Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/69 |
Resumo: | O ficheiro carregado diz respeito ao volume 1 da Dissertação de Mestrado. |
id |
RCAP_6aa4b77b21b79550dab7cd49a20e0a4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/69 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formaçãoAprendizagemDesenvolvimento de competênciasSupervisão pedagógicaPortfólios dos alunosTMEO ficheiro carregado diz respeito ao volume 1 da Dissertação de Mestrado.A evolução que gradualmente se tem vindo a sentir, ao longo dos tempos, relativamente à avaliação começa a ter um novo rumo com objectivos que marcam a diferença - desenvolver competências. Existe um envolvimento consciente e assumido na realização das tarefas. Neste processo só aprende quem quer aprender. Exige-se que o aluno seja persistente, responsável para ultrapassar as dificuldades que eventualmente possam surgir. Na elaboração do portfólio o aluno é encorajado a reflectir e a estabelecer objectivos, comprometendo também os pais nesta avaliação por meio de diferentes e variadas comunicações. O portfólio é considerado como estratégia de avaliação. Esta pressupõe uma concepção da aprendizagem num processo supervisivo, quer a nível das crianças do pré-escolar quer a nível da formação de educadores de infância - processo contínuo de mudança e sempre a evoluir. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem dos profissionais - professores que supervisionam a gerem o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. No nosso estudo, adoptou-se a estratégia investigativa de estudo de caso, com uma amostra de caso de três crianças de 5 anos de idade, aleatoriamente escolhidas e também a formação de educadoras de infância inscritos numa Oficina de Formação. A estratégia investigativa adoptada foi de cariz colaborativo na sua recolha de pesquisa bibliográfica adoptada ao contexto na feitura de materiais de apoio e de observação, com relevância para a construção de um portfólio avaliativo de criança, por formanda a apresentar como requisito final.Orientação: prof. Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia.2013-08-14T17:59:48Z2009-04-30T12:11:13Z2009-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAlves, M. F. P. O. (2007). Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/69http://hdl.handle.net/11328/69Alves, M. F. P. O. (2007). Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/69http://hdl.handle.net/11328/69porCota: TME 256Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:10Zoai:repositorio.upt.pt:11328/69Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:14.272160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação |
title |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação |
spellingShingle |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira Aprendizagem Desenvolvimento de competências Supervisão pedagógica Portfólios dos alunos TME |
title_short |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação |
title_full |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação |
title_fullStr |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação |
title_full_unstemmed |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação |
title_sort |
Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação |
author |
Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira |
author_facet |
Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Fernanda Pinho de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Desenvolvimento de competências Supervisão pedagógica Portfólios dos alunos TME |
topic |
Aprendizagem Desenvolvimento de competências Supervisão pedagógica Portfólios dos alunos TME |
description |
O ficheiro carregado diz respeito ao volume 1 da Dissertação de Mestrado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-30T12:11:13Z 2009-04-30 2013-08-14T17:59:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Alves, M. F. P. O. (2007). Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/69 http://hdl.handle.net/11328/69 Alves, M. F. P. O. (2007). Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/69 http://hdl.handle.net/11328/69 |
identifier_str_mv |
Alves, M. F. P. O. (2007). Portfólio na educação pré-escolar: uma abordagem supervisiva de investigação, acção, formação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/69 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134975752142848 |