A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Maria Costa Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57247
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_cc2b3a2a624b67ccb23f6d4f787e4562
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de ContabilidadeEnsino profissionalMotivaçãoDesenvolvimento das competênciasTrabalho de projectoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada é o culminar de um trabalho de cariz investigativo, baseado numa prática de ensino, efetuado no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade. Descreve uma prática supervisionada intitulada “A Metodologia de Trabalho de Projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do Curso Profissional - Técnico de Contabilidade”. Tem como objetivo a reflexão sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto enquanto promotora de uma pedagogia que motiva os alunos para a disciplina e para a profissão de Técnico de Contabilidade. O projeto foi implementado na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, no Curso Profissional de Técnico de Contabilidade, nível IV, numa turma do 11º ano. A prática supervisionada decorreu ao longo de 32 aulas e incidiu numa unidade de curta duração da componente tecnológica (UFCD), com o código 0575, denominada Imposto sobre o Rendimento (IRS). Teve como objetivo desenvolver estratégias e recursos didáticos ligados ao contexto de trabalho, que permitissem aos alunos participar ativamente nas aulas e serem sujeitos ativos na análise e reflexão de conteúdos da UFCD. A partir da observação das aulas do Professor Cooperante percebeu-se que nem sempre os alunos estariam motivados. Deste modo, identificámos como questão prévia à prática de investigação: “A aplicação do trabalho de projeto como estratégia ligada ao contexto de trabalho poderá incrementar o interesse e o desempenho dos alunos na área da contabilidade?” tendo sido utilizado, como metodologia, o trabalho de projeto. A escolha da metodologia deveu-se ao facto de estarmos perante um tipo de ensino concebido principalmente para a aquisição de competências práticas (saber-fazer). Através da transformação da sala de aula num espaço real de trabalho, os alunos tornaram-se técnicos de contabilidade confrontados com situações reais colocadas por elementos da comunidade escolar às quais procuraram dar resposta. Procurou-se, assim, que adquirissem conceitos, desenvolvessem competências de trabalho, de raciocínio e de comunicação - o que foi plenamente conseguido – e, a par, desenvolveram competências sociais devido à existência de um forte envolvimento com a comunidade escolar. Recorri a um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos de recolha de dados (tabelas de observação, um diário de campo, inquéritos e entrevistas à parte da comunidade escolar), como forma de apoio para a análise e compreensão da situação, bem como orientar a minha investigação para aferir se as estratégias e métodos introduzidos no projeto foram promotores da aprendizagem e da prática da profissão. Neste estudo, verificou-se através dos resultados da investigação, que a adoção da metodologia de trabalho de projeto foi uma estratégia adequada à problemática identificada, na medida em que incrementou a motivação dos alunos, favoreceu o desenvolvimento de competências e a criação de um ambiente favorável para a partilha, discussão de ideias e espírito de cooperação.The present Supervised Practice Report is the culmination of an investigation work, based on a teaching practice, undertaken on the Professional Practice Initiation IV of the Economy and Accounting Master´s Degree. It describes a supervised practice named “The project work methodology as a strategy for student motivation of an 11th grade class of the Professional Course – Accounting Technician”. It aims to reflect on the Project work methodology as an encouragement to a pedagogy motivating the students to the subject and profession of Accounting Technician. The project was implemented at the Escola Secundária Domingos Rebelo high school, at Ponta Delgada, in the Professional Course of Accounting Technician, level IV, with an 11th grade class. The supervised practice took place over 32 classes, and focused on a short duration technological component (UFCD), coded 0575, named income tax (IRS). Its purpose was to develop strategies and learning tactics related to the work environment that would enable the students to actively participate in the classes and be active subjects in the UFCD content analysis and reflection. From the Cooperating Teacher class observation it was noted that the students were not always motivated. Thus, we identified as a question previous to the investigation practice: “May the implementation of the project work as a strategy related to the work context increase the students in the accounting area interest and performance” using, as methodology, the Project work. The methodology choice was due to the fact that we are before a type of teaching mainly designed to the acquisition of know-how. By transforming the classroom into a real work space, the students became accounting technicians confronted with real situations, brought by elements of the school community, to which they tried to respond to. The goal was to have them acquire work, thinking and communication skills – which was achieved in full – and, at the same time, develop social skills thanks to the strong involvement with the school community. I used a set of data collection methods, techniques and instruments (observation tables, a field diary, inquiries and interviews outside the school community), as a support system for the analysis and understanding of the situation, as well as to guide my investigation in order to comprehend if the strategies and methods introduced in the project were promotors of the profession´s learning and practice. In this study, it was verified, through the investigation results, that adopting the project work methodology was an adequate strategy to the identified problem, as it increased the students' motivation, favored the development of competences and the creation of an environment open to sharing, discussion of ideas and spirit of cooperation.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSoares, Ana Maria Costa Miranda2023-04-24T15:24:45Z20222022-10-102022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:41.403542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
title A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
spellingShingle A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
Soares, Ana Maria Costa Miranda
Ensino profissional
Motivação
Desenvolvimento das competências
Trabalho de projecto
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
title_full A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
title_fullStr A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
title_full_unstemmed A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
title_sort A metodologia de trabalho de projeto como estratégia para a motivação dos alunos de uma turma do 11º ano do curso profissional - Técnico de Contabilidade
author Soares, Ana Maria Costa Miranda
author_facet Soares, Ana Maria Costa Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Maria Costa Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Motivação
Desenvolvimento das competências
Trabalho de projecto
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino profissional
Motivação
Desenvolvimento das competências
Trabalho de projecto
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-10
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-24T15:24:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57247
url http://hdl.handle.net/10451/57247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134630117376000