Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61 |
Resumo: | Em Portugal há uma aula semanal exclusiva para a realização de aulas práticas, já no Brasilapenas teóricas, ficando a critério do professor a realização de práticas. O objetivo do presentetrabalho foi comparar a componente prática das aulas de fisiologia humana, entre o ensinomédio brasileiro e o secundário português. Realizou-se análise comparativa dos documentoscurriculares; análise dos livros didáticos e, análise de questionário aplicado aos professoresbrasileiros e portugueses. Os resultados obtidos mostraram que o documento curricularportuguês apresenta os planos e objetivos a serem atingidos, de forma padronizada. Essarígida padronização não é verificada nas diretrizes brasileiras, o que proporciona maiorliberdade, mas requer maior grau de responsabilidade e compromisso dos docentes para tornaro processo de ensino-aprendizagem efetivo. Tanto em Portugal como no Brasil há umavalorização das aulas no ensino de fisiologia humana, porém há vários fatores que limitam suarealização.Palavras-chave: Aulas práticas; documentos curriculares; ensino de Biologia; livros didáticos |
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Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativoEm Portugal há uma aula semanal exclusiva para a realização de aulas práticas, já no Brasilapenas teóricas, ficando a critério do professor a realização de práticas. O objetivo do presentetrabalho foi comparar a componente prática das aulas de fisiologia humana, entre o ensinomédio brasileiro e o secundário português. Realizou-se análise comparativa dos documentoscurriculares; análise dos livros didáticos e, análise de questionário aplicado aos professoresbrasileiros e portugueses. Os resultados obtidos mostraram que o documento curricularportuguês apresenta os planos e objetivos a serem atingidos, de forma padronizada. Essarígida padronização não é verificada nas diretrizes brasileiras, o que proporciona maiorliberdade, mas requer maior grau de responsabilidade e compromisso dos docentes para tornaro processo de ensino-aprendizagem efetivo. Tanto em Portugal como no Brasil há umavalorização das aulas no ensino de fisiologia humana, porém há vários fatores que limitam suarealização.Palavras-chave: Aulas práticas; documentos curriculares; ensino de Biologia; livros didáticosInstituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61https://doi.org/10.34620/eduser.v7i1.61EduSer; Vol. 7 No. 1 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 7 n. 1 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 7 N.º 1 (2015): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/61https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/61/62Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jaqueline Gonçalves dosKanunfre, Carla CristineRocha, Dalva Cassie2023-02-18T06:01:28Zoai:eduser.ipb.pt:article/61Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.060589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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