprendizagem efetivo. Tanto em Portugal como no Brasil há umavalorização das aulas no ensino de fisiologia humana, porém há vários fatores que limitam suarealização.Palavras-chave: Aulas práticas; documentos curriculares; ensino de Biologia; livros didáticos
id RCAP_6a6862fc186e2adf63d5b9160d7df16e
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/61
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativoEm Portugal há uma aula semanal exclusiva para a realização de aulas práticas, já no Brasilapenas teóricas, ficando a critério do professor a realização de práticas. O objetivo do presentetrabalho foi comparar a componente prática das aulas de fisiologia humana, entre o ensinomédio brasileiro e o secundário português. Realizou-se análise comparativa dos documentoscurriculares; análise dos livros didáticos e, análise de questionário aplicado aos professoresbrasileiros e portugueses. Os resultados obtidos mostraram que o documento curricularportuguês apresenta os planos e objetivos a serem atingidos, de forma padronizada. Essarígida padronização não é verificada nas diretrizes brasileiras, o que proporciona maiorliberdade, mas requer maior grau de responsabilidade e compromisso dos docentes para tornaro processo de ensino-aprendizagem efetivo. Tanto em Portugal como no Brasil há umavalorização das aulas no ensino de fisiologia humana, porém há vários fatores que limitam suarealização.Palavras-chave: Aulas práticas; documentos curriculares; ensino de Biologia; livros didáticosInstituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61EduSer; Vol. 7 No. 1 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 7 n. 1 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 7 N.º 1 (2015): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/61https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/61/62Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jaqueline Gonçalves dosKanunfre, Carla CristineRocha, Dalva Cassie2023-02-18T06:01:28Zoai:eduser.ipb.pt:article/61Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.060589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
title Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
spellingShingle Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
Santos, Jaqueline Gonçalves dos
title_short Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
title_full Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
title_fullStr Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
title_full_unstemmed Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
title_sort Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
author Santos, Jaqueline Gonçalves dos
author_facet Santos, Jaqueline Gonçalves dos
Kanunfre, Carla Cristine
Rocha, Dalva Cassie
author_role author
author2 Kanunfre, Carla Cristine
Rocha, Dalva Cassie
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline Gonçalves dos
Kanunfre, Carla Cristine
Rocha, Dalva Cassie
description Em Portugal há uma aula semanal exclusiva para a realização de aulas práticas, já no Brasilapenas teóricas, ficando a critério do professor a realização de práticas. O objetivo do presentetrabalho foi comparar a componente prática das aulas de fisiologia humana, entre o ensinomédio brasileiro e o secundário português. Realizou-se análise comparativa dos documentoscurriculares; análise dos livros didáticos e, análise de questionário aplicado aos professoresbrasileiros e portugueses. Os resultados obtidos mostraram que o documento curricularportuguês apresenta os planos e objetivos a serem atingidos, de forma padronizada. Essarígida padronização não é verificada nas diretrizes brasileiras, o que proporciona maiorliberdade, mas requer maior grau de responsabilidade e compromisso dos docentes para tornaro processo de ensino-aprendizagem efetivo. Tanto em Portugal como no Brasil há umavalorização das aulas no ensino de fisiologia humana, porém há vários fatores que limitam suarealização.Palavras-chave: Aulas práticas; documentos curriculares; ensino de Biologia; livros didáticos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61
https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61
url https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/61
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/61/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 7 No. 1 (2015): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 7 n. 1 (2015): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 7 N.º 1 (2015): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939921530880