As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bruno
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Vasco, Catarino, Miguel, Caramalho, Mariana, Marques, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37979
Resumo: O pensamento visual é uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas para externalizar os processos internos de pensamento, tornando-os mais claros, explícitos e acionáveis. Em termos do potencial das estratégias de pensamento visual para o ensino e educação, a literatura demonstra que podem ajudar os estudantes a compreender informações complexas, melhorar as competências de pensamento crítico, desenvolver a literacia visual e proporcionar uma experiência de aprendizagem muito mais memorável. O racional deste trabalho é a adequação potencial e natural entre pensamento visual e Marketing de Serviços. Os serviços são dominados por elementos intangíveis e, como resultado, não podem ser facilmente visualizados e compreendidos. Ao mesmo tempo, essa intangibilidade levanta vários desafios para os profissionais de marketing, como a abstração, a generalidade, a não-pesquisabilidade e a impalpabilidade mental. Apesar do potencial do pensamento visual no contexto da educação e ensino de marketing de serviços, a literatura académica sobre essa interseção é surpreendentemente escassa. Através de uma metodologia de estudo de caso, e com o foco na experiência de aprendizagem dos estudantes, este trabalho demonstra os benefícios e oportunidades do pensamento visual no contexto do ensino de marketing de serviços.
id RCAP_6aa0b2abc5908f6eac69cf213432f09c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantesPensamento visualEnsino-aprendizagem de marketingMarketing de serviçosO pensamento visual é uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas para externalizar os processos internos de pensamento, tornando-os mais claros, explícitos e acionáveis. Em termos do potencial das estratégias de pensamento visual para o ensino e educação, a literatura demonstra que podem ajudar os estudantes a compreender informações complexas, melhorar as competências de pensamento crítico, desenvolver a literacia visual e proporcionar uma experiência de aprendizagem muito mais memorável. O racional deste trabalho é a adequação potencial e natural entre pensamento visual e Marketing de Serviços. Os serviços são dominados por elementos intangíveis e, como resultado, não podem ser facilmente visualizados e compreendidos. Ao mesmo tempo, essa intangibilidade levanta vários desafios para os profissionais de marketing, como a abstração, a generalidade, a não-pesquisabilidade e a impalpabilidade mental. Apesar do potencial do pensamento visual no contexto da educação e ensino de marketing de serviços, a literatura académica sobre essa interseção é surpreendentemente escassa. Através de uma metodologia de estudo de caso, e com o foco na experiência de aprendizagem dos estudantes, este trabalho demonstra os benefícios e oportunidades do pensamento visual no contexto do ensino de marketing de serviços.UA Editora2023-06-09T10:01:05Z2022-07-24T00:00:00Z2022-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37979por2184-910210.34624/iciemc.v0i3.29803Soares, BrunoRodrigues, VascoCatarino, MiguelCaramalho, MarianaMarques, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:10Zoai:ria.ua.pt:10773/37979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:33.320326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
title As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
spellingShingle As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
Soares, Bruno
Pensamento visual
Ensino-aprendizagem de marketing
Marketing de serviços
title_short As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
title_full As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
title_fullStr As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
title_full_unstemmed As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
title_sort As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes
author Soares, Bruno
author_facet Soares, Bruno
Rodrigues, Vasco
Catarino, Miguel
Caramalho, Mariana
Marques, Susana
author_role author
author2 Rodrigues, Vasco
Catarino, Miguel
Caramalho, Mariana
Marques, Susana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bruno
Rodrigues, Vasco
Catarino, Miguel
Caramalho, Mariana
Marques, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento visual
Ensino-aprendizagem de marketing
Marketing de serviços
topic Pensamento visual
Ensino-aprendizagem de marketing
Marketing de serviços
description O pensamento visual é uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas para externalizar os processos internos de pensamento, tornando-os mais claros, explícitos e acionáveis. Em termos do potencial das estratégias de pensamento visual para o ensino e educação, a literatura demonstra que podem ajudar os estudantes a compreender informações complexas, melhorar as competências de pensamento crítico, desenvolver a literacia visual e proporcionar uma experiência de aprendizagem muito mais memorável. O racional deste trabalho é a adequação potencial e natural entre pensamento visual e Marketing de Serviços. Os serviços são dominados por elementos intangíveis e, como resultado, não podem ser facilmente visualizados e compreendidos. Ao mesmo tempo, essa intangibilidade levanta vários desafios para os profissionais de marketing, como a abstração, a generalidade, a não-pesquisabilidade e a impalpabilidade mental. Apesar do potencial do pensamento visual no contexto da educação e ensino de marketing de serviços, a literatura académica sobre essa interseção é surpreendentemente escassa. Através de uma metodologia de estudo de caso, e com o foco na experiência de aprendizagem dos estudantes, este trabalho demonstra os benefícios e oportunidades do pensamento visual no contexto do ensino de marketing de serviços.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-24T00:00:00Z
2022-07-24
2023-06-09T10:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37979
url http://hdl.handle.net/10773/37979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-9102
10.34624/iciemc.v0i3.29803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137737735929856